Santa Catarina ganha mais de 25 mil novos negócios por mês, em média, de acordo com os dados da Junta Comercial do Estado em 2025. A maioria deles são de pequeno porte. Para esses empreendedores, começar o marketing de pequenas empresas pode parecer um mistério à primeira vista, mas o caminho é mais simples do que se imagina. Veja a seguir as dicas para iniciar sua jornada!
Saiba como iniciar o marketing de pequenas empresas em SC:
- ter um plano de marketing ajudará você a otimizar o investimento;
- as empresas investem nessa área, em média, 11,4% do orçamento total;
- algumas soluções sairão de graça, ou quase, como as redes sociais e SEO;
- mas para ter alcance e confiança de verdade é preciso de mídias como a rádio.
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Os primeiros passos do marketing para pequenas empresas
Ao abrir um novo negócio, todo empreendedor quer torná-lo conhecido e atrair clientes o quanto antes. Mas como fazer isso?
Tudo começa com um plano de marketing. Você vai colocar no papel:
- uma breve introdução da marca e o que oferece;
- suas metas neste primeiro momento;
- qual é o perfil do público-alvo;
- como seria seu consumidor ideal (buyer persona);
- como a marca deve falar (voz da marca);
- como ela se apresenta visualmente (identidade visual);
- e quais ações pretende tomar para alcançar as metas propostas.
Não é preciso fazer algo perfeito nem definitivo por enquanto. Muitas ideias serão refinadas com o amadurecimento do negócio. Mas é bom ter alguma noção de quem é seu público e de como se comunicar com consistência, primeiramente para não desperdiçar seu orçamento e, em segundo lugar, para facilitar o reconhecimento da nova marca.
Além disso, você já deve saber que o marketing de pequenas empresas precisa de investimento. A dúvida então é: quanto? Nesse sentido, a pesquisa The CMO Survey 2025 traz uma média do percentual de investimento com base no orçamento total do negócio:
- empresa de produtos B2B: 7,4%
- empresa de serviços B2B: 6,7%
- empresa de produtos B2C: 21,5%
- empresa de serviços B2C: 11,7%
No entanto, as novas empresas podem necessitar de um impulso extra de investimento para quebrar a barreira do anonimato no começo.
Veja as oportunidades para pequenos negócios e marcas locais.
Dicas para o plano de ação no marketing de pequenas empresas
Até agora vimos a teoria, colocando as ideias no papel. O plano de ação é onde tudo entra em prática e seu investimento começa a contar.
Então, aqui está um caminho possível para quem está começando.
1. Pessoas próximas
O “boca a boca” é um recurso muito útil no marketing de pequenas empresas. E o que é melhor: gratuito.
Faça seu negócio ser conhecido entre familiares e amigos. Nem sempre eles serão o público-alvo, mas talvez saibam de alguém para indicar. No começo, essa confiança adquirida por recomendações será fundamental para atrair clientes, enquanto a marca não cria uma reputação por si própria.
2. Redes sociais
Uma pesquisa da GoDaddy comprova que 90% dos empreendedores de pequenas e médias empresas no Brasil consideram as redes sociais importantes para as vendas.
O truque para usá-las na sua estratégia é saber de antemão que seu alcance orgânico será ruim. Portanto, não se preocupe em ter centenas de curtidas nas suas publicações logo de cara. O foco deve ser em estabelecer uma presença on-line, comprovar que o negócio existe de verdade e facilitar o acesso a informações essenciais. Para isso, escolha as plataformas que façam sentido para seu público-alvo.
Você não precisa sequer postar todos os dias se não tiver tempo para isso. Mas esteja sempre de olho nos comentários e mensagens, porque as redes sociais são, acima de tudo, um canal de relacionamento com o cliente.
3. SEO
Se a empresa atende localmente, uma boa ideia é usar a otimização para motores de busca (SEO) focada nas proximidades do negócio. Isso envolve ter um Perfil de Empresa no Google e, quem sabe, investir em anúncios segmentados pela localização, como “lavanderia em Florianópolis” ou “loja de calçados em Blumenau”.
Já os negócios virtuais, a exemplo dos e-commerces, devem caprichar nos títulos e nas descrições dos produtos e serviços, incluindo palavras-chave específicas da categoria. Os anúncios segmentados também podem ajudar na sua encontrabilidade on-line.
4. Mídia externa
No caso dos estabelecimentos físicos, a mídia externa é outro recurso interessante para o marketing de pequenas empresas. Segundo uma pesquisa da Kantar, 68% dos consumidores no Brasil já compraram ou pesquisaram algo por causa desse tipo de publicidade.
Outra vantagem da mídia externa é a segmentação geográfica dos anúncios. Eles podem literalmente apontar a direção da sua empresa para o público.
5. Rádio
Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas há ótimas razões para incluir a publicidade na rádio em sua estratégia.
A rádio entrega o alcance que uma pequena empresa dificilmente terá nas redes sociais (sem pagar uma fortuna). É um meio de confiança do público, o que traz credibilidade para sua comunicação. Permite ter frequência de mídia sem estourar o orçamento de marketing. E, para completar, oferece segmentação geográfica e de perfil de consumidor.
Como a NSC ajuda pequenos negócios a impulsionar a economia?
Para onde levar o marketing da sua empresa a partir daí?
Suas opções de comunicação não param nessas cinco dicas. O ideal é ir coletando os contatos, seja e-mail, seja telefone, de clientes e interessados para explorar os canais de comunicação direta com o público.
Entretanto, para alcançar mais pessoas que ainda não conhecem sua empresa, vale investir em outras mídias tradicionais além da rádio. Em termos de alcance, por exemplo, a televisão é imbatível, ainda mais com a liderança da NSC TV em Santa Catarina. Já um conteúdo patrocinado no NSC Total permite contar a história fascinante do seu negócio e conquistar a confiança dos leitores, como no caso da Méz Móveis.
Então, quer ter sucesso com o marketing da sua nova empresa? Receba gratuitamente um plano de mídia da NSC para seu negócio!