Ação de vendas da Marco Têxtil bate o dobro da meta com mídia

Array 29/07/2024

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Ação de vendas da Marco Têxtil bate o dobro da meta com mídia

Ter um orçamento definido para a comunicação e adotar uma presença de mídia 360° são dois passos essenciais no caminho do marketing de sucesso.

A lição fica bastante evidente no caso da Marco Têxtil. A empresa de Luiz Alves, na região metropolitana do Vale do Itajaí (SC), alcançou resultados impressionantes ao investir na área, ainda mais com a ajuda da NSC.

Na estratégia de uma ação de vendas, que aproveitou o alcance da Rádio Atlântida, a marca bateu mais que o dobro da meta para o evento. Inspire-se com esse trabalho a seguir.

Uma virada de chave para a Marco Têxtil

A Marco Têxtil tem uma origem familiar e humilde, como tantos negócios catarinenses. Mas, da garagem de casa em 2002 até a indústria moderna que é hoje, a empresa já percorreu um longo caminho. Graças aos valores familiares, ao compromisso com a qualidade e ao espírito inovador, a empresa cresceu.

Nessa trajetória, contudo, a Marco Têxtil pouco investiu em mídia. A prioridade estava no desenvolvimento de produtos e nas estratégias comerciais. Só que toda marca percebe, cedo ou tarde, um limite para o crescimento sem contar com uma comunicação estruturada. Quando se deseja crescer a partir daí, então é preciso ter um orçamento e um planejamento publicitário.

A mudança começou em em 2022, ao montar um setor de marketing dentro do negócio. Mas a virada de chave ocorreu realmente em 2024, com a chegada de um gerente de marketing focado em resultados, na figura de José Roberto Altoff. É justamente ele quem nos conta melhor essa história.

Comunicação 360° na Semana Liquida Tudo

Três fatores ameaçavam as vendas no inverno de 2024: as ondas de calor, o desastre climático no Rio Grande do Sul (maior cliente para produtos pesados da Marco Têxtil) e a situação econômica no País. Tal cenário tornava necessário buscar alternativas para garantir o atingimento das metas de vendas.

— A Semana Liquida Tudo surgiu como um desafio para garantir a rotatividade dos produtos da coleção de inverno disponíveis em nossa loja de fábrica, em Luiz Alves. Nessa provocação, estipulamos uma meta comercial para o evento equivalente ao faturamento de um mês inteiro, pois estávamos abertos para fazer investimentos na atração e conversão de compradores — explica o gerente de marketing da Marco Têxtil.

A meta era ousada. Por isso mesmo, a empresa estava pronta para investir na comunicação. Melhor ainda: em uma estratégia 360° envolvendo rádio, tráfego pago em redes sociais e panfletagem.

A ação de vendas ocorreu entre 8 e 13 de julho e ainda incluiu 50% de desconto em todos os produtos da loja, brinquedos para as crianças e parceria com food trucks. Assim, toda a família poderia aproveitar a visita à loja de fábrica.

Atlântida Blumenau impulsiona o alcance da ação de vendas

A rádio despontou logo de início como um meio interessante para a estratégia de promover a ação de vendas. Como define José Roberto Altoff, ela tem um alcance muito democrático, uma alta adesão ao conteúdo e uma capacidade de disseminar rapidamente a mensagem da marca. A Kantar IBOPE Media aponta que o consumo médio em Santa Catarina é de 3 horas e 38 minutos por dia.

Ainda mais no caso da Atlântida Blumenau, com um amplo alcance na região, a rádio é capaz de gerar ótimos retornos para os negócios.

— A escolha da Atlântida foi feita de forma multifatorial. Mas algo que pesou bastante foi a abrangência e os conteúdos apresentados pela rádio, muito aderentes à filosofia de ação da empresa — ressalta Altoff.

Resultados surpreendentes para a Marco Têxtil

No primeiro dia da Semana Liquida Tudo, a Marco Têxtil já teve o melhor tipo de problema. Isto é, quando a resposta do público supera as expectativas mais otimistas da empresa.

Toda a estrutura da ação de vendas foi pensada para receber um público acima do normal. Com a equipe reforçada e caixas adicionais, a loja abriu as portas em 8 de julho para se deparar com uma multidão além do esperado. Isso gerou desafios à parte para a operação, mas tudo foi resolvido com muito profissionalismo em pouco tempo.

— Conseguimos atingir a meta para o mês inteiro já no terceiro dia da ação e mais que dobrar a meta até o último dia do evento — comemora o gerente de marketing.

A ação virou uma maratona de vendas para a Marco Têxtil. Foi cansativo? Sim, como toda grande vitória.

— A certeza que temos é a de que nossas decisões e investimentos, arquitetados de forma integrada, garantiram o sucesso do nosso evento. As lágrimas de felicidade de toda a equipe que ficou na linha de frente atendendo aos clientes deixaram claro que o tamanho do cansaço era infinitamente menor que os resultados obtidos.

A Marco Têxtil provou, assim, que investir na estruturação do marketing e na presença da marca em diferentes meios realmente vale a pena. E você, quer ter resultados surpreendentes? Experimente fazer uma simulação de campanha com a NSC.

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