Como escolher a plataforma de e-commerce para seu negócio on-line?

28/03/2025

Como escolher a plataforma de e-commerce para seu negócio on-line?

As vendas pela internet são um mercado bilionário no Brasil. Estamos falando de mais de R$ 200 bilhões em faturamento ao ano, de acordo com a Atlantico, com ótimas oportunidades para pequenos negócios on-line como o seu. Mas a escolha da plataforma de e-commerce é uma etapa essencial para garantir bons resultados.

Pensando nisso, vamos mostrar a seguir como essa decisão impacta seu negócio e daremos sete dicas para você encontrar a melhor ferramenta para criar uma loja virtual. Acompanhe!

Confira o podcast sobre e-commerce na prática

7 dicas para escolher a melhor plataforma de e-commerce

1. Pesquise a reputação

Há muitas ferramentas disponíveis no mercado para criar uma loja virtual. Mas é possível reduzir suas opções às mais interessantes ao pesquisar a reputação de cada plataforma de comércio eletrônico.

Então, vale fazer perguntas como:

As soluções mais confiáveis vão tornar essas informações acessíveis. Esse é o caso da Nuvemshop, a plataforma de e-commerce líder na América Latina. No site você pode confirmar que ela está presente no mercado há mais de uma década, que mais de 150 mil lojistas usam a ferramenta e que gera mais de R$ 10 bilhões em vendas por ano.

Procurando sinais como esses, sua jornada começa com o pé direito.

2. Compare os planos

Cada plataforma pode oferecer diferentes planos, que variam em preços e funcionalidades. 

Se você tiver um planejamento do seu negócio on-line, ficará mais fácil identificar sua necessidade e a ferramenta que melhor a atende. Se não, aqui vão algumas dicas do que ficar de olho:

Esses são alguns indícios básicos de que a plataforma de e-commerce atende ou não sua necessidade. Tais fatores estão diretamente relacionados à sustentabilidade financeira do negócio e a questões do funcionamento da sua loja virtual. Mas ainda falaremos das integrações, que também são importantes na sua escolha.

3. Pense na escalabilidade do negócio on-line

Lembre-se de que as necessidades da sua loja virtual podem mudar ao longo do tempo para abranger mais produtos, mais consumidores, mais vendas. Portanto, a plataforma de e-commerce escolhida precisa ter escalabilidade para acompanhar seu crescimento.

4. Avalie a facilidade de uso da plataforma de e-commerce

Você não precisa ser um especialista ou esperar semanas para conseguir criar uma loja virtual. Para isso, sua plataforma de comércio eletrônico deve ser intuitiva e fácil de usar, desde as primeiras configurações até a operação no dia a dia.

Com soluções como a Nuvemshop, é possível começar a vender hoje mesmo graças à simplicidade de uso. Qualquer pessoa pode montar uma loja virtual por conta própria na plataforma, personalizar a aparência com os mais de 60 temas e milhares de aplicativos disponíveis, e editar da maneira que quiser.

5. Leve em conta a experiência do consumidor

Segundo o Opinion Box, problemas como a dificuldade de navegação e a demora para carregar o site estão entre os principais motivos para a desistência da compra.

Ou seja, também é preciso que seu e-commerce seja fácil para os consumidores usarem. Isso terá efeito nos seus resultados. 

6. Veja as integrações disponíveis para a loja virtual

Para vender na internet, sua loja precisa estar conectada com três processos fundamentais: pagamento, frete e marketing.

A melhor plataforma de e-commerce, portanto, é aquela capaz de integrar mais soluções em um só lugar. Por sinal, a facilidade de pagamento e as condições de entrega são outros fatores que fazem o consumidor comprar ou não. Além disso, uma boa ferramenta de marketing ajudará você a aumentar as vendas on-line ao atrair o público e fidelizar os clientes.

Então, veja três integrações importantes que a Nuvemshop oferece:

Além disso, a Nuvemshop integra-se com outras soluções presentes no mercado e com suas redes sociais para conectar ainda mais a loja virtual ao público.

7. Considere os benefícios extras

O que mais a plataforma de e-commerce pode oferecer para sua empresa? De que outras maneiras ela pode ajudar você a potencializar seus resultados?

Aí estão questões interessantes para fazer. Nesse sentido, um grande diferencial para os clientes da Nuvemshop é o acesso ao Ecommerce na Prática, a maior escola de e-commerce no mundo, com mais de 40 cursos e 450 aulas que vão impulsionar seu negócio on-line.

Aproveite agora a oferta exclusiva da Nuvemshop em parceria com o Negócios SC. Empreendedores catarinenses receberão 50% de desconto por 3 meses nos planos Essencial e Impulso* para começarem a vender hoje.

Crie sua loja on-line e impulsione seu negócio!

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https://www.nuvemshop.com.br/partners/nsc-negocios

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