Os brasileiros devem gastar mais com as viagens de lazer em 2025, revela uma pesquisa da Booking.com, a plataforma de reservas pela internet. Isso é uma ótima notícia para o setor de turismo no Brasil, já que a maioria do público nacional tem como destino o próprio País. A seguir, o Negócios SC traz dados que mostram mais a fundo esse planejamento para viajar.
Fique por dentro dos planos de turismo dos brasileiros:
- 90% dos viajantes planejam visitar destinos no Brasil;
- 88% reconhecem que ainda há muito para conhecer no País;
- 61% pretendem aumentar os gastos com viagens de lazer;
- e nas acomodações é onde se permitem mais luxos.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O Brasil nos planos de turismo dos brasileiros
Nove em cada dez brasileiros que têm o hábito de viajar estão planejando alguma viagem dentro dos próximos 12 meses. Isso é o que aponta a pesquisa Turismo e Viagens 2025, do Opinion Box.
Nessa mesma direção, dados da Booking.com informam que 86% das pessoas no País estão animadas com a ideia de viajar ainda neste ano.
Esses dois levantamentos também confirmam a preferência pelos destinos nacionais. De acordo com a plataforma de reservas, 58% dos entrevistados preferem viajar pelo Brasil. Já o Opinion Box ressalta que 90% do público com a intenção de viajar nos próximos 12 meses deve escolher o turismo pelo próprio País.
Qual será o destino da viagem, exatamente, muitos brasileiros não sabem. Quase metade das pessoas ouvidas, ou 47% do total, talvez até começou a pesquisa por opções, só que ainda não decidiu para onde ir. A ideia, entretanto, é chegar lá de avião para 71% do público.
Daí a importância da mídia para inspirar a jornada de compra no turismo. Segundo uma pesquisa do Expedia Group em parceria da Luth Research, os futuros viajantes passam, em média, 45 dias consumindo conteúdos de viagem à procura de ideias.
Por sinal, o que não falta no Brasil são opções para viajar a lazer. À pesquisa Turismo e Viagens 2025, 88% dos entrevistados afirmam que há muitos lugares no País que ainda pretendem conhecer.
7 tendências do turismo que vão guiar o mercado em 2025.
Como os brasileiros planejam a próxima viagem?
Uma tendência importante no mercado turístico é o uso da inteligência artificial no planejamento de viagens, destaca a Booking.com. Dois terços dos brasileiros pretendem recorrer a essa tecnologia para otimizar os planos. Mas, quando se trata de buscar informações sobre possíveis destinos, o Google é a ferramenta mais usada.
Já com o destino escolhido, o Google também é a principal fonte de informações sobre roteiros e lugares de interesse, de acordo com o Opinion Box. Sete em cada dez brasileiros (74%) usam o buscador com essa finalidade. Depois, aparecem o Instagram (40%) e os sites especializados em turismo (32%).
Em seguida, na hora de fazer as reservas, os brasileiros têm dois comportamentos distintos em relação às passagens e ao hotel. Ao garantir o voo, os turistas preferem os sites e aplicativos das companhias aéreas, em vez dos portais agregadores. Por outro lado, na compra da hospedagem, os serviços agregadores são os favoritos.
3 dicas para impulsionar o turismo em Santa Catarina.
Aumento de gastos no turismo, com planejamento e alguns luxos
Outro dado relevante da Booking.com diz respeito ao planejamento financeiro para a próxima viagem dos brasileiros: 61% planejam gastar mais com o turismo; e apenas 13% devem cortar gastos nessa área.
Mas o clima é de cautela entre os viajantes. Quatro em cada dez turistas devem manter o patamar de gasto da última viagem, já cientes de que os custos com o turismo subiram. Outros 39% pretendem visitar destinos mais distantes, enquanto 36% farão estadias maiores.
O que os brasileiros procuram, na verdade, é o melhor custo-benefício para viajar. Esse é o fator decisivo para a escolha do destino na opinião de 76% do público.
A pesquisa Turismo e Viagem 2025 também coloca o preço no topo das prioridades dos turistas nacionais ao escolher a próxima viagem.
No entanto, os brasileiros ainda estão abertos a alguns luxos, segundo o levantamento da plataforma de reservas. E é na hospedagem em que 61% dos indivíduos se permitem pequenos mimos. Em seguida, os restaurantes (60%) e as compras (39%) são outras motivações comuns para gastos não planejados.
Aliás, o Opinion Box mostra que fazer compras é uma das atividades mais apreciadas pelos brasileiros em viagens de lazer. Ela vem à frente até dos momentos junto à natureza e das visitas a museus.
Quer mais informações desse tema? Baixe o estudo de Turismo em Santa Catarina, produzido pelo Negócios SC, e veja vários outros dados do setor.