Uma pesquisa da plataforma Booking.com revela que 58% dos brasileiros preferem viajar para destinos dentro do próprio País em 2025. À primeira vista, isso poderia ser apenas uma reação à alta dos preços e, consequentemente, do custo de vida, forçando os consumidores a procurar viagens mais econômicas. Mas os dados mostram um interesse genuíno pelo turismo nacional, como detalharemos a seguir.
Veja os dados em destaque no turismo nacional:
- 86% dos brasileiros estão animados para viajar em 2025;
- se ganhassem uma viagem, 63% escolheriam um destino no Brasil;
- o principal motivo para viajar no próprio País é a facilidade;
- mas a segurança é importante para a escolha do destino final.
Quer entender melhor o contexto? Acompanhe a explicação abaixo para saber mais.
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Facilidade motiva a escolha pelo turismo nacional
Apesar da situação econômica, os brasileiros estão realmente empolgados para viajar em 2025. Ao levantamento da Booking.com, 86% dos participantes demonstraram animação com a ideia.
Mais ainda, um estudo da Nexus em parceria com o Ministério do Turismo destaca o fato de que viajar é uma prioridade financeira para 26% do público no País. Apenas investir (39%), comprar ou trocar de casa (38%) e abrir o próprio negócio (33%) são mais prioritários para os brasileiros.
A Nexus ainda aponta que 61% das pessoas no Brasil viajam a lazer ao menos uma vez por ano. E, se ganhasse a viagem, 63% do público escolheria um destino dentro do próprio País.
Mas o que atrai os brasileiros para o turismo nacional? De acordo com a Booking.com, a facilidade de planejar a viagem fala mais alto que a economia nessa escolha.
Motivos para escolher os destinos nacionais:
- Facilidade de organização: 52%
- Custo mais acessível: 45%
- Muito para conhecer no Brasil: 45%
- Deslocamento mais conveniente: 35%
- Maior sensação de segurança: 32%
Além disso, uma tendência de turismo global também está levando os brasileiros a procurar destinos alternativos em vez dos mais saturados. Tanto que metade dos viajantes no País declarou evitar lugares demasiadamente populares. Por sinal, com o tamanho e a diversidade do Brasil, não faltam opções para escolher.
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Critérios para escolher um destino no Brasil
Nas viagens nacionais, os turistas brasileiros planejam estadias mais curtas, principalmente de uma a quatro noites, e em companhia da família.
Agora, o que leva esses viajantes a optar por este ou aquele destino no Brasil? A pesquisa da Booking.com ressalta os seguintes fatores:
- Segurança: 80%
- Custo-benefício: 76%
- Bom clima: 72%
- Paisagens naturais: 71%
- Opções para toda a família: 71%
- Gastronomia local: 69%
- Simpatia da população: 63%
Esses critérios são parecidos com os resultados de outro levantamento, desta vez da Nexus com o Ministério do Turismo. Considerando apenas o fator mais importante para os turistas brasileiros, os grandes diferenciais dos destinos turísticos são:
- Belezas naturais do destino: 23%
- Preço acessível: 16%
- Reencontro com familiares ou amigos: 12%
- Promoções: 8%
- Boas avaliações: 8%
As demais respostas, como a facilidade de locomoção no destino, a realização de grandes eventos e locais menos frequentados, somam 33%.
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Turismo no Brasil cresce entre estrangeiros
O mercado de turismo nacional vem crescendo também com a presença de turistas internacionais. De acordo com a Booking.com, o País não é favorito apenas entre os brasileiros, como está entre os destinos mais procurados em todo o mundo.
Nas buscas de viagens para o período entre abril e julho de 2025, o Brasil aparece em quinto lugar no ranking global, atrás somente de Espanha, Itália, Estados Unidos e França.
Essa procura ainda vai muito além do lazer. Um levantamento da BCD Travel traz o País como o nono destino mais buscado por viajantes de negócios do continente europeu.
Só no primeiro trimestre de 2025, os turistas internacionais gastaram 2,4 bilhões de dólares no Brasil. O desempenho trouxe um crescimento de 16% na receita em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior e representou o melhor resultado do turismo nacional na história. Para um estado como Santa Catarina, que vive um momento de forte internacionalização do mercado turístico, essa é uma ótima notícia.
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