Quem ganha com um padrão para medir a audiência da televisão?

12/06/2025

Quem ganha com um padrão para medir a audiência da televisão?

O mercado publicitário brasileiro investe mais de R$ 11 bilhões por ano em mídia televisiva, de acordo com o Cenp-Meios. No centro desse planejamento está um padrão que todos os principais agentes do mercado usam para medir a audiência da televisão. Mas por que eles usam essa base comum?

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A importância da centralização na hora de medir a audiência da TV

Ter um sistema de medição único e aceito por todo o mercado evita um cenário de “Torre de Babel” em que veículos, agências e anunciantes jamais se entenderiam.

Esse padrão de audiência de TV oferece uma base de comparação entre emissoras, horários e conteúdos para uma análise mais fácil de desempenho, permitindo a tomada de decisões mais ágeis e inteligentes de investimento em mídia.

Maior eficiência nas campanhas

As pesquisas genéricas, não padronizadas nem auditadas podem apresentar graves inconsistências de dados. Isso leva a decisões equivocadas, a um baixo retorno sobre o investimento e à frustração dos anunciantes.

As grandes marcas no Brasil usam a mesma pesquisa como referência porque procuram a máxima eficiência e isso é possível apenas quando se tem segurança nos dados, com um sistema de medição claro e constante. Os profissionais de marketing então podem se dedicar mais às próprias campanhas.

Transparência no investimento publicitário

O padrão para medir a audiência da televisão funciona também como uma “moeda corrente” entre os agentes do mercado publicitário. As emissoras e plataformas usam esses dados para negociar espaços publicitários, enquanto as agências e os anunciantes baseiam-se neles para planejar a comunicação e impactar o público desejado pelo valor correspondente.

Responsabilidade na gestão de recursos

Estar na TV é um ato que exige responsabilidade. Quem anuncia quer resultado; quem comercializa o espaço precisa justificar o investimento conectando o anunciante a um público real.

Por sinal, os dados mostram a NSC TV como líder absoluta de audiência em Santa Catarina e isso se reflete no desempenho dos anunciantes. Os cases de sucesso com a NSC TV comprovam que confiar em dados padronizados e auditados é a forma mais inteligente de investir na televisão.

Qual é o padrão para medir a audiência da TV no Brasil?

Todas as grandes emissoras de TV no Brasil, os maiores anunciantes, as principais agências de publicidade e até as plataformas de vídeo usam a Kantar para medir a audiência da televisão, que já tem mais de 70 anos de trabalho no País.

A Globo e suas afiliadas regionais, como a NSC TV, além de SBT, Record, HBO, Disney Channel, Netflix, Ambev, Magalu, Itaú, Nestlé, Mercado Livre e tantas outras empresas que administram esse investimento bilionário em televisão têm como base a medição da Kantar.

Com o Brasil, a Kantar é referência em dados, insights e consultoria em 90 mercados pelo mundo. É, também, líder em pesquisa de mídia na na América Latina e a maior empresa de medição de audiência de televisão no mundo em termos de operações.

Mas não é só a tradição que faz da Kantar o padrão de dados sobre a TV. O sucesso do mercado publicitário não deve ser atrelado a fornecedores, e sim às melhores práticas.

Essa forma de medir a audiência da televisão oferece, acima de tudo, a transparência e a credibilidade de que o mercado precisa. O trabalho da Kantar é auditado por uma empresa independente contratada pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) em parceria com as emissoras de televisão aberta, TV paga e anunciantes no País para garantir a qualidade do serviço.

Descubra como se mede a audiência de televisão no Brasil.

Quem ganha com essa régua comum para a audiência da televisão?

A resposta para essa pergunta é simples: todo mundo ganha com o padrão para medir a audiência da TV. Mas são os anunciantes que têm mais vantagens:

Aproveite para ver os números da NSC TV, a líder de audiência em Santa Catarina que se alinha às melhores práticas de mercado para ajudar as marcas a crescer de verdade. Baixe o mídia kit.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui