Para os brasileiros, o imóvel é mais que um um lugar de descanso. Ele é símbolo de bem-estar e representa a identidade dos moradores. Esse é um dos motivos que levam os consumidores a procurar formas de melhorar o lar, por meio de obras e reformas que impulsionam as vendas em lojas de materiais de construção. A seguir, o Negócios SC traz dados sobre esse comportamento no Brasil.
Destaques do segmento de materiais de construção:
- ter mais conforto ou aumentar a acessibilidade é a prioridade número um;
- 52% dos brasileiros gostam de fazer pequenas reformas eles mesmos;
- 78% costumam estar atentos às promoções de materiais de construção;
- mas 32% do público deve gastar mais de R$ 5 mil nos próximos 12 meses.
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A procura por materiais de construção no Brasil
O estudo “Casa & Construção 2025”, divulgado pela Globo, aponta que 86% dos brasileiros estão sempre buscando novas formas de melhorar o lar. Não à toa, oito em cada dez consumidores costumam ficar atentos a promoções de materiais de construção, seja para uma simples pintura, seja para uma intervenção mais complexa.
O objetivo principal é aumentar o conforto ou a acessibilidade no domicílio. Isso mostra que a relação do público nacional com o segmento de materiais de construção é baseada mais em gosto ou interesse que a mera necessidade.
Por que deseja reformar?
- Melhorar o conforto ou a acessibilidade: 42%
- Melhorar a estética: 41%
- Renovar o ambiente: 39%
- Valorizar o imóvel: 27%
- Conserto de emergência: 20%
- Reforma geral ou estrutural: 18%
Inclusive, 52% dos brasileiros gostam de fazer eles mesmos as pequenas reformas. Ou, em muitos casos, já têm um profissional de confiança ou seguem a indicação de conhecidos.
Nessa mão de obra está uma oportunidade para as lojas de materiais de construção. Afinal, 58% dos entrevistados dão preferência a comprar de empresas que oferecem serviços de instalação e 74% gostariam que as lojas disponibilizassem tais serviços.
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Planejamento para a compra de materiais de construção
A procura por materiais de construção deve impulsionar o segmento ainda neste ano, de acordo com o “Casa & Construção 2025”. O estudo diz que sete em cada dez interessados planejam comprar em até seis meses.
A maioria dos consumidores fará a compra eles próprios, especialmente quando se trata de itens estéticos e funcionais, como pisos, revestimentos, tintas e iluminação. No entanto, há uma maior participação de profissionais na compra de produtos de hidráulica e ferramentas.
Nessas diferentes categorias de produtos, a durabilidade, o preço, a resistência, o acabamento e a marca, em ordem decrescente, são os fatores mais importantes na decisão de compra.
Embora o preço seja tão importante para o consumidor, os brasileiros estão dispostos a gastar um bom valor com os materiais de construção. Quase um terço do público tem previsão de gastar no mínimo R$ 5 mil com obras e reformas no lar nos próximos 12 meses.
Previsão de gastos com materiais de construção em 12 meses:
- Até R$ 300: 4%
- R$ 301 a R$ 600: 8%
- R$ 601 a R$ 1.000: 12%
- R$ 1.001 a R$ 2.000: 16%
- R$ 2.001 a R$ 5.000: 23%
- R$ 5.001 a R$ 8.000: 13%
- R$ 8.001 a R$ 12.000: 10%
- Mais de R$ 12.001: 9%
- Não sabe: 7%
Os materiais em destaque nos planos de compra são cimento, argamassa, tintas, pisos e revestimentos.
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Oportunidade para pequenas lojas de materiais de construção
O horizonte do mercado de materiais de construção é bastante favorável para as empresas do segmento, incluindo aí os pequenos negócios.
A projeção inicial do FGVcev estimava um crescimento de 2,5% no comércio de materiais de construção para este ano. Mas, como informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas da atividade já cresceu 4% no acumulado até maio, frente ao mesmo período de 2024. Santa Catarina registrou uma alta ainda maior, de 8,8%.
Aqui no Estado, o Sebrae SC destaca a existência de 15,5 mil pequenos negócios atuando no varejo da construção civil, entre microempresas e microempreendedores individuais. Ressalta, também, algumas tendências de consumo que os favorecem diretamente.
- Valorização da proximidade: em muitos casos, a loja de bairro é a solução mais prática e mais rápida.
- Compras mais frequentes e segmentadas: os consumidores preferem comprar apenas os materiais necessários a cada etapa da obra ou reforma.
- Atendimento com conhecimento prático: muitos brasileiros gostam de comprar por conta própria, daí a importância de ter um atendimento bem informado e personalizado para tirar dúvidas e dar recomendações.
- Relação de confiança: pequenos negócios conseguem estabelecer uma relação mais próxima com os clientes, o que favorece a fidelização.
- Conveniência acima do preço: as lojas de bairro não conseguem competir com os preços dos grandes varejistas, mas ajudam a economizar tempo.
Quer ver outros fatores que podem impulsionar as lojas de materiais de construção? Baixe nosso estudo do mercado imobiliário em Santa Catarina e saiba mais.