O investimento em mídia digital no Brasil chegou a R$ 37,9 bilhões em 2024, de acordo com um levantamento de IAB Brasil e Kantar. Esse valor representa um crescimento de 8% em relação a 2023. Mas, com as transformações no consumo de internet, novas oportunidades e necessidades surgem para os anunciantes. Então, vale acompanhar as dicas do Negócios SC para sua estratégia on-line.
Destaques do investimento em mídia digital no Brasil:
- o valor investido em mídia on-line cresceu 60% entre 2020 e 2024;
- 43% do investimento em formatos vai para o conteúdo em vídeo;
- entre os canais, as redes sociais dominam com 53% do valor total;
- mas são os anúncios em sites que geram a maior descoberta das marcas.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Oportunidades para o investimento em mídia digital
1. O consumo de vídeo digital em TVs conectadas
O relatório “Digital AdSpend 2025” mostra que 43% do investimento on-line no Brasil é alocado em vídeo. Esse é, de longe, o formato favorito dos anunciantes no País, com boas razões para isso.
De acordo com a Kantar, os brasileiros consomem, em média, quase duas horas e meia de conteúdo em vídeo por dia. O formato se tornou até uma parte importante da jornada de compra. Nesse sentido, uma pesquisa da Wyzowl mostra que 87% dos consumidores já tiveram a influência do vídeo para comprar um produto ou serviço.
Agora, será que o investimento em vídeo digital pela sua marca corresponde ao modo como os brasileiros consomem esse tipo de conteúdo?
No estudo “Inside Video 2025”, a Kantar informa que a maior parte do consumo de vídeo dentro dos lares brasileiros ocorre nas TVs conectadas. Enquanto 53,88% do consumo passa por esses aparelhos, sendo 36,06% de forma exclusiva, 29,74% dele ocorre em smartphones. A navegação móvel responde, exclusivamente, por apenas 11,98% do alcance do vídeo nos domicílios do País.
Com a maior adoção da TV conectada no Brasil e das novas tecnologias para a transmissão, o aparelho televisor assume os papéis de dar visibilidade e converter ao mesmo tempo. E aí está uma oportunidade excelente para a estratégia de marketing das marcas.
O conteúdo em vídeo fala com 99,54% dos brasileiros.
2. A mídia digital em sites de notícias
Já entre os canais, são as redes sociais que dominam o investimento em mídia digital no Brasil. Elas representam 53% do valor alocado pelos anunciantes brasileiros.
Os portais na internet, por outro lado, recebem somente 19% do investimento. Mas diferentes levantamentos sugerem que esse canal deveria receber maior atenção de quem investe.
O relatório Digital 2025: Brazil revela que os anúncios em sites são a principal forma de descoberta de marcas pelos brasileiros conectados com idades entre 16 e 64 anos.
Inclusive, é nos sites de notícias que esse canal tem a maior força. Uma pesquisa de UOL e MindMiners aponta que eles lideram a influência na decisão de compra durante a Black Friday, por exemplo.
A eficácia dos sites de notícias como parte da estratégia de mídia tem a ver com a confiança do público. Os portais de jornalismo on-line estão entre os meios com a maior credibilidade junto aos consumidores, assim como a televisão e a rádio, o que gera mais atenção para os anúncios e, consequentemente, aumenta a intenção de compra.
5 curiosidades sobre a vida digital dos brasileiros em 2025.
3. Potencializar a estratégia digital com mídias off-line
O “Digital AdSpend 2025” destaca o papel da internet na jornada de descoberta dos brasileiros. Ela permanece como a principal fonte de informação para 78% dos consumidores no País quando querem pesquisar algo.
Mas as buscas on-line não geram tantas conversões para as marcas quanto antes e a culpa é da inteligência artificial. Os resumos de IA generativa nas páginas de resultados do Google reduzem 34,5% da taxa média de cliques nas páginas mais bem posicionadas, revela um estudo da Ahrefs.
Nesse novo contexto, as pesquisas mais genéricas, envolvendo palavras-chave pouco específicas ou de cauda curta, podem já não ser tão funcionais. O consumidor precisa ter uma necessidade mais profunda para motivar o clique em um dos resultados.
Daí a importância de ter uma estratégia de comunicação 360º, com mídias digitais e off-line atuando juntas. Mais ainda, meios como televisão e rádio podem atrair tráfego para sua marca na internet.
A Radiocentre tem uma boa prova desse feito de atração das mídias off-line. Em um estudo, ela diz que alocar 10% do orçamento de mídia na rádio eleva em 52% a navegação on-line da marca. Mais uma vez, a atenção e a confiança do público têm um papel importante nesse processo, fazendo os consumidores apresentarem um nível de interesse mais elevado.
Descubra agora as soluções da NSC para sua empresa. Baixe o guia One Stop Shop NSC e veja dezenas de outras oportunidades para crescer com sua comunicação.