Muitos catarinenses veem no empreendedorismo uma oportunidade de conquistar a independência financeira. Nesse contexto, o e-commerce ganha destaque como a principal opção para quem deseja empreender, trabalhando de casa e vendendo para todo o país – ou até além dele.
Quer saber como criar um e-commerce? Ao longo deste artigo, vamos apresentar um panorama sobre o setor no estado e no Brasil, além de ensinar as 5 etapas que você deve seguir para tirar o seu negócio do papel.
Esses passos fazem parte da metodologia do Ecommerce na Prática, líder global em educação para e-
commerce e parte do ecossistema Nuvemshop.
Confira o podcast sobre e-commerce na prática
O empreendedorismo em Santa Catarina hoje
A população catarinense tem uma longa tradição no empreendedorismo. Não à toa, Santa Catarina tem se consolidado como um dos estados mais empreendedores do Brasil.
Atualmente, o estado conta com 739.697 microempreendedores individuais (MEIs), de um total de 15,6 milhões registrados no país. Entre os catarinenses, 54,4% dos MEIs são homens (402,3 mil), enquanto 45,6% são mulheres (337,3 mil), segundo dados do Governo Federal.
Esse ambiente favorável aos negócios também se reflete no crescimento recorde da abertura de empresas.
Em 2024, Santa Catarina registrou 250.524 novos negócios, um aumento de 11,9% em relação ao ano anterior, quando 223.868 empresas foram abertas, de acordo com a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).
Entre os estados com maior saldo de novas empresas, estão:
- Florianópolis: 12.726;
- Joinville: 11.272;
- Itajaí: 6.758;
- Blumenau: 6.534;
- São José: 5.228;
- Chapecó: 5.103;
- Palhoça: 4.792;
- Balneário Camboriú: 3.670;
- Criciúma: 3.478;
- Jaraguá do Sul: 3.401.
Além disso, em um contexto geral do Brasil, o segmento de moda (extremamente forte em Santa Catarina) ganha bastante destaque no país.
De acordo com a 10ª edição do NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop – maior plataforma de e-commerce da América Latina, o segmento de moda faturou R$ 1,6 bilhão em 2024. Um excelente faturamento.
Mas mesmo esses números reforçando o forte dinamismo econômico do estado e a crescente busca pela independência financeira por meio do empreendedorismo, ainda há bastante dúvida sobre como começar no comércio digital do jeito certo.
Afinal de contas, como criar um e-commerce de sucesso?
5 etapas para criar um e-commerce do zero
Depois de compreender o contexto atual do empreendedorismo em Santa Catarina, chegou o momento de aprender as 5 etapas essenciais para criar um e-commerce do zero.
Esses passos fazem parte da metodologia da escola Ecommerce na Prática, que já ajudou mais de 150 mil empreendedores em todo o país a viverem de e-commerce.
1. Planejamento
O primeiro passo para criar um e-commerce de sucesso é ter um planejamento estratégico bem estruturado. Aqui, você precisa definir questões como:
- O nicho em que deseja atuar;
- Os produtos que pretende vender;
- Seus fornecedores ou a possibilidade de fabricar os próprios itens.
- A persona para qual vai vender.
Essa etapa, de acordo com a metodologia da escola, também é ideal para mapear oportunidades do mercado e identificar produtos com alto potencial de vendas.
2. Estrutura
Aprender sobre canais de venda, a parte burocrática e logística ao criar um e-commerce é o que vai te permitir vender na internet de forma legal e saudável.
Por exemplo, quais os canais de venda que irá apostar? Loja virtual, marketplaces? Como será sua embalagem de entrega? Quais são os seus custos de logística e prazos de envio? E sua precificação estratégica?
Esses são alguns dos tópicos relevantes na hora de estruturar e dar vida ao negócio.
Para vender na internet, também será preciso fornecer a nota fiscal. Isso quer dizer que você deverá ter um CNPJ e formalizar seu negócio antes de começar a vender. O MEI costuma ser uma boa escolha neste início, pensando em uma estrutura mínima viável para operar com menos custos e dentro da lei.
3. Divulgação
Uma loja, ainda que tenha os melhores produtos, só venderá se o público souber que ela existe. Por isso, invista na divulgação para despertar a consciência e interesse do público no que você tem a oferecer.
Redes sociais são uma boa opção para apostar. De acordo com o Relatório Varejo 2024, da Adyen, 65% dos consumidores brasileiros utilizam as redes sociais como o principal canal de compra.
Por isso, publique boas fotos que posicionem o seu produto e gerem desejo ao mesmo tempo em que traz conteúdos de qualidade nos seus perfis para aumentar o engajamento orgânico. Reserve também um orçamento para impulsionar algumas dessas publicações.
Não se esqueça também de anúncios em buscadores como o Google e portais na internet para atrair mais tráfego à sua loja virtual.
Conteúdos patrocinados e parcerias com influenciadores também são táticas relevantes para o e-commerce. Ter uma forte presença online – além da própria loja virtual – é extremamente importante para quem deseja ter uma marca forte e sustentável.
4. Vendas
Hora de pensar na sua estratégia de vendas, tanto as recorrentes quanto as de campanhas específicas. Crie ofertas irresistíveis em seus canais, aposte em anúncios com diferentes ganchos, considere oferecer cupons em ocasiões específicas e trabalhe com produtos complementares para aumentar o ticket médio.
Entre os alunos do Ecommerce na Prática, uma estratégia popular e capaz de gerar picos de venda na loja é a chamada Oferta Explosiva, bem como Live Commerce e Marketing de Influência. Elas são ótimas para serem trabalhadas em campanhas específicas, como Dia das Mães ou Black Friday, depois que seu e-commerce estiver validado.
Não se esqueça de manter a persona do seu negócio em mente para definir ações que realmente façam sentido para os seus consumidores. Também preste atenção ao fluxo de caixa, pois o foco é começar de maneira saudável, sem contrair dívidas ou prejuízos.
5. Impulsão
Por fim, chegou o momento de aprender a escalar a sua loja e aumentar seu faturamento. O foco aqui é tornar a estrutura de vendas mais ágil, eficiente e lucrativa.
Você deve criar anúncios de alta performance no Facebook e Instagram, por exemplo, além de outras estratégias para posicionar a sua marca e fazer o seu produto ser reconhecido como a principal opção para os clientes.
E como se diz na internet: primeiro a gente faz, depois melhora.
A qualquer momento, você pode – e deve – procurar mais informações para resolver os desafios que encontrará pelo caminho. Com o tempo, acumulará conhecimento e experiência prática para saber como fazer uma melhor gestão do e-commerce, como atrair mais clientes e vender mais.
O Ecommerce na Prática é uma excelente solução nesse sentido. Mais de 150 mil empreendedores já transformaram seus negócios e suas vidas com os aprendizados na escola líder mundial em educação para e-commerce.
Conheça o Ecommerce na Prática
O Ecommerce na Prática é líder global em educação para e-commerce, tanto em número de alunos quanto em audiência, e parte do ecossistema Nuvemshop. Com o propósito de reduzir as barreiras das vendas online por toda América Latina para que qualquer pessoa possa viver de e-commerce, a escola já reúne mais de 40 cursos e 450 aulas em um único lugar, tendo transformado a vida de mais de 150 mil empreendedores.