O Brasil é um país amplamente conectado, não apenas pelo número total de usuários da internet, mas também pela intensidade do consumo na vida digital dos brasileiros.
Dados do portal Statista colocam o Brasil como o segundo país em que as pessoas passam mais tempo on-line por dia, com uma média de 9 horas e 12 minutos, ficando atrás somente da África do Sul em 2024, com 9 horas e 21 minutos na média diária. Como comparação, a média global ficou em 6 horas e 36 minutos.
Descubra mais curiosidades sobre a vida digital dos brasileiros:
- o Brasil tem 183 milhões de pessoas conectadas à internet em 2025;
- são 144 milhões de identidades associadas às redes sociais no País;
- nove em cada dez internautas brasileiros leem notícias on-line;
- e quase um terço do público segue marcas das quais pensa em comprar.
As informações são do relatório Digital 2025: Brazil, de Meltwater e We Are Social, que você pode ver em mais detalhes a seguir.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
A vida digital dos brasileiros em 2025
1) O uso de internet está bem solidificado no Brasil urbano
O cenário geral é de estabilidade no uso de internet pelos brasileiros, até por conta da ampla adesão ao meio digital nos centros urbanos. Nas áreas rurais, no entanto, o acesso ainda está longe do ideal.
O resultado disso foi um crescimento de apenas 0,01% no total de brasileiros que usam a internet entre 2024 e 2025. Agora são 183 milhões de pessoas conectadas no País, ou 86,2% da população.
O percentual de indivíduos com celular — o principal dispositivo para acesso à internet no Brasil — não teve qualquer alteração e ficou em 84,7%.
Com isso, o número de identidades associadas às redes sociais também não mudou. São 144 milhões de brasileiros que usam plataformas como Instagram, Facebook e TikTok.
5 dados para embasar sua estratégia de vídeo marketing em 2025.
2) Brasileiros consomem o conteúdo da televisão pela internet
O relatório aponta que 92,3% dos usuários de internet consomem o conteúdo da televisão linear, comprovando que a TV continua sendo uma referência de informação e entretenimento para os brasileiros.
Os dados também reforçam o avanço do consumo de vídeo no País no sentido da TV Total. Inclusive, três a cada quatro internautas no Brasil com idade acima dos 16 anos já possuem um aparelho de TV inteligente. Esse comportamento está rompendo a fronteira entre o vídeo off-line e o on-line.
Ainda podemos destacar o fato de que o tempo total de consumo de televisão permaneceu estável de um ano para o outro. São quatro horas diárias, segundo Meltwater e We Are Social.
O que é a TV Total e por que é o futuro da publicidade?
3) Leitura de notícias faz parte da vida digital dos brasileiros
Ficar a par das notícias e eventos mais recentes é uma das principais razões para 65,9% dos brasileiros usarem a internet. Mas o veículo precisa ter credibilidade. Esse é o critério número um para 53% das pessoas no Brasil escolherem um site de notícias para ler, segundo uma pesquisa da Teads.
O Digital 2025: Brazil ainda ressalta que 91,7% dos internautas no País consomem notícias on-line, um pequeno acréscimo em relação aos 89,9% registrados em 2024. Neste ano, o tempo médio diário de leitura desse tipo de conteúdo chegou a 2 horas e 38 minutos. Os jornais superam até o consumo de músicas, podcasts e jogos na vida digital dos brasileiros.
Como anúncios em sites de notícias ajudam sua marca?
4) O Instagram continua relevante para os usuários
Por um longo tempo, o Facebook foi a principal fonte de tráfego para sites entre as redes sociais. Em dezembro de 2014, por exemplo, ele representava 92,07% dos acessos. Corta para dezembro de 2024 e esse número caiu para 40,47%.
Agora o Facebook concorre com outra rede da Meta pelo posto de maior gerador de tráfego. Isso porque o Instagram já responde por 39,76% do total.
Os dados mostram o Instagram bastante fortalecido no Brasil. O uso mensal da plataforma subiu de 22 horas e 27 minutos por usuário em 2023 para 23 horas e 35 minutos em 2024. E a rede aparece como a favorita de quatro em cada dez brasileiros conectados, ou 39,8% do público, à frente do WhatsApp (31,2%), do TikTok (7,1%), do Facebook (6,8%) e das demais redes sociais.
Quer aumentar o tráfego do site? Então anuncie na rádio.
5) Os brasileiros se conectam com as marcas pelas redes
A conexão com as marcas é um aspecto importante da vida digital dos brasileiros. Como prova disso, o relatório informa que 60,4% dos internautas no País colocam as redes sociais como um dos principais canais para saber mais sobre negócios e produtos. Quatro em cada dez brasileiros conectados ainda afirmam que essa é uma das maiores razões para usar as redes.
Para completar, quase um terço do público on-line no Brasil segue as marcas das quais considera comprar.
Quer conhecer agora as oportunidades para destacar sua mensagem no ambiente digital? A NSC tem diversas soluções em portais de notícias, podcasts, vídeos e redes sociais para seu negócio. Baixe o guia One Stop Shop NSC e turbine seus resultados na internet.