Dia dos Namorados: 66% dos brasileiros devem comprar presentes

13/05/2025

Dia dos Namorados: 66% dos brasileiros devem comprar presentes

O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos brasileiros. Em termos de importância, o 12 de junho fica atrás apenas do Dia das Mães, do Natal e do Dia dos Pais. Isso levará milhões de pessoas às compras por todo o País durante as próximas semanas. Então, fique por dentro dos detalhes com a análise do Negócios SC a seguir.

Destaques do Dia dos Namorados 2025:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A importância do Dia dos Namorados para os brasileiros

A pesquisa “Dia dos Namorados 2025”, de Globo e PiniOn, informa que 77% dos brasileiros costumam comemorar o 12 de junho quando se encontram em algum relacionamento. Para 60% dos consumidores no País, a data equivale ao aniversário de namoro ou de casamento. Isso já dá uma ideia da importância dela no Brasil.

Neste ano, sete em cada dez entrevistados no levantamento, ou 68% do público, pretendem comemorar o Dia dos Namorados. Mais ainda, 66% das pessoas ouvidas revelaram a intenção de comprar presentes para seus respectivos pares.

O percentual é muito próximo dos respondentes que se declararam estar em algum tipo de relacionamento, isto é, 65% do público. E a maioria está junto há mais de dez anos.

Tempo de relacionamento em 2025:

Presentear no Dia dos Namorados, para grande parte desses casais, é uma maneira de demonstrar carinho e afeto. Inclusive, 46% dos brasileiros dizem que comprar presentes caros para o 12 de junho simboliza a importância da pessoa amada em sua vida.

Esse amor todo é capaz de movimentar cerca de R$ 23 bilhões no comércio do País, segundo o cálculo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

5 maneiras como a publicidade na rádio impacta suas vendas.

Detalhes da intenção de compras para o Dia dos Namorados 2025

Por causa da alta dos preços que já afetou datas como a Páscoa neste ano, talvez os consumidores não possam gastar o quanto realmente gostariam para provar seu amor. Sete em cada dez entrevistados na pesquisa da Globo pretendem gastar até R$ 300 com o presente de Dia dos Namorados em 2025.

Os itens mais procurados para o próximo 12 de junho são:

  1. Perfumes e cosméticos
  2. Roupas
  3. Chocolates e outros doces
  4. Cesta de café da manhã
  5. Flores
  6. Acessórios

Os consumidores planejam fazer essas compras tanto nas lojas físicas quanto na internet, de forma bem distribuída. Aqueles que compram on-line precisam se antecipar, então é necessário que as marcas comecem a anunciar com igual antecedência. Entre um mês e quinze dias antes da data, boa parte dos itens já terá sido comprada.

Mas o presente de Dia dos Namorados não se refere apenas a produtos. Em sétimo lugar na lista de intenção de compras estão as refeições fora de casa; em décimo, as viagens. Por sinal, 33% do público deve ir a um restaurante.

Além disso, os supermercados, hipermercados e atacarejos costumam lucrar nas datas comemorativas. Para o Dia dos Namorados 2025, uma refeição especial em casa está nos planos de 23% do público-alvo.

5 dicas para aumentar as vendas no comércio em datas comemorativas.

Como será o Dia dos Namorados no futuro?

Para vender mais no Dia dos Namorados, é preciso investir na comunicação do negócio. Isso porque a publicidade na internet e na televisão, por exemplo, é usada como referência para muitos brasileiros na hora de comprar o presente.

Mas o futuro das vendas de Dia dos Namorados deve ser pensado além de uma estratégia de comunicação ou de promoções especiais. 

A pesquisa da Globo chama a atenção para o fato de que apenas 20% dos jovens entre 18 e 25 anos estão em algum tipo de relacionamento. Esse grupo, por razões econômicas, de dificuldade emocional devido ao uso excessivo da internet e até mesmo por focar no próprio desenvolvimento, está se relacionando menos. Tal comportamento pode ter sérias repercussões daqui para a frente.

Nesse contexto, as marcas precisam pensar no longo prazo, proporcionando experiências que permitam aos consumidores uma conexão mais real e mais próxima. Posto de outra forma, para garantir boas vendas no Dia dos Namorados, as empresas deverão assumir a também função de Cupido. Ou começar a direcionar seus esforços para o Dia dos Solteiros.

Enquanto isso, descubra as soluções de comunicação da NSC para aumentar suas vendas. Faça uma simulação de campanha personalizada!

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui