Pela primeira vez, o investimento em publicidade deve superar em 2026 a marca de 1 trilhão de dólares em nível global. A estimativa da dentsu no relatório “Global Ad Spend Forecasts”, de dezembro de 2025, ainda aponta um crescimento do mercado publicitário brasileiro acima da média internacional. Saiba mais a respeito com a explicação a seguir.
As previsões do investimento em publicidade em 2026:
- globalmente, o mercado publicitário deve registrar um crescimento de 5,1%;
- eventos esportivos e eleições impulsionam a compra de mídia no ano;
- enquanto isso, espera-se que publicidade no Brasil tenha alta de 9,1%;
- essa é a estimativa mais positiva entre os 12 grandes mercados analisados.
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Panorama global do investimento em publicidade em 2026
De acordo com a previsão da dentsu, o mercado global de publicidade deve crescer 5,1% em 2026, atingindo a marca de 1,04 trilhão de dólares. O crescimento é um pouco menor do que o calculado para 2025, de 5,5%.
Ainda assim, o desempenho esperado está acima da evolução projetada para a economia global no ano de 2026. O Fórum Econômico Mundial prevê uma alta de 3,1% nesse sentido.
A própria dentsu já havia informado no relatório “Media Trends” que 86% dos líderes globais de marketing tinham a intenção de aumentar o investimento em marketing. E 2026 reserva ótimas razões para isso, como a Copa do Mundo de Futebol Masculino.
A última edição do Mundial de Seleções Masculinas impactou um total de 5 bilhões de pessoas, de acordo com os números da FIFA, sendo 2,9 bilhões apenas pela TV linear. A final entre França e Argentina superou recordes de audiência e alcançou 1,42 bilhão de apaixonados por futebol mundo afora.
O ano de 2026 também será marcado por grandes eleições em países como o Brasil e os Estados Unidos. Não à toa, governos, movimentos políticos e organizações devem registrar a segunda maior alta no investimento em publicidade, de 10,1% em relação a 2025, empatados com o setor de bebidas. O maior crescimento é esperado no mercado de tecnologia, com o potencial de avançar 10,3%.
Para completar, uma tendência importante no mercado publicitário global é a de retail media, ou mídia do varejo. A projeção indica o crescimento mais rápido dela entre todos os meios digitais, de 14,1% em 2026.
3 tendências de marketing para 2026 ao alcance da sua empresa.
Grandes eventos impulsionam a publicidade no Brasil
Nosso País tem uma dinâmica própria quando se trata do investimento em publicidade, por isso é necessário analisar também o cenário local.
A começar pelo ritmo de crescimento, a dentsu ressalta que o Brasil deve ter não só uma evolução muito acima da média global, como é o melhor desempenho esperado entre os 12 mercados internacionais analisados.
Enquanto a média do “Global Ad Spend Forecasts” está em +5,1% para 2026, a alta prevista para o Brasil no ano é de 9,1%. O investimento em publicidade no Brasil então deve chegar a 18,6 bilhões de dólares.
As eleições e a Copa do Mundo também são motores de crescimento por aqui. O Mundial de Futebol, por exemplo, é a competição esportiva que os brasileiros mais gostam de acompanhar, segundo a MindMiners. As marcas então devem aproveitar essa oportunidade para se conectarem com o público nacional.
Mas há uma diferença, sobretudo, na distribuição do investimento publicitário. Globalmente, o meio digital representou 68,7% de todo o valor investido em publicidade em 2025, segundo a dentsu. Enquanto isso, no Brasil é a televisão que domina, com 42,3% de participação, de acordo com o painel do Cenp-Meios do primeiro semestre do ano.
Mesmo o Brasil sendo um país bastante conectado, a televisão ainda é o meio mais popular e 93,9% dos internautas brasileiros consomem conteúdo na TV, como aponta o relatório Digital 2026: Brazil. São 17 horas e 21 minutos por semana, em média, na frente do televisor.
75% da população conectada no Brasil assiste à TV linear.
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