Oito em cada dez donos de bares e restaurantes no Brasil esperam um maior faturamento agora no final de 2025, em comparação com os resultados de 2024. Esse dado da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela um cenário otimista à espera do movimento extra de fim de ano, aliado ao desemprego em queda e à maior renda da população. A seguir, destacamos as oportunidades desta época para o setor.
Como bares e restaurantes podem aproveitar o fim de ano:
- 95% dos brasileiros pretendem comemorar o Natal em 2025;
- além dos que vão comer fora, muitos pedirão entrega em casa;
- oferecer pacotes de confraternização também é uma boa ideia para os negócios;
- e a publicidade influencia 62% do público a saber mais sobre o estabelecimento.
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5 oportunidades para bares e restaurantes no fim de ano
De acordo com a Abrasel, quatro em cada dez proprietários no setor esperam aumentar as vendas acima de 10% nesta época. E você, está confiante? Acompanhe as dicas adiante para chegar ao resultado que deseja.
1) Menus temáticos para o Natal e Ano Novo
As comemorações do final de ano têm um enorme poder de mobilizar os brasileiros. Uma pesquisa da Globo mostra, por exemplo, que 95% dos consumidores pretendem celebrar o Natal em 2025.
Os bares e restaurantes podem aproveitar essas datas oferecendo muito além da praticidade na realização do almoço ou jantar em família. O ideal é mergulhar na temática de cada ocasião, oferecendo um cardápio e uma decoração especiais.
Mais do que em outros eventos do calendário tradicional, os consumidores procuram no fim do ano “vivências memoráveis, em que o ambiente, o serviço e até a narrativa do prato compõem a experiência”, como explica o relatório de Serviços de Alimentação em Santa Catarina, desenvolvido pelo Sebrae SC.
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2) Confraternizações são uma mina de ouro
Muitas empresas realizam nesta época as confraternizações entre funcionários. Tais eventos são uma ótima oportunidade de aumentar o fluxo de clientes não só na última semana do ano, como ao longo de novembro e dezembro.
Ter uma estratégia específica para esse público pode impactar significativamente seu faturamento. Nesse caso, uma boa ideia é montar pacotes promocionais voltados a grupos corporativos.
E não se esqueça de manter um canal de contato ágil para atender as empresas. O horário comercial delas pode ser diferente do seu.
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3) Entregas por aplicativos também são oportunidades
Mesmo quem decide passar as festividades em casa pode recorrer à alimentação de bares e restaurantes. Só no Natal de 2025, 22% do público pretende encomendar comida fora, de acordo com a pesquisa divulgada pela Globo.
Então, aproveite para destacar seus serviços de delivery com a comunicação de fim de ano.
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4) Bares e restaurantes precisam de parcerias estratégicas
Esta dica vale especialmente para estabelecimentos em cidades turísticas. É possível capitalizar em cima do movimento da temporada de verão estabelecendo parcerias com hotéis, pousadas e até proprietários de Airbnb na região.
Como? Deixe um folder mostrando como seu bar ou restaurante é uma experiência local imperdível para os turistas. Outro incentivo é oferecer um desconto ou cortesias na primeira visita.
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5) Invista na comunicação da sua empresa
A pesquisa “Mapa da alimentação brasileira, dentro e fora de casa”, de Globo e MindMiners, mostra que 62% dos consumidores procuram saber mais sobre um restaurante, bar ou lanchonete após ver a publicidade da marca.
Os cases de sucesso com a NSC comprovam a força da mídia para o setor de alimentação fora de casa. São bares e restaurantes em diferentes regiões de Santa Catarina que viram fortalecer o reconhecimento da marca, aumentar o fluxo de clientes e faturar mais com a presença em veículos líderes de audiência entre o público-alvo.
— Quando uma família ou um casal decide sair para jantar ou se divertir fora, o meu objetivo, enquanto empresa, é participar da disputa de tempo, que muitas vezes é de uma fração de segundos. “Ah, tem o restaurante A, o B e o C.” Eu preciso ser lembrado nesse instante. Então, é basicamente o que eu busco hoje na NSC — declarou a respeito Marlon Gottardo, idealizador e fundador do Baracchetta Parrilla.
Então, quer aproveitar as oportunidades de aumentar as vendas no fim de ano? Descubra a solução da NSC que se encaixa nos seus planos.


