A adoção da inteligência artificial no Brasil continua crescendo. Em 2025, 97% dos brasileiros conectados já têm algum entendimento sobre o que é IA, de acordo com uma pesquisa de Opinion Box e CX Brain. Isso representa uma alta de 6 pontos percentuais em relação a 2024.
Saiba, então, como os brasileiros estão usando a inteligência artificial:
- 70% dos internautas no País fazem uso da IA ao menos semanalmente;
- 66% do público nacional conectado procura se informar sobre a tecnologia;
- 54% gostariam de conhecer mais aplicações da inteligência artificial;
- e as aplicações pessoais ainda prevalecem aos usos no trabalho.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Cresce o uso da inteligência artificial entre os brasileiros
Os internautas no Brasil não só têm um melhor entendimento do que é a inteligência artificial, como estão usando ferramentas do tipo com maior frequência. O relatório “Inteligência Artificial 2025” aponta que o percentual de indivíduos no País que recorrem à IA diariamente subiu de 37% para 45% entre o ano passado e este.
Já a proporção dos que nunca utilizaram a tecnologia caiu de 11% para 5% no mesmo intervalo.
Frequência de uso da inteligência artificial no Brasil em 2025:
- Diariamente: 45%
- Semanalmente: 25%
- Mensalmente: 8%
- Raramente: 17%
- Nunca usou: 5%
A ferramenta de IA que os brasileiros conectados mais utilizaram até agora foi o ChatGPT, mencionado por 73% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o Gemini (25%) e o Copilot (20%).
O principal fator envolvido na escolha de uma ferramenta de IA é a facilidade de uso. Mas a confiabilidade e a precisão, assim como a segurança e a privacidade, chegam perto entre os critérios de decisão. Por sinal, essa questão da privacidade e segurança é a maior preocupação dos brasileiros em relação à tecnologia. Apenas 11% das pessoas ouvidas confiam totalmente na inteligência artificial quanto aos dados.
No geral, a experiência dos brasileiros com IA tem sido de altos e baixos. Enquanto 69% dos que a usaram já tiveram as expectativas superadas por ela, 57% também receberam resultados aquém do esperado.
Como o brasileiro avalia o uso da inteligência artificial?
Aplicações da inteligência artificial no dia a dia
Vimos que os brasileiros usam a inteligência artificial com uma frequência cada vez maior. Mas como esse uso está direcionado na rotina?
As principais utilidades da IA para os brasileiros são:
- Aprender mais sobre temas de interesse pessoal: 54%
- Ajudar em tarefas do trabalho: 49%
- Ajudar em tarefas pessoais: 48%
- Ajudar em tarefas escolares ou acadêmicas: 44%
- Criar conteúdo: 41%
- Em outras áreas: 5%
Um fato interessante nesse sentido é que 66% dos entrevistados costumam se informar sobre IA e 54% gostariam de conhecer mais aplicações dela no dia a dia. Isso porque os brasileiros percebem as vantagens da inteligência artificial em diversas áreas.
Benefícios percebidos no uso da IA:
- Facilidade para lidar com um grande volume de dados e informações: 51%
- Criação de textos: 47%
- Automação de tarefas tediosas: 44%
- Maior eficiência na hora de cumprir tarefas: 39%
- Melhoria na precisão de resultados: 39%
- Criação de imagens: 36%
- Melhoria na tomada de decisões: 30%
- Personalização de experiências: 26%
Os assistentes virtuais inteligentes, como o Google Assistente e a Alexa, também encontram aplicações variadas no dia a dia dos brasileiros. Os principais usos estão relacionados a perguntas ou buscas on-line, à reprodução de músicas e podcasts, e à definição de lembretes e alarmes. Mas há quem use até para fazer compras na internet.
Veja como 5 empresas inovadoras de SC usam IA para crescer.
Aumenta o uso da IA também entre as empresas no Brasil
As empresas brasileiras estão observando esses benefícios da IA no ambiente de trabalho. Segundo uma pesquisa da KPMG no País, 71% das organizações que adotaram essa tecnologia perceberam um aumento de eficiência nos negócios.
O relatório “Inteligência Artificial 2025” mostra, então, que 42% das empresas têm algum orçamento destinado à IA neste ano. Isso representa um salto de 24 pontos percentuais em relação a 2024.
No geral, 53% dos negócios no Brasil já usam alguma ferramenta de inteligência artificial, contra 37% do ano anterior. Outros 32% ainda pretendem colocar essa tecnologia em prática no futuro próximo.
Estas são as áreas com maior uso da IA nas empresas em 2025:
- Marketing: 43%
- Tecnologia da informação: 42%
- Atendimento ao cliente: 39%
- Vendas: 28%
- Inovação: 26%
- Gestão de pessoas: 24%
- Experiência do cliente: 23%
- Administrativo e financeiro: 22%
- Produtos: 19%
Aproveitando que o marketing é a área com a maior adesão da inteligência artificial nas empresas brasileiras, descubra como a ferramenta de IA da NSC pode facilitar e aperfeiçoar seu planejamento de mídia.