Veja 3 estratégias para aumentar as vendas no e-commerce

30/10/2025

Veja 3 estratégias para aumentar as vendas no e-commerce

As vendas no e-commerce seguem crescendo na América Latina. A eMarketer calcula que o crescimento na região deve ser de 12,2% em 2025, na comparação com o ano anterior, enquanto a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta uma alta de 10% para o Brasil no mesmo período. E você, também quer evoluir no setor?

Estes dados vão ajudar a aumentar as vendas no e-commerce:

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3 estratégias fáceis para aumentar as vendas no e-commerce

A melhor estratégia para o e-commerce é aquela que parte do comportamento do consumidor. Então, às vezes, ter melhores resultados é muito mais simples do que parece.

Com essa ideia, trazemos os principais insights do relatório “E-Consumidor 2026”, do Opinion Box em parceria com a Nuvemshop, para mostrar três caminhos ao alcance do seu negócio. Acompanhe!

1. Use o frete grátis de maneira inteligente

Os dados da pesquisa confirmam a importância do frete na decisão de compra do consumidor on-line. 

O frete grátis ou com valor reduzido, por exemplo, é o segundo motivo mais relevante para comprar em uma loja virtual. Essa foi a resposta de 39% dos entrevistados, logo abaixo dos preços menores praticados no e-commerce, com 40%.

Pela perspectiva oposta, e ainda reforçando o ponto inicial, o frete muito caro é apontado por 57% do público como o maior responsável pelo abandono do carrinho.

Mas é preciso reconhecer que oferecer o frete grátis em todos os casos não é uma prática sustentável para as lojas virtuais. O que fazer, então?

O “E-Consumidor 2026” sugere algumas soluções:

Conheça as tendências do e-commerce no Brasil para 2026.

2) Aproveite a presença nos marketplaces

Não há como negar o papel dos marketplaces para aumentar as vendas no e-commerce. Esse é o canal preferido de 74% dos consumidores para as compras on-line, especialmente por causa da praticidade e rapidez, e é também o mais usado para começar a pesquisa sobre produtos e serviços.

Ao mesmo tempo, é o pior canal possível para os lojistas que visam reter os clientes. De acordo com a Nuvemshop, os marketplaces têm apenas 8,7% de retenção.

Nesse caso, o indicado é aproveitar a presença neles para atrair o público na primeira compra e logo direcioná-lo para os canais próprios da marca.

Aqui estão os truques para conseguir isso:

Como tornar a experiência no e-commerce mais divertida?

3) Trate seu cliente como VIP

Oferecer uma boa experiência ao público é essencial para aumentar as vendas no e-commerce. O levantamento mostra que dois em cada três consumidores on-line costumam comprar sempre da mesma marca depois de terem uma experiência positiva com ela.

Daí a necessidade de cuidar de cada aspecto da jornada de compra virtual. Desde a comunicação, passando pelas páginas de produtos e o pagamento, até o envio, tudo conta para a fidelização dos clientes.

Ao mesmo tempo, o público também espera ser recompensado por essa fidelidade. Inclusive, 60% dos entrevistados no “E-Consumidor 2026” desejam ter programas de recompensa no relacionamento com as marcas.

Outras formas de oferecer um tratamento VIP incluem:

Viu como é possível aumentar as vendas no e-commerce sem precisar reinventar a roda? Receba mais dicas para ter melhores resultados assinando a newsletter do Negócios SC.

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