O consumo nos lares brasileiros está em alta, de acordo com o monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Mas a fidelização do consumidor é um tema preocupante para o setor, em um cenário de pressão sobre o orçamento das famílias no País. A seguir, o Negócios SC traz dados para ajudar você a entender a jornada de decisão dos compradores em relação às marcas supermercadistas. Acompanhe!
Dados para entender a lógica da fidelização do consumidor:
- a variedade é o fator que mais faz os clientes retornarem a um supermercado;
- para 76% do público do setor, a qualidade do atendimento é muito importante;
- nas lojas físicas, sete em cada dez consumidores são fiéis aos varejistas;
- mas apenas 31% compram com frequência na mesma loja virtual.
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Consumo nos supermercados aumenta, mas consumidor está cauteloso
A Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta um crescimento de 0,7% no volume de vendas dos supermercados e hipermercados no primeiro trimestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Ainda nesse sentido, a ABRAS relata um aumento de 2,63% no consumo dos lares brasileiros no acumulado entre janeiro e abril deste ano.
No entanto, esses resultados positivos — modestos, mas positivos — mascaram a realidade de muitas famílias no País.
A inflação acumulada em 12 meses até abril chegou a 5,53%, segundo o IBGE, enquanto a cesta básica encareceu em 15 das 17 capitais brasileiras monitoradas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) no mesmo intervalo. Florianópolis, por sinal, tem a segunda cesta básica mais cara do Brasil, que aumentou de preço em 9,81% entre maio de 2024 e abril de 2025.
Diante dessa situação, 58% dos brasileiros reduziram a quantidade de alimentos que costumavam comprar, revela o Datafolha. Um levantamento da Kantar Worldpanel também ressalta que os consumidores estão levando porções menores para casa nas compras de supermercado. Isso gerou uma redução no volume comprado em 55% das 122 categorias analisadas.
É nesse cenário que a lealdade dos clientes é testada duramente. Daí a importância de compreender a lógica por trás da fidelização do consumidor.
Conheça os quatro perfis de consumidores na alta dos preços.
A fidelização do consumidor nas compras físicas de supermercado
As compras físicas de supermercado são um processo consciente do consumidor. Esse é um dos motivos para o público variar pouco a escolha do estabelecimento. Os clientes sabem o que querem e onde podem consegui-lo.
A começar pela própria lista de compras, 84% dos brasileiros já saem com os itens definidos sempre ou na maior parte das vezes, segundo uma pesquisa de Neogrid e Opinion Box.
O levantamento então mostra que 69% do público costuma ir sempre ou frequentemente ao mesmo supermercado. A busca pela economia é um dos motivos para a escolha do estabelecimento — afinal, 49% dos compradores têm o hábito de comparar os preços entre supermercados —, mas esse não é o único nem o principal fator envolvido na decisão.
O que faz os brasileiros irem ao mesmo supermercado?
- Variedade de marcas e produtos: 50%
- Descontos: 43%
- Proximidade: 43%
Outro elemento importante da fidelização do consumidor em supermercados é a qualidade do atendimento. Tanto que 77% dos entrevistados na pesquisa “Dados Sobre Consumo e Fidelização no Brasil 2025” já deixaram de comprar por algum problema nesse aspecto. E um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) com a PiniOn e a Cielo informa que a maior insatisfação dos clientes no setor supermercadista está na hora de passar no caixa.
Consumo anual das famílias no varejo alimentar supera R$ 1 trilhão.
O desafio da fidelização do consumidor no e-commerce supermercadista
O panorama da fidelização no e-commerce é um tanto diferente do varejo físico. Enquanto 69% dos consumidores costumam comprar no mesmo supermercado, apenas 31% fazem suas compras com frequência na mesma loja virtual, de acordo com os dados de Neogrid e Opinion Box.
Curiosamente, as marcas não precisam de grandes inovações para agradar ao público digital. Os brasileiros não estão atrás de inteligência artificial ou outras tecnologias avançadas no e-commerce. Um serviço de entrega rápida já pode ser o bastante para aumentar a fidelização do consumidor.
O relatório E-Commerce Trends 2025, de Octadesk e Opinion Box, detalha os fatores que mais influenciam o público na escolha de onde comprar pela internet:
- Frete grátis: 72%
- Promoção: 61%
- Prazo de entrega: 48%
- Cupom de desconto: 44%
- Facilidade de compra: 38%
Então, para conquistar os consumidores, as duas apostas mais seguras são a estratégia comercial ou a maior comodidade do serviço.
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