Quais são suas apostas para a economia e os negócios em 2025? Antes de dar sua resposta, vale conhecer as principais previsões do mercado e embasar suas decisões em dados. A leitura a seguir então ajudará nesse sentido. Acompanhe!
Temas importantes de 2025:
- a economia brasileira deve ter alta de até 2,5% neste ano;
- espera-se um crescimento mais tímido dos diferentes setores;
- mas o investimento publicitário pode crescer acima do Brasil;
- e 97% dos brasileiros já sentem o efeito da crise climática.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
5 previsões para acompanhar em 2025
Economia
As previsões de crescimento da economia brasileira em 2025 variam entre 2% e 2,5%. O Boletim Focus, elaborado pelo Banco Central do Brasil, projeta em sua pesquisa mais recente uma alta de 2,01% no produto interno bruto (PIB) deste ano. O Banco Mundial prevê um aumento de 2,2%. Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) espera 2,4%. Para completar, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima uma evolução econômica na casa dos 2,5%.
Entretanto, o cenário em 2025 é visto como uma desaceleração frente a 2024. Isso porque a previsão para a taxa básica de juros chegou a 15% neste ano, com uma inflação esperada de 5,65%. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é mais otimista e coloca a inflação em 4,5%.
Mas uma boa notícia é que a taxa de desemprego no Brasil vem em uma trajetória de queda. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice médio em 2024 foi de 6,6%. Então, no trimestre encerrado em janeiro deste ano, a desocupação ficou em 6,5%, o menor número para o período desde o início da série histórica, em 2012. O País deve bater novos recordes de emprego em 2025.
O impacto da inflação e da alta dos juros no mercado de consumo.
Crescimento dos setores
O setor de serviços cresceu 3,1% no acumulado de 2024, em comparação com 2023, segundo o IBGE. Para 2025, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera uma desaceleração desse crescimento, acompanhando o ritmo mais lento do PIB neste ano.
A mesma CNC projeta uma alta de 1,9% para o comércio brasileiro em 2025, após avançar 4,7% em 2024.
Enquanto isso, a CNI tem previsões de que o setor industrial possa crescer 2,1%. Ou seja, o resultado esperado é menor que os 3,1% registrados no ano anterior.
Veja 4 tendências de consumo que afetarão sua marca em 2025.
Mídia e publicidade
O investimento em publicidade deve subir 5,9% em 2025, de acordo com a estimativa mais recente da dentsu no relatório “Global Ad Spend Forecasts”. Globalmente, o valor aplicado em mídia pode chegar a 817,7 bilhões de dólares no ano. Já a mídia brasileira crescerá 5,2%, como aponta a previsão.
A televisão e o digital continuarão liderando o investimento dos anunciantes e agências, com altas previstas de 5,8% e 5,4% ao ano, respectivamente. Juntos, esses dois meios representam 83% do mercado publicitário brasileiro.
Contudo, vale prestar atenção à publicidade na rádio, com expectativa de crescer 7,8% em 2025.
O que as tendências de mídia de 2025 revelam para sua marca?
Inteligência artificial
Uma pesquisa da IAB Brasil em parceria com a Nielsen mostra que, em 2025, 74% dos profissionais no mercado publicitário brasileiro usam a inteligência artificial (IA) há no máximo dois anos.
Por ser uma tecnologia em evolução e recente na rotina de muitas equipes, as empresas ainda estão estudando a melhor forma de utilizá-la. Se por um lado o uso da IA caiu no marketing de vídeo, possivelmente devido aos resultados insatisfatórios nesse campo, quatro em cada cinco entrevistados na pesquisa da IAB Brasil têm utilizado o recurso de alguma forma em suas estratégias.
É importante que os negócios façam de 2025 um ano de amadurecimento na utilização da IA. Os dados mostram, inclusive, que apenas 30% dos profissionais contam com processos e métricas para avaliar o uso das ferramentas de inteligência artificial nas empresas.
Prepare-se para estes 5 desafios das lideranças em 2025.
Sustentabilidade
Nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil já passou por cinco ondas de calor. Essa é uma situação pela qual 65% dos brasileiros passaram recentemente, revela uma pesquisa do Datafolha. Ao todo, 97% das pessoas no País sentem os efeitos da crise climática no dia a dia e as previsões não indicam um alívio nesse sentido.
O tema é urgente por si só. Entretanto, para o Brasil, ele tem uma relevância ainda maior em 2025. Isso porque a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada em solo brasileiro, em novembro, na capital do Pará.
São esperados 40 mil visitantes durante o evento, que promete elevar o debate em torno da necessidade de medidas concretas de proteção ao meio ambiente. Essa é uma boa oportunidade para as empresas destacarem na comunicação as medidas de sustentabilidade que realizam.
Assine a newsletter do Negócios SC e acompanhe não só as previsões, mas também os resultados do mercado em Santa Catarina e no Brasil.