O mercado de foodservice no Brasil deve crescer 7% ao ano até 2028. Isso é o que prevê um estudo da Redirection International, considerando o impulso proporcionado pelo consumo nas áreas urbanas, a ascensão do delivery e a transformação virtual do setor.
Nesse contexto, os proprietários de bares e restaurantes que pretendem acompanhar ou superar esse ritmo precisarão ficar especialmente atentos ao marketing digital. Nele estão grandes oportunidades de crescimento, como mostraremos a seguir.
Como o marketing digital favorece os bares e restaurantes?
- sete em cada dez brasileiros pesquisam os estabelecimentos antes de ir;
- 76% das buscas “perto de mim” levam o consumidor a visitar o local em 24 horas;
- 63% dos consumidores escolhem um bar ou restaurante pelas avaliações de clientes;
- mas apenas 24% dos negócios respondem às avaliações on-line.
Fique por dentro do assunto com os dados e as dicas que o Negócios SC oferece para o setor.
Dicas de marketing digital para bares e restaurantes
1) Torne as informações do estabelecimento acessíveis
Uma pesquisa do Sebrae mostra que 72% dos consumidores no Brasil pesquisam os restaurantes na internet antes de visitar os estabelecimentos. Mais ainda, um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Reclame AQUI destaca as informações mais buscadas pelo público:
- Endereço e horário de funcionamento: 24%
- Faixa de preço: 23%
- Fotos: 18%
- Cardápio: 13%
- Métodos de pagamento: 9%
Daí a importância de ter as informações do estabelecimento facilmente acessíveis nas principais redes sociais usadas pelo público-alvo e também no Perfil da Empresa no Google. Por sinal, é no buscador mais utilizado no mundo que estão grandes oportunidades de atrair clientes.
Dados do próprio Google revelam que três em cada quatro buscas locais resultam em uma visita ao estabelecimento físico dentro de 24 horas. Essas buscas locais são aquelas baseadas em termos como “restaurante perto de mim” ou até mais específicas, a exemplo de “restaurante mexicano perto de mim” e “restaurante aberto agora perto de mim”. Mas isso funcionará apenas se o estabelecimento tiver um perfil completo on-line.
Oportunidade para aumentar as vendas de bares e restaurantes.
2) Faça a gestão da reputação on-line
Para os bares e restaurantes, receber avaliações positivas na internet é um dos maiores impulsos ao aumento de clientes. Como traz a pesquisa de Abrasel e Reclame AQUI, 63% dos consumidores no País escolhem um estabelecimento com base nas opiniões de outros clientes na internet.
Porém, mesmo diante de uma avaliação negativa, os consumidores estão dispostos a dar uma chance à empresa. Quatro em cada dez entrevistados afirmam que a resposta da marca é decisiva para manter o interesse nela. O problema é que somente 24% das avaliações de clientes são respondidas nas plataformas digitais, segundo um estudo da Harmo.
Nossa dica: dê uma atenção especial a essa comunicação e a considere tão importante quanto a publicidade do estabelecimento, porque ela é.
Como o brasileiro escolhe bares e restaurantes aonde ir?
3) Facilite a presença nas redes sociais com as ferramentas certas
Administrar uma rede social da marca é um desafio tanto. Cuidar de diferentes canais ao mesmo tempo, então, e a dificuldade aumenta consideravelmente.
De acordo com o Sebrae, 73% dos pequenos negócios no Brasil estão nas redes e os proprietários de bares e restaurantes sabem muito bem a importância delas para o marketing digital. O fato é que muitos deixam de fazer as ações que consideram necessárias por não terem tempo ou pessoas o suficiente para essa tarefa.
Felizmente, eles não precisam sofrer sozinhos — muito menos sofrer. Hoje existem ferramentas digitais para todo tipo de função: criar textos, elaborar visuais atrativos, editar vídeos pelo celular, monitorar as menções à marca na internet, agendar publicações e muito mais. Aproveite a facilidade que elas oferecem.
10 ferramentas de redes sociais para facilitar sua vida.
4) Explore o potencial de vídeos para bares e restaurantes
Vídeos de até 3 minutos são o formato favorito de conteúdo pelo público para consumir nas redes sociais. Metade dos brasileiros têm preferência por eles, à frente de fotos, textos e áudios, como indica uma pesquisa do Opinion Box.
Ainda mais no setor de foodservice, os vídeos são facilitadores do alcance orgânico do marketing digital de bares e restaurantes. O próprio Opinion Box diz que 46% dos usuários de redes sociais no País acompanham conteúdos de gastronomia e receitas.
Diante disso, aí está uma dica especial para a produção de vídeos: não foque apenas no aspecto comercial. Mostre o processo de preparo, a seleção de ingredientes, o passo a passo de receitas e outros conteúdos mais informativos. São eles que darão autoridade para seu negócio na internet e despertarão um interesse mais espontâneo do público.
Saiba agora como a NSC pode impulsionar o marketing digital de bares e restaurantes. Baixe o guia One Stop Shop e conheça todas as soluções do maior hub de comunicação de Santa Catarina.
5) Exponha sua marca em sites com credibilidade
Milhões de pessoas acessam sites de notícias diariamente para se manterem informadas. Isso oferece uma grande oportunidade para alcançar um público vasto e diversificado. Muitas pessoas descobrem novas marcas, produtos e serviços por meio desses anúncios online.
Mas para que essa seja uma estratégia eficiente, é necessário associar a sua marca a sites confiáveis. Anunciar em sites como o g1 e NSC Total, pode transferir a credibilidade desses veículos de comunicação para sua marca, aumentando a confiança dos consumidores.