O sinal analógico da televisão aberta no Brasil, que funcionou por 75 anos, despediu-se com o apagar das luzes de 2025. Este 2026 então marca o primeiro ano da TV digital respondendo por 100% da operação no País. Mas essa história não acaba aí e teremos ainda no primeiro semestre um novo capítulo na mídia brasileira.
Entenda a transformação da TV digital no Brasil em 2026:
- três em cada quatro brasileiros conectados têm uma smart TV em casa;
- essa forma de consumir televisão mexe como as marcas anunciam e vendem;
- a chegada da DTV+ é uma revolução maior do que foi a mudança para o sinal digital;
- e a nova Era da TV aberta no Brasil deve estrear a tempo da Copa do Mundo.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O uso da TV Conectada nos lares brasileiros
Desde a entrada do sinal digital de TV aberta no Brasil até o desligamento dele, foram 18 anos. Nesse processo, os telespectadores brasileiros descobriram uma nova forma de aproveitar o conteúdo televisivo com a TV Conectada (CTV).
Televisores inteligentes, consoles de videogames e dispositivos de streaming aproximaram o meio de comunicação mais popular e democrático do País à internet. Mas essa mudança foi puxada, principalmente, pelas smart TVs.
De acordo com o relatório Digital 2026: Brazil, de We Are Social e Meltwater, 74,7% dos internautas brasileiros com 16 anos ou mais possuem uma smart TV. Esse é o dispositivo digital mais presente na vida da nossa população, atrás apenas dos smartphones. E o Brasil aparece à frente da média global, em que 49,3% das pessoas conectadas têm um televisor inteligente.
Hoje, as smart TVs já são a principal tela para o consumo dentro do lar até de conteúdos nativos do meio digital. Esse é o caso do YouTube, segundo os dados coletados pela Kantar, que se tornou mais assistido pela TV Conectada que pelo celular.
75% da população conectada no Brasil assiste à TV linear.
Perspectivas para os anunciantes na TV digital conectada
A TV digital chegou à maioridade no Brasil e esse amadurecimento é uma boa notícia para os anunciantes. Eles têm agora à disposição o alcance massivo da televisão com a precisão de dados da internet.
A segmentação de campanhas torna-se mais detalhada, porque há um conhecimento profundo e individualizado do consumidor que está diante da tela. Isso então aumenta a eficiência da publicidade e otimiza o investimento em mídia.
Aliás, a TV digital permite explorar novos formatos de anúncios, como as notificações com ofertas personalizadas de acordo com o contexto do vídeo e o perfil do consumidor.
As compras pela televisão (T-Commerce) são outro impulso à publicidade. Não somente os anúncios são compráveis, os tais shoppable ads, como qualquer produto exibido em um programa de variedades, na novela ou na transmissão esportiva pode ser adquirido sem mudança de dispositivo. Nesse cenário, os anunciantes que integrarem o entretenimento ao e-commerce vão transformar a TV digital em um novo canal direto de vendas.
Melhor ainda, as marcas conseguirão mensurar essas vendas com mais facilidade pela atribuição entre o contato com o anúncio e a ação de interesse ou compra.
TV 3.0: entenda tudo sobre a nova Era da televisão.
A DTV+ é o futuro da TV digital no Brasil
O ano de 2026 é importante para a mídia brasileira porque também marca uma nova Era na TV digital aberta. A chamada DTV+, ou TV 3.0, traz um novo padrão de transmissão, mais conectado e com maior qualidade de imagem e som.
Os telespectadores poderão ter conteúdos com resolução 4K e áudio imersivo na sala de casa. Eles ainda terão muito mais controle de como interagem com esse conteúdo. Isso inclui desde a escolha de câmeras ou trilhas de som até o acesso a informações extras sobre o que é exibido.
A previsão é de que o processo de adesão à DTV+ tenha o mesmo ritmo do sinal digital. Serão décadas até o Brasil todo adotar o novo padrão.
Mas as primeiras transmissões neste modelo do futuro da TV aberta começam agora em 2026. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília foram as praças escolhidas para iniciar a operação em junho. O período coincide com a realização da Copa do Mundo de Futebol Masculino, o que servirá de estímulo para as emissoras e o próprio público experimentarem a nova tecnologia.
Saiba mais sobre a revolução da DTV+ no Brasil baixando o guia completo do Negócios SC. Ele vai tirar todas as suas dúvidas e ajudar você a se preparar para a nova Era da televisão.


