As vendas pela internet são um mercado bilionário no Brasil. Estamos falando de mais de R$ 200 bilhões em faturamento ao ano, de acordo com a Atlantico, com ótimas oportunidades para pequenos negócios on-line como o seu. Mas a escolha da plataforma de e-commerce é uma etapa essencial para garantir bons resultados.
Pensando nisso, vamos mostrar a seguir como essa decisão impacta seu negócio e daremos sete dicas para você encontrar a melhor ferramenta para criar uma loja virtual. Acompanhe!
Confira o podcast sobre e-commerce na prática
7 dicas para escolher a melhor plataforma de e-commerce
1. Pesquise a reputação
Há muitas ferramentas disponíveis no mercado para criar uma loja virtual. Mas é possível reduzir suas opções às mais interessantes ao pesquisar a reputação de cada plataforma de comércio eletrônico.
Então, vale fazer perguntas como:
- Há quanto tempo esta solução existe?
- Quantos lojistas a usam?
- Qual é a avaliação dela?
As soluções mais confiáveis vão tornar essas informações acessíveis. Esse é o caso da Nuvemshop, a plataforma de e-commerce líder na América Latina. No site você pode confirmar que ela está presente no mercado há mais de uma década, que mais de 150 mil lojistas usam a ferramenta e que gera mais de R$ 10 bilhões em vendas por ano.
Procurando sinais como esses, sua jornada começa com o pé direito.
2. Compare os planos
Cada plataforma pode oferecer diferentes planos, que variam em preços e funcionalidades.
Se você tiver um planejamento do seu negócio on-line, ficará mais fácil identificar sua necessidade e a ferramenta que melhor a atende. Se não, aqui vão algumas dicas do que ficar de olho:
- o preço mensal ou anual;
- a taxa por venda realizada;
- produtos e visitantes ilimitados;
- certificado de segurança SSL;
- uso de domínio próprio;
- opções de layout e personalização;
- opções de suporte e atendimento;
- painel de dados do negócio.
Esses são alguns indícios básicos de que a plataforma de e-commerce atende ou não sua necessidade. Tais fatores estão diretamente relacionados à sustentabilidade financeira do negócio e a questões do funcionamento da sua loja virtual. Mas ainda falaremos das integrações, que também são importantes na sua escolha.
3. Pense na escalabilidade do negócio on-line
Lembre-se de que as necessidades da sua loja virtual podem mudar ao longo do tempo para abranger mais produtos, mais consumidores, mais vendas. Portanto, a plataforma de e-commerce escolhida precisa ter escalabilidade para acompanhar seu crescimento.
4. Avalie a facilidade de uso da plataforma de e-commerce
Você não precisa ser um especialista ou esperar semanas para conseguir criar uma loja virtual. Para isso, sua plataforma de comércio eletrônico deve ser intuitiva e fácil de usar, desde as primeiras configurações até a operação no dia a dia.
Com soluções como a Nuvemshop, é possível começar a vender hoje mesmo graças à simplicidade de uso. Qualquer pessoa pode montar uma loja virtual por conta própria na plataforma, personalizar a aparência com os mais de 60 temas e milhares de aplicativos disponíveis, e editar da maneira que quiser.
5. Leve em conta a experiência do consumidor
Segundo o Opinion Box, problemas como a dificuldade de navegação e a demora para carregar o site estão entre os principais motivos para a desistência da compra.
Ou seja, também é preciso que seu e-commerce seja fácil para os consumidores usarem. Isso terá efeito nos seus resultados.
6. Veja as integrações disponíveis para a loja virtual
Para vender na internet, sua loja precisa estar conectada com três processos fundamentais: pagamento, frete e marketing.
A melhor plataforma de e-commerce, portanto, é aquela capaz de integrar mais soluções em um só lugar. Por sinal, a facilidade de pagamento e as condições de entrega são outros fatores que fazem o consumidor comprar ou não. Além disso, uma boa ferramenta de marketing ajudará você a aumentar as vendas on-line ao atrair o público e fidelizar os clientes.
Então, veja três integrações importantes que a Nuvemshop oferece:
- Nuvem Envio: plataforma de logística que permite economizar em remessas para todo o Brasil.
- Nuvem Pago: solução de pagamentos diretamente na Nuvemshop e sem tarifas por transação.
- Nuvem Marketing: ferramenta para automatizar o e-mail marketing do seu negócio on-line em toda a jornada de compra.
Além disso, a Nuvemshop integra-se com outras soluções presentes no mercado e com suas redes sociais para conectar ainda mais a loja virtual ao público.
7. Considere os benefícios extras
O que mais a plataforma de e-commerce pode oferecer para sua empresa? De que outras maneiras ela pode ajudar você a potencializar seus resultados?
Aí estão questões interessantes para fazer. Nesse sentido, um grande diferencial para os clientes da Nuvemshop é o acesso ao Ecommerce na Prática, a maior escola de e-commerce no mundo, com mais de 40 cursos e 450 aulas que vão impulsionar seu negócio on-line.
Aproveite agora a oferta exclusiva da Nuvemshop em parceria com o Negócios SC. Empreendedores catarinenses receberão 50% de desconto por 3 meses nos planos Essencial e Impulso* para começarem a vender hoje.
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