Para 93% dos brasileiros entrevistados em uma pesquisa da Globo, fazer exercícios regularmente é sinônimo de cuidar da saúde. Mas a prática de atividades físicas também tem uma forte relação com a aparência. Juntas, essas duas motivações impulsionam o mercado fitness no Brasil. Saiba mais a seguir!
Entenda o comportamento do público no mercado fitness:
- 65% dos brasileiros praticam exercícios ao menos quatro vezes por semana;
- a academia é o ambiente onde se exercitam com a maior frequência;
- 70% dos frequentadores de academia gastam até R$ 150 com a mensalidade;
- enquanto o consumo de suplementos no dia a dia supera esse valor.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
1. A motivação para a prática de atividades físicas no Brasil
O relatório Corpo em Movimento, do Opinion Box, destaca que nove em cada dez brasileiros sentem que os dias com atividades físicas são os melhores dias para eles. Muitos, inclusive, fazem exercícios em busca de prazer ou para aliviar o estresse e a ansiedade.
Principais motivações para a prática de atividades físicas:
- Melhorar a saúde: 72%
- Melhorar o condicionamento: 56%
- Buscar bem-estar e prazer: 52%
- Alívio de estresse ou ansiedade: 43%
Somente então aparecem objetivos relacionados a uma forma física específica, como ganhar massa muscular (38%) ou perder peso (35%).
A terceira edição do Panorama Setorial, da Fitness Brasil, ainda ressalta que os brasileiros mais ativos fisicamente são os mais satisfeitos com a rotina de exercícios. Entre aqueles que se exercitam seis ou sete vezes semanalmente, 75% estão satisfeitos. Mas o nível de satisfação cai para 24% entre os que praticam apenas uma vez na semana.
Dados mostram como os brasileiros procuram cuidar da saúde.
2. A rotina de exercícios físicos dos brasileiros
Entre os praticantes de atividades físicas no País, 65% se exercitam pelo menos quatro vezes por semana, de acordo com o Opinion Box. Inclusive, 15% praticam todos os dias.
As atividades mais populares são a musculação e a caminhada, ambas praticadas por mais de 50% dos entrevistados no levantamento. Mas a musculação é apontada como a favorita dos brasileiros ativos.
Atividades físicas favoritas no País:
- Musculação: 26%
- Caminhada: 17%
- Futebol: 10%
- Corrida: 9%
- Ciclismo e pilates: 5%
O local preferido para esses exercícios é a academia, apontada por 55% dos entrevistados. Outros 41% costumam se exercitar na rua, 26% em praças ou parques, e 20% na própria casa ou no prédio.
Também há uma ligeira preferência pelos exercícios no período da manhã, escolhido por 44% dos brasileiros. A noite aparece logo depois, com 39%, enquanto a tarde registra 16% e a madrugada 1%.
Pressão estética e a relação com a beleza no Brasil.
3. O papel dos influenciadores no mercado fitness do País
Sete em cada dez pessoas seguem influenciadores fitness, especialmente no Instagram. A principal busca é por dicas de exercícios e de alimentação, de acordo com o relatório Corpo em Movimento.
Tipos de conteúdo que mais atraem em perfis de influenciadores fitness:
- Dicas de treinos e exercícios: 69%
- Receitas e dicas de alimentação saudável: 51%
- Bem-estar e saúde mental: 42%
Essa procura por dicas de exercícios na internet está relacionada ao fato de que 32% dos brasileiros montam sua atividade física por conta própria. Sobretudo entre os homens há uma maior dificuldade de consultar um instrutor ou personal trainer para estruturar seus treinos de forma individualizada.
Saiba como elevar seus resultados com marketing de influência.
4. Academias são o local favorito para as atividades físicas
Como vimos, as academias são o ambiente onde os brasileiros fazem exercícios com maior frequência. Esses espaços têm ganhado uma enorme popularidade no País, tanto que o Brasil registra o segundo maior número de academias no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, conforme os dados da International Health Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).
No relatório do Opinion Box, 58% dos entrevistados relataram ter um plano de academia atualmente. A maioria desse público (65%) gasta de R$ 50 a R$ 150 por mês nesses espaços.
Para os negócios do ramo, ter uma boa variedade de equipamentos é o que chama mais a atenção dos praticantes de exercícios. Um pouco mais abaixo, os consumidores apontam a importância do ambiente e da infraestrutura.
Mercado fitness: como as academias podem crescer no Brasil?
5. O consumo de suplementos no mercado fitness
O Panorama da Fitness Brasil traz uma informação ligeiramente preocupante: 75% dos praticantes de atividades físicas no Brasil não têm acompanhamento nutricional.
Ainda assim, 81% consomem algum tipo de suplemento. Creatina, whey e outros tipos de proteína são os produtos mais populares do gênero.
Esse é um mercado bastante lucrativo no País. Os consumidores gastam, em média, mais com suplementos que com a própria academia. De acordo com o Opinion Box, 51% compram acima de R$ 150 por mês.
Curiosamente, oito em cada dez brasileiros acreditam que uma alimentação saudável pode substituir o uso de suplementos. Talvez aí esteja um indício de que eles não estão conseguindo obter esse tipo de alimentação na rotina.
Acompanhe mais pesquisas de comportamento com o Negócios SC. Assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão.