A mídia externa é o segundo meio mais consumido no Brasil, atrás apenas da TV aberta. Nove em cada dez brasileiros são impactados por ela, como informa a Kantar no “Inside OOH”. Inclusive, ao incluí-la no seu planejamento de comunicação, aqui vai uma dica para ter o máximo impacto: 93% dos consumidores no País acreditam que a mídia DOOH (digital out of home) chama mais atenção.
Saiba como a mídia DOOH impulsiona seus resultados:
- a mídia externa gera uma lembrança da marca maior que a dos principais meios;
- 68% dos brasileiros já compraram ou pesquisaram algo por causa de um anúncio OOH;
- os formatos digitais têm um tempo de visualização 50% superior ao dos estáticos;
- não à toa, 71% dos publicitários pretendem aumentar o investimento em DOOH.
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O papel da mídia DOOH na construção da marca
A publicidade OOH (out of home, ou fora do lar) representou 12,1% de todo o investimento em mídia no Brasil entre janeiro e setembro de 2025, de acordo com os dados do Cenp-Meios. Na comparação com o mesmo período de 2024, houve um crescimento de 14,1% no valor investido, chegando a 2,36 bilhões no acumulado deste ano.
Esse investimento deve seguir crescendo, impulsionado pela mídia DOOH. Como aponta o “Panorama DOOH 2025”, da IAB Brasil em parceria com a Galaxies, 71% dos publicitários ouvidos demonstraram a intenção de investir mais nesse formato.
O mesmo relatório destaca que 68% dos profissionais indicam o aumento do reconhecimento da marca como o principal objetivo das campanhas envolvendo DOOH.
Como vimos acima, nove em cada dez brasileiros consomem mídia externa. E esse alcance é bastante qualificado, conforme um estudo da OAAA com a Solomon Partners. Ele diz que OOH tem o melhor desempenho na geração de lembrança da marca entre as mídias mais populares.
Além disso, a mídia DOOH chama mais atenção naturalmente, sobretudo quando sabe se inserir no contexto do ambiente. O DOOH 3D é um passo a mais nesse sentido, porque a imagem parece saltar dos anúncios em direção ao público, como no primeiro painel gigante em 3D da Ilha de Santa Catarina, o NSC View.
Esse efeito foi comprovado em um estudo da Ultraleap: anúncios OOH dinâmicos retêm um tempo de visualização 50% maior do público em relação aos estáticos. Eles também são 52% mais efetivos em aumentar o reconhecimento da marca.
5 vantagens de ter a mídia externa (OOH) na sua estratégia.
O impacto da publicidade OOH nas vendas
A mídia exterior tem outro benefício: ela alcança o consumidor a caminho da compra. Nesse sentido, tem um potencial que vai muito além do branding e atua como uma ferramenta para impulsionar interações diretas com a marca e, é claro, as vendas.
O “Inside OOH” da Kantar mostra que 79% dos consumidores que viram a publicidade fora do lar interagiram com algum anúncio. As ações mais frequentes são:
- busca posterior por mais informações sobre a marca;
- seguir a marca nas redes sociais;
- escanear um QR Code do anúncio.
Ainda vale ressaltar que 68% dos consumidores já compraram ou pesquisaram algum produto após ver um anúncio em mídia externa.
Mais uma vez, o DOOH apresenta um melhor desempenho em relação a mídias estáticas, de acordo com a Ultraleap. O formato dinâmico é capaz de gerar duas vezes mais conversões.
5 ideias para usar o painel 3D gigante NSC View na mídia externa.
Aproveite o DOOH 3D do NSC View em Florianópolis
A capital catarinense recebeu o primeiro telão 3D da Ilha de Santa Catarina com o NSC View. O painel gigante de 20,6 metros de largura por 7,8 metros de altura está localizado no bairro Santa Mônica, na área externa do Villa Romana Shopping.
Segundo a estimativa da Datavisiooh, a solução em DOOH da NSC deve gerar 3,3 milhões de impactos por mês. Afinal, estamos falando de uma região muito movimentada de Florianópolis, em um dos polos comerciais da cidade e no trajeto para duas grandes universidades do Estado.
O NSC View é mais uma solução eficaz do maior hub de comunicação de Santa Catarina para quem deseja destacar sua marca no Estado. A combinação entre DOOH e o efeito 3D é capaz de criar campanhas imersivas, marcantes e com alto potencial de viralização nas redes sociais.
— O NSC View chega para oferecer uma experiência de impacto, unindo inovação, tecnologia e emoção. Queremos transformar o jeito como as marcas se conectam com o público em Santa Catarina — exalta Mário Neves, presidente-executivo da NSC.
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