A marca tem uma enorme influência na jornada de compra imobiliária. Para oito em cada dez entrevistados na pesquisa “O comportamento de consumo do comprador de imóveis brasileiro”, esse é um fator importante na escolha. Daí a necessidade de transmitir confiança no marketing imobiliário e o Negócios SC mostra a seguir como fazer isso, com exemplos dos cases de sucesso da NSC.
Destaques sobre o marketing imobiliário:
- 31% do público considera a marca mais importante que o imóvel;
- 59% procuram o reconhecimento de qualidade e tradição do negócio;
- a televisão fala com 83% dos compradores de imóvel em Santa Catarina;
- essa e outras mídias tradicionais imprimem confiança à comunicação.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
A importância da marca na compra de imóvel
A compra do imóvel é, para muitos brasileiros, o maior investimento financeiro de suas vidas. Não à toa, esse processo é cheio de sonhos e até alguns temores. De acordo com o levantamento “As emoções na jornada imobiliária”, da Brain Inteligência Estratégica, 44% das pessoas sentem medo ao pensar na aquisição de um imóvel.
Se a confiança na marca já é um fator determinante para os consumidores em qualquer segmento, mesmo nos produtos de giro rápido, ela atinge o grau máximo de importância no mercado imobiliário.
Como apontam os dados da Brain em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a marca da construtora é mais importante que o próprio imóvel para 31% do público.
Mas o que os brasileiros estão olhando na marca?
- Satisfação, baixo índice de reclamações: 36%
- Qualidade, reconhecimento da excelência: 34%
- Tradição, anos de mercado e portfólio: 25%
- Comunicação, marca conhecida e presente na mídia: 5%
Ainda que a comunicação seja a resposta menos citada pelo público, ela pode contribuir diretamente na percepção de satisfação, qualidade e tradição dentro do marketing imobiliário. Mas as empresas do setor precisam ser estratégicas na decisão de onde anunciam para maximizar esse efeito positivo da mídia.
Por que a jornada de compra de imóvel deixa apenas 48% satisfeitos?
O marketing imobiliário em Santa Catarina
As marcas que desejam inspirar confiança precisam estar presentes em meios e veículos confiáveis. Quando uma construtora, incorporadora ou imobiliária ocupa espaços de credibilidade, ela absorve esse atributo na percepção do público.
Especialmente no caso das mídias tradicionais, a comunicação deixa de ser mera publicidade e se torna um validador social.
Anunciar na televisão, por exemplo, produz nos consumidores a imagem de ser uma marca de sucesso e capaz de cumprir com as promessas anunciadas. Essa descoberta de um estudo da house51 define bem a força da TV dentro do marketing imobiliário, ainda mais quando se trata da líder de audiência em Santa Catarina como a NSC TV, segundo os dados da Kantar.
O público catarinense está muito ligado nas mídias tradicionais. Como destaca o “Estudo do Mercado Imobiliário 2025”, produzido pela NSC, esses meios falam com a maioria dos interessados na compra de imóvel no Estado.
Público-alvo do mercado imobiliário atingido pela mídia em Santa Catarina:
- Televisão: 83%
- Rádio: 64%
- Jornalismo digital: 79%
- Jornalismo impresso: 20%
Em uma jornada de compra longa como a dos imóveis, a presença nesses meios ainda fortalece a lembrança da marca para quando o consumidor decidir avançar na procura.
Veja as empresas catarinenses que se destacaram com a NSC.
Cases de sucesso no marketing imobiliário
O impacto da mídia na confiança da marca não é apenas teórico, é concreto. As histórias de sucesso do marketing imobiliário nos veículos da NSC provam isso.
A Dalsul Empreendimentos fez uma parceria com a NSC TV para divulgar o empreendimento Villa Florença em Guaramirim. Para Otilio Dalçoquio de Souza Vicente, diretor e fundador da empresa, anunciar na televisão representou um marco na trajetória do negócio, confirmando que atingiu o nível de solidez, profissionalismo e relevância esperado no mercado imobiliário.
Além disso, a participação na TV gerou resultados reais:
— Percebemos um aumento significativo no reconhecimento da marca, no volume de contatos e no interesse pelo empreendimento logo após as veiculações. Muitos clientes relataram que conheceram ou passaram a confiar ainda mais no projeto após verem a Dalsul na NSC TV — explica Vicente.
A Inovar Incorporadora e Construtora teve uma experiência ainda mais impressionante. A empresa, com menos de um mês de campanha na Rádio Atlântida, vendeu dois imóveis para um mesmo ouvinte da emissora.
— O cliente falou que ouviu na rádio e isso o incentivou a buscar o negócio. Fiquei bem feliz com o resultado, pois mostrou que estamos no caminho certo — comenta Fábio Henrique Andrzejewski, gerente de vendas da Inovar.
Sua marca pode ser o próximo case de sucesso no marketing imobiliário com a NSC. Receba um plano de mídia personalizado para seu negócio!


