Consumo impulsiona a atividade econômica de SC a crescer 4,9%

27/10/2025

Novidades no setor

Consumo impulsiona a atividade econômica de SC a crescer 4,9%

As previsões mais recentes para o produto interno bruto (PIB) do Brasil em 2025 apontam para o crescimento na casa de 2,17% (Boletim Focus) até 2,4% (Fundo Monetário Internacional). Mas a atividade econômica de Santa Catarina mostra que o Estado pode crescer muito acima da média nacional neste ano, com o impulso do consumo dos catarinenses. Saiba mais a seguir!

Destaques da atividade econômica de Santa Catarina:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

SC tem a segunda maior atividade econômica do Brasil

O Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR) serve como uma prévia do PIB nos estados brasileiros. Os dados divulgados pelo BC na última quarta-feira, 22 de outubro, então se mostram bastante animadores para o fechamento do ano em Santa Catarina.

A atividade econômica catarinense apresentou alta de 4,9% no acumulado entre janeiro e agosto de 2025.  A base de comparação é o mesmo período do ano anterior.

Esse resultado coloca Santa Catarina como o segundo estado com o maior crescimento da atividade econômica no intervalo de análise, empatado com Paraná e Goiás. Apenas o Pará, com a evolução de 5,4%, ficou à frente da economia catarinense.

Enquanto isso, a média brasileira no período registrou uma alta de 2,6%.

O mercado aquecido, o aumento da renda e a menor taxa de desemprego do Brasil, de apenas 2,2% conforme os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são alguns fatores que explicam o bom desempenho de Santa Catarina nesse sentido.

— Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil e, portanto, o catarinense tem mais emprego e renda para ir às compras, fazer refeições fora de casa e adquirir bens de maior valor. Isso movimenta o consumo e faz a roda da economia girar — ressalta Silvio Dreveck, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços.

Potencial de mercado de SC cresce em Ranking de Competitividade.

O papel do consumo para a atividade econômica de Santa Catarina

O crescimento da economia catarinense em 2025 está bem distribuído entre os diferentes setores econômicos.

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE, o varejo restrito de Santa Catarina cresceu 6% em volume de vendas entre janeiro e agosto, em relação ao mesmo período de 2024. No varejo ampliado houve outra alta: de 2,9%. Isso põe o Estado acima da média brasileira em ambos os casos, de +1,6% e -0,4%, respectivamente.

No mesmo período de comparação, o setor catarinense de serviços avançou 4,2%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços. O Brasil cresceu 2,6% nesse intervalo.

Já a Pesquisa Industrial Mensal revela um crescimento de 3,3% na produção da indústria catarinense de janeiro a agosto. Enquanto isso, a média nacional apresentou uma alta de apenas 0,9%.

Nesse último aspecto, vale lembrar que a indústria de Santa Catarina foi uma das mais afetadas no País pela taxação das exportações ao mercado estadunidense. Mas, graças a um começo de ano produtivo e à diversidade da economia catarinense, a atividade econômica do Estado segue firme.

Serviços e comércio de Santa Catarina acumulam alta em 2025.

Abertura de empresas acompanha a economia catarinense

Outro sinal de que o mercado estadual está aquecido em 2025 é o número crescente de negócios que estão surgindo por aqui.

De 1º de janeiro a 21 de outubro, o Observatório da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina registrou um saldo de 121.580 empresas a mais. Foram constituídos 248.090 empreendimentos nesse período, ante os 126.510 extintos.

O maior saldo de novas empresas catarinenses está no ramo de transporte, armazenagem e correio, com quase 18 mil negócios a mais em 2025.

Veja as categorias com maior saldo de empresas até 21 de outubro:

  1. Transporte, armazenagem e correio: 17.922
  2. Comércio: 15.766
  3. Atividades administrativas e serviços complementares: 14.422
  4. Construção: 12.461
  5. Indústrias de transformação: 11.442

Para continuar acompanhando a atividade econômica de Santa Catarina e outros indicadores do Estado, assine a newsletter do Negócios SC.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui