Frida e Cia. vira referência em trajes típicos com a Atlântida Blumenau

01/09/2025

Novidades no setor

Frida e Cia. vira referência em trajes típicos com a Atlântida Blumenau

As celebrações típicas de outubro tornam esse mês especial para Santa Catarina, com a Oktoberfest Blumenau sendo a maior delas. Esse também é um período animado para a Frida e Cia., empresa de moda especializada em trajes de tradição germânica. Desde 2023, a marca está presente na Atlântida e vem se consolidando como referência quando se trata de celebrar essa cultura a caráter.

Saiba mais sobre a história da marca e os resultados dela na rádio!

Frida e Cia. une moda atual e tradição

A ideia para a marca de Indaial, no Vale do Itajaí, surgiu no embalo da maior festa alemã das Américas. 

Tudo começou em 2010, com um vestido típico produzido por Gabriela Andrade para a Oktoberfest. Em 2011, ela e a irmã, Grazi de Andrade, produziram mais peças, agora sob encomenda. Então, em 2012, nasceu a Frida e Cia., conectando a cultura germânica com o cenário atual da moda, que hoje se posiciona como a mais completa marca de trajes típicos do Brasil e com e-commerce próprio.

Nessa trajetória, o Facebook e o Instagram deram algum alcance ao negócio. Mas foi só em 2023 que as irmãs descobriram o poder das mídias tradicionais na comunicação.

A visibilidade que um meio como a rádio proporciona é especialmente importante diante de uma demanda tão sazonal quanto a da Frida e Cia. É por isso que a marca começa sua campanha para a Oktoberfest com antecedência, para aproveitar cada oportunidade de venda.

Falando em oportunidades, foi em uma proposta apresentada pela NSC que as empreendedoras tiveram uma surpresa muito positiva: anunciar no maior ecossistema de comunicação de Santa Catarina cabia no orçamento delas.

— Criamos um projeto sensacional já de início com a Atlântida Blumenau e foi um sucesso! Mesmo com o avanço das tecnologias e internet, vimos no real como as pessoas ouvem e confiam na rádio — destaca Gabriela Andrade, comercial e comunicação na Frida e Cia.

 

Primeiro vestido costurado pela Frida e Cia. (Divulgação)

Primeiro vestido costurado pela Frida e Cia. (Divulgação)

A parceria com a Atlântida Blumenau

A marca tem um período limitado de tempo para atrair o público devido à sazonalidade. Então, é preciso tornar-se referência na categoria, para que os consumidores pensem diretamente na Frida e Cia. dentro dessa janela de preparação para as festas típicas. E foi isso que Gabriela encontrou na Atlântida Blumenau.

— Nos anos de 2023 e 2024, estivemos presentes com o quadro “Dica da Frida”, no Cafezão, trazendo informações e curiosidades sobre os trajes típicos, afinal, o traje já faz parte da identidade cultural da Oktoberfest e de outras festas. As pautas eram tão bem recebidas pela audiência que geravam interação, identificação e comunidade. A Frida e Cia. ser mencionada na rádio criou um senso de propriedade, referência e reconhecimento gigante — explica a responsável pela marca.

Esse é um dos grandes benefícios de anunciar na rádio. A conexão entre a audiência e os programas se estende aos anunciantes, proporcionando autoridade e confiança para a mensagem deles. Isso é ainda mais forte nos veículos da NSC, com uma relação tão próxima e tão tradicional com o público.

— Hoje, estar presente nas mídias da NSC torna a marca referência, criando um perfil de confiança e segurança aos novos clientes, além de um perfil de reconhecimento e conexão com os clientes mais antigos — comenta Gabriela.

Gabriela Andrade e Rafa Steinbach na Atlântida Blumenau. (Divulgação)

Gabriela Andrade e Rafa Steinbach na Atlântida Blumenau. (Divulgação)

A preparação da Frida e Cia. para a Oktoberfest 2025

A escolha da Atlântida Blumenau para divulgar a Frida e Cia. não foi por acaso. A rádio da NSC é uma das principais fontes de notícias e dicas sobre a Oktoberfest para o público da região. Quem procura aproveitar o melhor da festa tem um interesse redobrado nesse tipo de conteúdo.

— Ao ouvir o nome da marca no programa, os ouvintes buscam mais informações, buscam o site e as redes sociais para ver e comprovar o que foi falado e, assim, alcançamos mais pessoas.

Em 2025, a parceria entre a Frida e Cia. e a NSC seguiu uma linha diferente. Desta vez, Gabriela esteve no programa Cafezão de 12 de agosto, em uma conversa ao vivo com o comunicador Rafa Steinbach. Os resultados da ação foram muito positivos: três vezes mais acessos ao site que um dia normal e 40% a mais de conversão no carrinho. Além disso, os registros da participação são ótimos para alimentar as redes sociais da marca com um conteúdo de autoridade.

— Na ocasião, nosso medidor foi o site, que recebeu um grande volume de visitas, assim como um número maior de vendas. Muitas pessoas também relataram em nossa loja física que haviam ouvido o programa. Ou seja, foi uma abertura de trabalhos de muito sucesso! De fato, a participação no programa trouxe um novo patamar de alcance e visibilidade: nítido, mensurável e real — ressalta Gabriela.

A empreendedora ainda fala que a presença na rádio deu mais propriedade e destaque para a Frida e Cia., conquistando novos clientes e fortalecendo vínculos com os já existentes. E completa:

— Hoje, podemos dizer que não somos só mais uma marca de trajes; somos a Frida e Cia., a marca de trajes típicos que se destaca porque você ouviu na Atlântida, porque você viu na NSC. Isso tudo é muito especial!

Simule gratuitamente sua campanha com a NSC e veja como sua empresa também pode se destacar em Santa Catarina.

Compartilhe:

Veja também

#

Torne sua marca também um case de sucesso da NSC

Saiba como