Como a NSC ajuda pequenos negócios a impulsionar a economia?

15/07/2025

Como a NSC ajuda pequenos negócios a impulsionar a economia?

O Brasil conta com 22,2 milhões de pequenos negócios, conforme os dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) presentes no Mapa de Empresas. Desse total, 19,4% estão na região Sul do País, ou 4,3 milhões de empreendimentos. Mais precisamente, 1,23 milhão encontra-se em Santa Catarina e é aqui no Estado que a NSC pode ajudar esses negócios a crescer.

Veja a importância dos pequenos negócios e como a NSC os ajuda:

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O impacto das micro e pequenas empresas no Brasil

Primeiramente, é preciso destacar o papel dos pequenos negócios, que são motores da inclusão econômica, da geração de empregos e da inovação, de acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima.

O próprio Sebrae ressalta um dado relevante nesse sentido: os pequenos negócios respondem por 26,5% do produto interno bruto (PIB) do Brasil. Considerando então que o PIB nacional foi de R$ 11,7 trilhões em 2024, as micro e pequenas empresas geraram R$ 3,1 trilhões para a economia brasileira no ano passado.

Também devemos considerar o fato de que três em cada quatro microempreendedores individuais (MEIs) no País têm na atividade empreendedora sua única fonte de renda, segundo o “Relatório Especial MEI 10 anos”. Em muitos casos, o pequeno negócio sustenta todo o núcleo familiar. Isso quer dizer que 14 milhões de brasileiros são impactados economicamente pelo trabalho dos indivíduos cujo MEI seja sua única fonte de sustento.

Já na geração de empregos, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 72% dos postos de trabalho criados em 2024. Vale lembrar que o Brasil terminou o ano com um saldo positivo de 1,7 milhão de novas oportunidades, como informa o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Além disso, os pequenos negócios impulsionam a inovação no País, especialmente na forma de startups. O Observatório Sebrae já mapeou 5,7 mil startups brasileiras que se enquadram como microempresas e outras 2,7 mil como pequenas empresas.

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Os pequenos negócios no Brasil em números

O Brasil tem 23,7 milhões de empresas ativas, como apontam os dados do CNPJ referentes a junho de 2025. Desse montante, 22,2 milhões são pequenos negócios. Só no primeiro semestre deste ano, o País ganhou 1.147.005 novos empreendimentos do tipo.

Distribuição dos pequenos negócios no Brasil segundo o porte:

Os microempreendedores individuais têm uma receita bruta anual de até R$ 81 mil. As microempresas (ME) podem ter uma receita bruta anual de até R$ 360 mil, com exceção dos MEIs. Já as pequenas empresas, ou empresas de pequeno porte (EPP), registram uma receita bruta anual de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões.

Santa Catarina, por sua vez, soma 1,23 milhão de pequenos negócios. Com isso, é o sexto estado no Brasil com o maior número de MEIs, MEs e EPPs.

Distribuição dos pequenos negócios em Santa Catarina:

No primeiro semestre de 2025, o Estado acumulou a abertura de 73.131 pequenos negócios.

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Como a NSC impulsiona os pequenos negócios em Santa Catarina?

Os pequenos negócios catarinenses têm na NSC uma importante aliada para crescerem no Estado. Assim, podem continuar contribuindo para a geração de renda, emprego e inovação.

Visibilidade que gera resultado

A NSC é o maior hub de comunicação em Santa Catarina, com veículos líderes de audiência. Só na televisão, mais de 3 milhões de consumidores são impactados por semana. Isso permite uma velocidade de alcance muito maior para os anunciantes na comparação com as outras emissoras presentes no Estado.

Os cases de sucesso com a NSC TV mostram a importância da televisão por trás do sucesso de muitos pequenos negócios catarinenses. 

Audiência qualificada

Anunciar na NSC dá resultado principalmente por causa da audiência qualificada, como é o caso da Atlântida na rádio. A maior produtora de conteúdo jovem do Sul do Brasil fala com 850 mil pessoas por mês em Santa Catarina, sendo que três em cada quatro ouvintes são das classes A e B, as de maior poder aquisitivo, segundo a Kantar.

Impacto nas vendas

O efeito é percebido pelos empreendedores de forma clara. Seja na procura on-line, seja em número de clientes no ponto de venda, a publicidade na NSC se justifica nos cases de sucesso registrados.

— É visível a melhora no nosso movimento. Para mim está sendo maravilhoso! — confirmou Priscila Tiefensee, gerente da Churrascaria Tiefensee, após anunciar na NSC.

Mídia que cabe no orçamento

Outra boa notícia para os pequenos negócios em Santa Catarina é que a NSC tem soluções eficientes para todos os bolsos e necessidades. Empresas dos mais variados portes e segmentos já tiveram sucesso com a mídia nos veículos da NSC e a sua pode ser a próxima.

Descubra agora as mídias mais indicadas para seu perfil com a ferramenta inteligente do Simulador de Campanha.

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