Manter-se a par das principais tendências do varejo é uma das grandes missões dos líderes do setor. É por isso que tantos profissionais, inclusive do Brasil, comparecem todos os anos ao NRF Retail’s Big Show, o maior evento varejista do mundo, que acontece nos Estados Unidos. Em 2024, por exemplo, a delegação brasileira foi a segunda mais numerosa, atrás apenas dos próprios estadunidenses.
Conheça então os temas em destaque no NRF 2025:
- a inteligência artificial aparecerá em diversas aplicações;
- a experiência da loja física na jornada omnichannel está no centro do debate;
- logística e retail media são outros temas quentes deste ano;
- enquanto isso, o setor precisa estar pronto para os cenários mais extremos.
O evento acontecerá entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2025, mas você já pode acompanhar aqui as tendências do varejo que farão parte da programação. Acompanhe na leitura!
Tendências do varejo que estarão presentes no NRF 2025
1. Descoberta de produtos com IA
Como é de se esperar, a inteligência artificial será tema de diversas apresentações durante o Retail’s Big Show deste ano. Mas a tecnologia deve ter um papel especial na descoberta de produtos do varejo.
Em primeiro lugar, a IA traz a possibilidade de oferecer uma hiper-segmentação de conteúdos em massa. Conteúdos gerados artificialmente e automaticamente na internet podem falar de maneira direta aos interesses dos usuários, conectando-os às marcas com uma linguagem própria.
Mais especificamente, a inteligência artificial pode ajudar a resolver um problema antigo do e-commerce: as descrições dos produtos. A falta de informações sobre os itens desejados é um dos principais motivos de insatisfação dos consumidores brasileiros, segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o PiniOn. Isso também deve reduzir o arrependimento pós-compra, como sugerem outros estudos.
Veja 4 tendências de consumo que afetarão sua marca em 2025.

Quase 40 mil pessoas participaram do último NRF. (NRF Big Show 2024 – Jason Dixson Photography)
2. Experiência na loja física
Há também uma grande preocupação em melhorar as compras na loja física por meio da tecnologia, uma vez que os consumidores omnichannel esperam uma experiência conectada ainda que no PDV físico.
Aí entra novamente a inteligência artificial com recomendações personalizadas, processos de compra mais rápidos e até check-outs automáticos.
Entretanto, outros velhos conhecidos do setor, como a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), estão entre as tendências do varejo presentes no NRF 2025. A RFID, por exemplo, será tema de nada menos que quatro palestras. Ela deve ter um papel fundamental não só no controle individual de itens do estoque, como contribuir para a prevenção de furtos nas lojas físicas.
3. Logística reversa
A logística do varejo é um tema complexo o bastante, e a logística reversa traz uma série de desafios e problemas aos líderes do setor. Só as fraudes no retorno de produtos custam aos países desenvolvidos 19 bilhões de dólares ao ano.
Mais uma vez, a inteligência artificial vem ao auxílio dos lojistas, prometendo identificar os bons consumidores dos fraudadores contumazes, reduzindo os riscos e os prejuízos nas vendas.
Mas, com a maior demanda por sustentabilidade, a logística reversa pode agregar valor de outras formas às marcas. Ter um meio acessível e seguro de descarte dos produtos, sabendo que eles serão reutilizados na cadeia produtiva, é um incentivo a mais para os consumidores tornarem-se fiéis a este ou aquele negócio.
O que as tendências de mídia de 2025 revelam para sua marca?
4. Retail media
O mercado global de retail media deve chegar ao valor de 67,3 bilhões de dólares em 2025, de acordo com a eMarketer. Isso representa um crescimento de 23,5% em relação ao ano anterior. Hoje, por sinal, é difícil encontrar um grande varejista que não tenha embarcado nesse mercado.
A perspectiva dos anunciantes é de que podem estar mais perto dos consumidores no momento de maior intenção de compra. Já para os lojistas, isso abre um novo e promissor canal de faturamento. Então, é claro que essa tendência do varejo será abordada no NRF 2025.
5. Adaptabilidade e resiliência
Para completar, diferentes palestras trarão um tema importante deste ano: os desafios geopolíticos e ambientais que o varejo precisará enfrentar. Inclusive, não será uma surpresa se essas mesmas palestras usarem como exemplo os incêndios no estado da Califórnia, na outra ponta dos Estados Unidos, como um alerta para a necessidade de resiliência no setor.
Fenômenos climáticos extremos devem ser bastante comuns aqui mesmo no Brasil, como já presenciamos nos últimos anos. Além disso, há diversas mudanças políticas e econômicas em jogo, como a nova presidência nos EUA e suas possíveis repercussões nas guerras em andamento pelo mundo, o temor do agravamento do conflito no Oriente Médio, as potências europeias com dificuldades internas de poder, entre outros pontos de atenção. Tudo isso exigirá dos varejistas a capacidade de lidar rapidamente com novos cenários e ter sempre um plano B ou C para colocar em prática.
Se você deseja ficar por dentro das novidades do mercado e poder tomar decisões estratégicas para sua marca, assine agora a newsletter do Negócios SC.