O crescimento da economia de Santa Catarina segue firme em 2025. Os dados do primeiro bimestre do ano são bastante animadores para o Estado e o varejo catarinense se destaca, inclusive, no âmbito nacional. Acompanhe, a seguir, os principais resultados do setor com os números que o Negócios SC traz até você.
O varejo catarinense no início de 2025:
- o comércio de SC registrou o melhor desempenho desde janeiro de 2023;
- Santa Catarina acumulou a terceira maior alta do Brasil no primeiro bimestre;
- o setor cresceu 7,2% no Estado, contra 2,3% da média brasileira;
- com isso, a prévia do PIB estadual chegou a 6,8% no período.
Os detalhes deste assunto você encontra na leitura abaixo.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O melhor mês em anos para o varejo catarinense
A Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta um crescimento modesto para o varejo brasileiro em fevereiro de 2025. O resultado foi apenas 0,5% superior a janeiro e 1,5% acima do mês de fevereiro do ano anterior.
Com isso, a média acumulada do setor no País registrou uma alta de 2,3% no primeiro bimestre deste ano, isso em relação ao mesmo intervalo de 2024.
O varejo catarinense, por outro lado, vem crescendo em um ritmo bem mais acelerado. No último fevereiro, o desempenho de Santa Catarina foi de +2,5% na comparação com janeiro e de +5,9% ante fevereiro do ano passado.
Nesse sentido, a Fecomércio SC chama a atenção para o fato de que o setor no Estado teve o melhor resultado para qualquer mês desde janeiro de 2023. O desempenho surpreendeu até a própria Fecomércio SC:
— O empresário do comércio está um pouco mais cauteloso, porém podemos dizer que este começo de ano trouxe resultados acima do esperado. Agora precisamos analisar como será o restante de 2025, diante de um cenário interno e externo mais desafiador — comentou Hélio Dagnoni, presidente da entidade.
A venda de artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 26,1% frente a janeiro, e de tecidos, vestuário e calçados, com alta de 16,6%, foram os principais motores do varejo catarinense em fevereiro.
O fenômeno que está lotando o comércio em Florianópolis.
Santa Catarina supera a alta acumulada do comércio brasileiro
Os números do comércio estadual são ainda mais impressionantes no acumulado do primeiro bimestre do ano. O setor catarinense teve o terceiro maior crescimento do País no período, superando em 7,2% o mesmo período de 2024.
Estados com o maior crescimento do varejo no bimestre:
- Amapá: 12%
- Rio Grande do Sul: 8%
- Santa Catarina: 7,2%
Como referência, a média brasileira subiu apenas 2,3% entre os primeiros dois meses de 2024 e o mesmo período deste ano. Ou seja, Santa Catarina avançou em um ritmo mais de três vezes superior ao do País.
Janeiro e fevereiro apresentaram resultados positivos em quase todas as atividades do varejo catarinense. Novamente, foram destaques os artigos de uso pessoal e doméstico, e tecidos, vestuário e calçados.
Categorias do comércio de SC com as maiores altas no bimestre:
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico: +21,8%
- Tecidos, vestuário e calçados: +11,3%
- Móveis e eletrodomésticos: +7,7%
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: +6,9%
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: +6,1%
- Combustíveis e lubrificantes: +4,5%
Vale notar a forte recuperação do mercado têxtil e de moda em Santa Catarina, que voltou a crescer em 2024.
No entanto, as vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-12,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%) foram na contramão do bom momento para o comércio catarinense.
Já no varejo ampliado, as três categorias analisadas pelo IBGE tiveram crescimento nos dois primeiros meses de 2025, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior.
Resultados do varejo ampliado no primeiro bimestre:
- Veículos, motocicletas, partes e peças: +8,7%
- Materiais de construção: +7,3%
- Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo: +0,5%
Pequenos negócios catarinenses venderam mais em 2024. E em 2025?
O crescimento da economia catarinense no primeiro bimestre
Diante desse bom resultado geral, o varejo foi um grande responsável por impulsionar a economia catarinense no começo de 2025.
Quem aponta isso é o Banco Central, com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR). O indicador serve como uma prévia do produto interno bruto (PIB) estadual e revelou um crescimento da economia de Santa Catarina na casa de 6,8% nos dois primeiros meses do ano, em relação ao período igual de 2024.
O Brasil cresceu 3,8% no mesmo intervalo, posicionando o Estado mais uma vez à frente da média nacional.
Acompanhe mais indicadores da economia catarinense em Conheça SC. Ou aproveite para assinar nossa newsletter e receber todas as novidades no seu e-mail.