Você já deve ter lido alguém afirmar que o hábito de ver televisão caiu entre o público jovem. Agora as novas gerações só veriam serviços de streaming. Mas dados da GWI mostram uma realidade diferente, especialmente entre os consumidores de 25 a 34 anos. Enquanto 29,1% deles consomem mais de 3 horas de TV tradicional, 24,4% passam o mesmo tempo no streaming. Dados recentes da Globo também destacam um interesse renovado na TV brasileira, como explicaremos a seguir.
Como a Globo está atraindo o público jovem para a televisão:
- 51% da audiência tem entre 18 e 44 anos, evidenciando a renovação do público;
- Vale Tudo foi o programa do horário mais visto por jovens na TV e nos streamings;
- mas o BBB ainda é o líder de alcance na TV aberta brasileira entre esse perfil;
- um terço do consumo de vídeo na TV e TV Conectada pelos jovens são das plataformas Globo.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Os conteúdos favoritos do público jovem na televisão brasileira
A Globo divulgou recentemente o Panorama do Primeiro Semestre de 2025, com dados superlativos da audiência televisiva.
Entre janeiro e junho deste ano, a TV Globo e suas afiliadas regionais, como a NSC TV em Santa Catarina, alcançaram mais de 193 milhões de pessoas, segundo os números da Kantar. De todo o consumo de vídeo realizado no Brasil nesse período, os conteúdos Globo tiveram participação em 40%.
Esses resultados não seriam possíveis sem a adesão do público jovem. Hoje, 51% da audiência tem entre 18 e 44 anos. Mais de 11 milhões de jovens por dia entram em contato com o ecossistema Globo.
E quem diria que uma das fórmulas para atrair os espectadores mais novos viria do passado? O remake da novela Vale Tudo foi o conteúdo mais consumido pelos brasileiros de 18 a 24 anos entre os programas lineares e streamings na faixa horária durante o primeiro semestre de 2025.
Outro clássico da televisão brasileira, o Big Brother Brasil é o programa que mais alcança jovens na TV aberta do País. Os reality shows, em geral, aparecem como o segundo gênero de maior audiência entre jovens de 18 a 34 anos na Globo. Mais de 60% do público nacional nessa faixa etária foi alcançado por programas do gênero no primeiro semestre.
Além disso, os programas de auditório têm sido outro atrativo para a Geração Z e os millennials. Só o Domingão impactou 43 milhões de pessoas com até 34 anos nos primeiros seis meses deste ano.
Saiba como segmentar campanhas por faixa etária com a NSC.
Televisão não perde o público jovem para a internet
De acordo com a GWI, o apelo da TV tradicional está no seu alcance global e na sua popularidade, atraindo maiores audiências que programas de nicho no meio digital, além de gerar grandes debates nas redes sociais.
Isso explica por que a audiência da Globo entre o público jovem tem se sustentado diante da concorrência digital. Mais de um terço de todo o consumo de vídeo dos brasileiros de 18 a 34 anos é gerado pelas plataformas Globo.
O Panorama ainda destaca outros dados interessantes nesse sentido. A Globo tem o dobro da audiência em relação ao YouTube na TV e TV Conectada entre o público jovem de 18 a 24 anos. Também registra 116% mais alcance que a Netflix na faixa dos 18 a 34 anos.
Então, em vez de a televisão perder esse consumidor superconectado para o vídeo na internet, ela acaba ganhando um alcance ainda maior quando ele leva os conteúdos da TV para discutir nos meios virtuais.
Nesse primeiro semestre, a Globo registrou uma alta de 41% de compartilhamentos em suas redes sociais proprietárias frente ao mesmo período de 2024. Além disso, foram mais de mil ocorrências entre os assuntos mais comentados do Brasil e do mundo no X.
Ou seja, dia após dia, o conteúdo da televisão pauta as conversas nas redes sociais. E assim o meio segue firme, atraindo o público jovem.
Investimento em vídeo é protagonista na mídia brasileira.
Um semestre histórico para a audiência da Globo
O Panorama do Primeiro Semestre destaca outros números impressionantes de sua audiência no início de 2025.
- Foi o maior tempo médio dedicado nos últimos 24 anos.
- Foram 97% dos lares brasileiros alcançados no período.
- Foi o maior share entre todas as emissoras abertas em 19 anos.
- Foi a maior vantagem competitiva da Globo em 19 anos.
Os brasileiros passaram assistindo à Globo, em média, 3 horas e 42 minutos por dia no primeiro semestre deste ano. Como comparação, na Netflix foram 2 horas e 5 minutos diariamente.
Então, quer saber como sua marca pode anunciar na líder de audiência em Santa Catarina, de acordo com a Kantar? Baixe o guia One Stop Shop NSC e descubra os dados igualmente impressionantes da NSC TV no Estado.