Turismo no Brasil é a escolha de 92% dos futuros viajantes do País

18/09/2025

Turismo no Brasil é a escolha de 92% dos futuros viajantes do País

Viajar é um hábito para os brasileiros. Nove em cada dez entrevistados em uma pesquisa da Globo realizaram algum tipo de viagem nos últimos 12 meses e 56% costumam fazer isso uma ou mais vezes por ano. O turismo no Brasil, por sinal, desponta entre os destinos escolhidos para o futuro próximo por esses viajantes.

Saiba o que influencia a escolha pelo turismo no Brasil:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Os planos de viagem dos brasileiros nos próximos 12 meses

A pesquisa “O Viajante Brasileiro”, da Globo, destaca o fato de que 96% dos consumidores ouvidos pretendem viajar nos próximos 12 meses. Entre eles, o turismo de lazer e a visita a familiares ou amigos são as principais motivações.

Além desses motivos mais comuns, viagens de negócios, eventos — como ir a festivais de música — e compras são outras tendências a que o setor precisa ficar atento.

Tais viagens devem ser curtas, em sua maioria. Seis em cada dez viajantes esperam ter uma estadia de até sete dias.

A própria distância percorrida não deve ser das maiores, considerando que 64% do público interessado planeja ter como meio de transporte principal o ônibus rodoviário, o carro particular ou o carro alugado.

E o avião? No geral, apenas 23% devem ter esse como o meio de transporte majoritário. A pesquisa relata que o preço das passagens aéreas é a maior razão para essa não ser uma escolha mais popular entre os brasileiros.

Turismo em 2025: como o público está decidindo a próxima viagem?

Custo mais baixo e praticidade motivam o turismo no Brasil

Um dado importante para as empresas do setor é que 92% dos futuros viajantes pretendem recorrer ao turismo no Brasil. Destes, 80% planejam uma viagem exclusivamente nacional e 12% devem percorrer tanto destinos brasileiros quanto do exterior. Os demais 8% querem ir para fora do País.

Os destinos no próprio Brasil são procurados especialmente por quem tem como motivação de viagem visitar familiares e amigos, ou comparecer a eventos.

Há, sem dúvida, uma questão de economia envolvida nessa escolha. Para 45% dos entrevistados, a maior vantagem de viajar nacionalmente é o custo mais baixo. Nesse sentido, a maior dificuldade nas viagens internacionais é o alto preço das passagens aéreas, segundo 42% do público ouvido pela Globo.

Mas há, igualmente, um fator de praticidade levando à decisão pelo turismo no Brasil. Três em cada quatro brasileiros consideram mais fácil organizar uma viagem dentro do próprio País. Ainda, 74% preferem os destinos nacionais pela simplificação do acesso e pelo menor tempo de deslocamento.

Além disso, os turistas estão satisfeitos com o que o País tem a oferecer. De acordo com o levantamento, 67% dos viajantes pensam que os serviços turísticos no Brasil estão à altura de suas expectativas. Seis em cada dez chegam a afirmar que os destinos brasileiros oferecem experiências comparáveis às internacionais.

Brasileiros planejam gastar mais com turismo no País; veja como!

Feriados também impulsionam o turismo no Brasil

Outro ponto em que o turismo nacional se conecta ao hábito de viajar dos brasileiros está no desejo de aproveitar os feriados prolongados para sair da rotina. Tanto no Natal de 2025 quanto na virada de ano para 2026, 25% dos entrevistados relataram o intuito de viajar. Outros 15% já manifestaram a vontade de passar o Carnaval 2026 fora da própria cidade.

Ao todo, 77% do público no País já viajaram ou ainda pretendem viajar durante algum dos feriados prolongados entre 2025 e 2026, segundo a Globo. Essas escapadas são uma forma de lidar com o estresse do dia a dia para 90% dos brasileiros, como aponta um estudo da McCann Worldgroup.

Nesses feriados, o litoral é o destino mais recorrido. Mas, quando se trata de visitar alguém, o destino pode ser em qualquer parte. Viagens para cidades próximas e para o campo também são costumeiras.

3 dicas para impulsionar o turismo em Santa Catarina.

A função da televisão na escolha do destino turístico

Nos casos em que os viajantes não têm um vínculo específico com o destino, a pesquisa da Globo mostra como a televisão participa da escolha turística.

Os dados sobre os viajantes revelam que:

Além disso, a televisão tem uma influência muito mais direta. Sete em cada dez consumidores dizem que os programas da Globo já despertaram a vontade de viajar para algum lugar. Isso ocorre não só com programas focados em viagens, mas também com programas de variedades, novelas, transmissões de eventos ao vivo e outros conteúdos que tenham cenários diferentes como pano de fundo.

Então, quer saber como sua empresa pode usar a mídia para inspirar a jornada de compra no turismo?

A NSC tem soluções ideais para impulsionar o setor em Santa Catarina, na TV e em outros meios de amplo alcance entre os catarinenses.

Faça uma simulação de campanha e descubra a estratégia mais indicada para seu negócio. 

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui