A economia catarinense mais uma vez cresceu acima da média do Brasil. No acumulado de 2024 até setembro, o índice de atividade econômica em Santa Catarina chegou a +4,5%, superando o patamar nacional de +3,0%, na comparação com o mesmo período de 2023. Para o final deste ano, as perspectivas continuam positivas, já que os setores de comércio e serviços mantiveram um desempenho superior em outubro.
Acompanhe os destaques da economia de Santa Catarina:
- o comércio do Estado cresceu no mês e no acumulado do ano;
- a venda de veículos foi o destaque do período entre janeiro e outubro;
- já no setor de serviços, a alta acumulada em SC foi de 6,3%;
- a economia catarinense ainda bateu recorde de novos negócios em 2024.
Veja esses e outros dados em detalhes no conteúdo a seguir.
Comércio de Santa Catarina cresceu 7,2% em outubro
Na passagem de setembro para outubro, o varejo catarinense acompanhou o crescimento do setor no País como um todo. Em ambos os casos, foi registrada uma alta de 0,4% em volume de vendas no varejo restrito, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já em relação ao mesmo mês de 2023, o resultado de Santa Catarina foi um aumento de 7,2%, portanto à frente da média brasileira de 6,5%.
Com isso, o Estado aproximou-se do patamar nacional no acumulado do ano. Enquanto o Brasil cresceu 5% entre janeiro e outubro, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, o comércio catarinense chegou a uma alta de 4,2%.
São ainda mais favoráveis para Santa Catarina os dados do varejo ampliado, que incluem as vendas de automóveis, materiais de construção e do atacado de alimentos e bebidas.
Outubro 2024 X Outubro 2023
- Santa Catarina: +12,3%
- Brasil: +8,8%
Acumulado de 2024
- Santa Catarina: +7,9%
- Brasil: +4,9%
As atividades que tiveram o melhor desempenho do ano no Estado foram as de “veículos, motocicletas, partes e peças”, com aumento de 20% no volume de vendas, “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, com evolução de 12,8%, e “móveis e eletrodomésticos”, que registrou alta de 10,5%.
Os lojistas de Santa Catarina também estão otimistas para o restante de 2024. Isso é o que mostra o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Fecomércio SC. O nível de confiança aumentou 1,5% na passagem de outubro para novembro, puxado sobretudo pelas perspectivas de futuro. Com isso, cresceu a expectativa de abertura de novas vagas de trabalho no setor.
Santa Catarina tem desemprego de só 2,8% e 10 mil vagas abertas.
Serviços de SC têm quase o dobro do crescimento do Brasil
Mais boas notícias da economia catarinense vêm dos serviços. Nesse campo, o Estado teve melhores resultados que a média brasileira em todos os aspectos.
Entre setembro e outubro, por exemplo, o Brasil cresceu 1,1%, como indica a Pesquisa Mensal de Serviços, também do IBGE. Já o Estado evoluiu 1,9% nessa base de comparação.
Se estendermos a análise, então Santa Catarina fica muito próxima de ter o dobro da média nacional. No comparativo entre outubro de 2024 e o respectivo mês do ano anterior, por sinal, o resultado catarinense foi 101,6% superior ao obtido pelo País. Enquanto o Brasil apresentou uma alta de 6,3% em volume de serviços nesse intervalo, o Estado chegou a 12,7%.
O acumulado de janeiro a outubro deste ano também é bastante favorável para o setor de serviços em Santa Catarina. Com uma evolução de 6,3% em 2024, na comparação com o mesmo período de 2023, o Estado ficou bem à frente dos 3,2% de crescimento nacional.
Compare a desigualdade no Brasil e Santa Catarina em 3 dados.
Recorde de novas empresas em Santa Catarina
Para completar a série de dados positivos da economia catarinense, o Estado viu a abertura de 236.178 novas empresas entre janeiro e novembro de 2024. O desempenho não foi apenas superior ao do mesmo período do ano passado, com crescimento de 11,4%, como alcançou a maior marca para um ano desde o início da série histórica analisada pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC).
O Observatório JUCESC ainda revela que foram extintas 118.095 empresas nesse mesmo período. Ou seja, o saldo real é de 118.083 novos negócios catarinenses em funcionamento de janeiro a novembro.
Aproveite esse bom momento da economia de Santa Catarina para impulsionar suas vendas. Receba agora uma sugestão personalizada de estratégia para sua próxima campanha.