O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para as vendas do comércio brasileiro. Em 2025, a celebração ocorrerá no dia 10 de agosto. Até lá, a campanha de vendas deve movimentar mais de R$ 7,5 bilhões no País todo, segundo as projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nos últimos anos. Veja em seguida mais detalhes sobre o tema!
Destaques do Dia dos Pais 2025:
- 58% dos brasileiros têm a intenção de presentear no próximo 10 de agosto;
- 27% vão preparar uma refeição em casa com as compras de supermercado;
- o gasto com os itens de alimentação deve ficar acima dos R$ 201 por lar;
- outros presentes populares para a data são perfumes, roupas e calçados.
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Os ingredientes para um bom Dia dos Pais
Uma pesquisa realizada pela Globo sobre o Dia dos Pais 2025 revela que 59% dos entrevistados pretendem comemorar a data este ano.
Para muitos brasileiros, a celebração significa reunir-se em volta da mesa. Tanto que a forma de comemorar mais citada pelo público envolve diretamente a alimentação: 27% vão preparar uma refeição especial em casa. Fora aqueles que pretendem pedir comida, somando ao todo 47% das respostas, ou ir a restaurantes.
Quem tem muito a ganhar com isso são os supermercados e hipermercados, onde 47% dos consumidores optam por comprar os itens para a refeição. Logo abaixo, aparecem os mercados atacadistas e os atacarejos, presentes na escolha de 36% do público. O gasto nesses estabelecimentos deve ficar entre R$ 201 e R$ 301 por lar das classes C, D e E, enquanto as classes A e B esperam gastar de R$ 401 a R$ 500 com as compras de mercado para a data.
Carnes, refrigerantes e massas são os itens mais procurados para esse momento:
- Carnes vermelhas: 54%
- Refrigerantes: 49%
- Massas: 43%
- Bebidas alcoólicas: 33%
- Sorvetes: 30%
- Chocolates: 29%
- Aves: 28%
- Queijos: 27%
- Frutos do mar: 22%
Seja como for a celebração, 69% dos entrevistados concordam que o Dia dos Pais é uma oportunidade para demonstrar carinho e fortalecer vínculos. Acontece que, para os brasileiros, afeto e comida são praticamente sinônimos.
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Os presentes de Dia dos Pais em alta
Além de aproveitarem o momento de união, 58% dos brasileiros pretendem dar presentes de Dia dos Pais em 2025.
Os produtos mais buscados para presentear este ano são:
- Perfumes: 21%
- Roupas: 19%
- Calçados: 15%
Não à toa, O Boticário e a Renner são as duas marcas mais lembradas pelo público brasileiro em 2025 quando se trata do presente para o Dia dos Pais. Mas é bom consultar os homenageados antes, pois eles podem ter uma ideia um pouco diferente do que desejam receber na data.
Os presentes mais desejados pelos pais este ano são:
- Perfumes: 22%
- Smartphones: 16%
- Calçados: 14%
As roupas aparecem apenas em nono lugar na lista de preferências dos pais, atrás de acessórios, produtos de cuidados pessoais e eletrônicos, por exemplo.
Ainda como informa a pesquisa da Globo, cerca de um quarto do público interessado em presentear deve distribuir presentes para duas ou mais pessoas no próximo 10 de agosto. Aí estão incluídos, além dos próprios pais, os cônjuges, os sogros e até si mesmos.
Outra boa notícia nesse sentido é que a intenção de gastos das famílias brasileiras aumentou em julho, de acordo com a análise da CNC, o que favorece as vendas no Dia dos Pais.
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Os diferentes perfis de consumidores no Dia dos Pais 2025
O levantamento também identificou marketplaces digitais entre as marcas mais lembradas para o Dia dos Pais de 2025. Isso faz bastante sentido, considerando que 56% do público apontou a preferência de comprar o presente por meio do e-commerce neste ano.
Principais motivos para comprar o presente pela internet:
- Preços melhores: 38%
- Maior variedade: 28%
- Hábito de compra: 26%
Mas isso requer um maior planejamento por parte dos consumidores, devido ao prazo de entrega. Então, 69% terão comprado o presente com até 15 dias de antecedência do Dia dos Pais.
Já os 44% que preferem a loja física valorizam especialmente:
- Ver o produto antes da compra: 33%
- Sair com o produto em mãos: 32%
- Facilidade de troca: 22%
Nesse caso, há menos pressa para garantir o presente. Tanto que 44% desse perfil de consumidor deixará a compra para a própria semana do Dia dos Pais.
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