5 tendências em inteligência artificial apresentadas no SXSW 2025

19/03/2025

Novidades no setor

5 tendências em inteligência artificial apresentadas no SXSW 2025

Líderes de negócios, referências da indústria criativa, pesquisadores, autores, visionários, tecnólogos e profissionais das mais diversas áreas se reuniram entre os dias 7 e 15 de março para o South by Southwest — SXSW 2025. O tradicional evento de inovação e tecnologia que ocorre nos Estados Unidos trouxe, como era de se esperar, a inteligência artificial como elemento central de muitos debates.

Acompanhe cinco das principais tendências envolvendo o tema:

Mais informações sobre cada um desses conceitos você encontra na leitura abaixo.

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Tendências em inteligência artificial presentes no SXSW 2025 

Um dos momentos mais aguardados do SXSW é a apresentação de Amy Webb, futurista e CEO do Future Today Strategy Group (FTSG), sobre as tecnologias com poder de transformar os negócios e a sociedade como um todo.

A fala de Webb no SXSW 2025 marcou o lançamento do relatório de tendências deste ano. São mil páginas de informações sobre os avanços tecnológicos sendo feitos, com aplicações nos mais diferentes setores da economia. Entretanto, o maior espaço é destinado às tendências de inteligência artificial (IA).

Então, aqui estão cinco destaques do “Future Today Strategy Group 2025 Tech Trends Report” a esse respeito.

1. Inteligência viva

O futuro da inteligência artificial vai muito além do ChatGPT, do DeepSeek, do Midjourney ou de qualquer ferramenta de IA que você use no dia a dia.

A inteligência artificial está convergindo junto a sensores e aos avanços em bioengenharia para criar sistemas inteligentes vivos, capazes de interagir com elementos do mundo real.

O fato é que a IA precisa de dados, muitos dados, para funcionar corretamente. Aí entram os sensores modernos para alimentar a IA com uma infinidade de dados. Eles já estão espalhados na indústria 4.0 e, de forma mais rotineira, no uso de celulares. Por fim, a bioengenharia completa esse ciclo, usando o aprendizado da máquina na criação de matéria inteligente, com aplicações que vão desde a área da saúde até a construção civil.

Veja como 5 empresas inovadoras de SC usam IA para crescer.

2. IA no comando

As ferramentas de inteligência artificial por enquanto apresentam um caráter passivo. A pessoa insere um prompt, o recurso executa uma ação. Mas isso deve mudar daqui para a frente.

Uma das tendências de inteligência artificial apontadas pelo FTSG é o uso de agentes autônomos. Eles desenvolverão estratégias, definirão objetivos para o negócio, tomarão decisões e farão a gestão de recursos de modo independente.

Tais agentes serão capazes de gerenciar cadeias logísticas inteiras e definir novas prioridades de investimento. Contudo, isso gera alguns desafios. O primeiro deles é a qualidade do treinamento desses agentes para que não comprometam ou desvirtuem o negócio.

Por exemplo, no caso de uma grife de luxo, eles podem tomar decisões que barateiem os produtos para aumentar o faturamento no curto prazo, embora isso faça a marca perder valor na continuidade.

Outro desafio é estabelecer como humanos e máquinas vão cooperar nesse novo cenário.

3. Modelos de ação

Grande parte da cobertura da IA até então se refere aos modelos de linguagem como os usados pelo ChatGPT ou pelo Gemini. Tais ferramentas aprendem e geram textos.

Entretanto, as tendências em inteligência artificial apresentadas no SXSW 2025 apontam para um sentido mais amplo: os modelos de ação.

Imagine que, em vez de apenas criar um texto ou uma imagem, seu assistente de IA tenha um corpo e possa aprender como montar um produto, como praticar esporte, como limpar a casa, como lidar com uma situação de resgate e assim por diante. Para isso, algumas empresas estão treinando a tecnologia com a captura de ações reais para desenvolver sistemas que interajam com o mundo físico.

Saiba como a inteligência artificial impactará seu trabalho.

4. Robótica avançada

Várias dessas tendências em inteligência artificial estão interligadas e a robótica é mais uma delas. Nesse caso, percebe-se uma conexão com a inteligência viva e os modelos de ação.

A automação da produção não é um elemento novo no mercado. Mas, por muito tempo, os robôs usados na indústria executaram ações pré-programadas e com movimentos limitados. Só que isso está mudando com os avanços da robótica, impulsionada agora pela IA. Pense em máquinas que podem se adaptar constantemente e não necessitam de condições restritas para operar.

Essa tecnologia pode ser aplicada ainda em outras áreas, como na saúde. Em vez de telecirurgias, por exemplo, em que um médico opera uma máquina à distância, será possível ter cirurgias feitas por robôs-cirurgiões autônomos.

5. Metamateriais

Metamateriais são materiais com propriedades não naturais, produtos de uma engenharia em nível microscópico para lhes dar características específicas. Eles podem reagir de uma maneira especial a pressão, temperatura ou luz, entre outros cenários.

Materiais capazes de se autorresfriarem, por exemplo, seriam grandes aliados do controle do aquecimento global. Eles poderiam cobrir roupas, pavimentos, prédios inteiros como um organismo inteligente de manutenção da temperatura.

As possibilidades para os negócios são ilimitadas. E os consumidores devem ter, em troca, produtos mais duráveis, mais econômicos e mais eficientes em suas respectivas funções.

Assine agora a newsletter do Negócios SC e receba mais tendências do mercado na sua caixa de e-mail.

Compartilhe:

Outras novidades

Veja também

#

Anuncie sua marca na TV por um preço imperdível

SAIBA MAIS