As grandes marcas sabem que fazer uma boa comunicação é mais que anunciar. Para elas, trata-se de estabelecer uma presença efetiva na vida dos consumidores e construir relações próximas com seus públicos. O projeto Imersão Valvoline tem muito a ensinar nesse sentido, ao aproveitar os eventos da CBN Floripa como espaço de relacionamento estratégico.
Leia a seguir os detalhes dessa história!
Valvoline comunica um legado vivo
A Valvoline é uma marca global que existe desde 1866. Foi, inclusive, a primeira a registrar oficialmente um lubrificante automotivo no mundo. Em Santa Catarina, a MTTK é a distribuidora oficial da Valvoline, sob a Motortech Lubrificantes e Filtros, e integra o Grupo Motortech.
Ao lado desses mais de 150 anos de história internacional, a marca acredita no poder das conexões locais. Então, investe em comunicação, relacionamento e experiências para fortalecer a presença no mercado catarinense. A visão é de que uma empresa com esse legado precisa estar em contato direto com consumidores, formadores de opinião e profissionais que atuam na reparação automotiva. Daí nasceu o projeto Imersão Valvoline.
— Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer a presença da marca em Santa Catarina, impulsionar negócios na cadeia da reparação automotiva e aproximar clientes, parceiros e consumidores por meio de iniciativas de mídia e relacionamento — explica Cristiano Albuquerque, gerente de marketing do Grupo Motortech.
O projeto tem a parceria da NSC. Isso porque o Estádio CBN, da CBN Floripa, oferece um espaço também de enorme tradição para a Valvoline e o Grupo Motortech se conectarem com públicos importantes para o negócio.

Cristiano Albuquerque, gerente de marketing do Grupo Motortech, com a equipe de marketing MTTK e clientes convidados. (Divulgação)
A parceria entre a Valvoline e a NSC
De acordo com o gerente de marketing do Grupo Motortech, foi uma decisão natural associar uma marca global, pioneira em lubrificantes, com o maior hub de comunicação em Santa Catarina, que fala com milhões de catarinenses todos os dias.
— A Motortech sempre acompanhou de perto o protagonismo da NSC como o maior grupo de comunicação de Santa Catarina. Quando iniciamos o projeto Imersão Valvoline no Estado, a NSC surgiu naturalmente como parceira estratégica, capaz de unir credibilidade jornalística, alcance massivo e presença multiplataforma — detalha Albuquerque.
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter esse alinhamento entre tradição, inovação e a capacidade de construir relações autênticas com o público é o caminho para alcançar uma maior participação da marca na categoria.
O papel das rádios da NSC na comunicação da marca
Para a Valvoline, estar presente em meios de comunicação de massa é essencial. Ainda mais neste momento, em que se celebram os 20 anos de fundação do Grupo Motortech. Esse é um marco de resiliência, crescimento e consolidação no mercado de lubrificantes e filtros em Santa Catarina que merece ser comunicado.
A presença nas rádios da NSC foi uma escolha estratégica não só pela relevância dos veículos, como também pela complementaridade entre eles.
— A Atlântida, conectada ao público jovem e ativo, garante proximidade com novas gerações e consumidores dinâmicos, enquanto a CBN, referência em jornalismo e esporte, oferece um público altamente qualificado e formador de opinião. Essa combinação nos permite falar com diferentes perfis, ampliando a lembrança de marca e fortalecendo a credibilidade — revela o responsável pela comunicação do Grupo Motortech.
Na Atlântida, a Valvoline patrocinou uma grade diversificada de programas. A comunicação na emissora incluiu o Cafezão, o Atlântida Hits e o Pop Rock, indo desde um papo matinal descontraído até sucessos musicais que conectam gerações.
Já na CBN Floripa, a Valvoline esteve no Debate Diário e no Estádio CBN. Ambos os programas têm no comando Roberto Alves, ícone do jornalismo esportivo catarinense.
— Essa diversidade de inserções garante amplitude e relevância. Conseguimos falar tanto com o jovem consumidor em busca de entretenimento, quanto com o público maduro que acompanha esporte e jornalismo de qualidade. Essa presença reforça o posicionamento da Valvoline como uma marca global que está presente em todas as conversas importantes de Santa Catarina — complementa Albuquerque.

Eduardo Ronzoni, CEO do Grupo Motortech, com Roberto Alves. (Divulgação)
Estádio CBN é estratégico para a Valvoline
O Estádio CBN dialoga com a paixão dos catarinenses por esporte de uma maneira especial. A presença da marca no programa então permite conectá-la com uma audiência muito engajada.
— O ponto mais positivo é justamente a possibilidade de aliar a força de uma marca global como a Valvoline, com mais de 150 anos de história, à relevância de um veículo que fala diretamente à paixão dos catarinenses pelo esporte. Essa combinação gera identificação imediata e reforça nossa imagem de proximidade, confiança e liderança no setor automotivo.
Nem esse é o único motivo para o Estádio CBN ser um espaço estratégico para a Valvoline e o Grupo Motortech, como destaca o gerente de marketing.
— Desde o início, avaliamos o Estádio CBN não apenas como um investimento em mídia, mas como um espaço de relacionamento estratégico. A possibilidade de convidar clientes e parceiros para participar de transmissões ao vivo em restaurantes e bares de Florianópolis cria um ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, altamente institucional, reforçando laços comerciais e emocionais com a marca.
Essa capacidade de proporcionar experiências, além de mídia, é uma das grandes vantagens das rádios da NSC. No caso do Estádio CBN, é uma oportunidade de valorizar clientes e parceiros com uma experiência diferenciada, participando das transmissões ao vivo. Isso fortalece tanto os laços comerciais quanto os emocionais.
Uma experiência positiva para a marca
A resposta a essa experiência tem sido muito positiva, garante Cristiano Albuquerque:
— Os convidados relatam entusiasmo em vivenciar o programa, interagir com jornalistas e dirigentes esportivos e ver a marca Valvoline presente em um cenário tão relevante. Muitos parceiros destacam que essa vivência fortalece ainda mais a confiança na MTTK e no Grupo Motortech, pois demonstra que estamos comprometidos não apenas em fornecer produtos de excelência, mas também em investir em experiências de alto valor.
O gerente de marketing do Grupo Motortech aborda uma questão fundamental da comunicação estratégica. Os lugares em que a marca se faz presente afetam a percepção do público sobre ela. Mídias e veículos percebidos com credibilidade pela audiência chancelam a mensagem dos anunciantes.
A avaliação geral da parceria com a NSC, portanto, é bastante favorável.
— Além da força institucional que essas rádios representam, conseguimos perceber reflexos diretos na lembrança de marca e no fortalecimento da relação com clientes e oficinas. As inserções em programas como o Cafezão, na Atlântida, e o Debate Diário, na CBN Floripa, reverberam não apenas em números de audiência, mas também na percepção de mercado: cada vez mais ouvimos de parceiros que associam a Valvoline às principais mídias catarinenses.

Cristiano Albuquerque; Daiana França, assistente de marketing MTTK; e Fernando Zirbes, representante MTTK na Grande Florianópolis. (Divulgação)
Veja agora como sua marca pode anunciar nas rádios da NSC. Faça uma simulação de campanha!