Santa Catarina é destaque em diversos rankings nacionais de qualidade de vida, desde ser um dos estados mais seguros no Brasil até registrar a menor taxa de desemprego do País. Mas como os próprios catarinenses avaliam o Estado? Como eles percebem a própria identidade? E o que pensam sobre o futuro? As respostas estão no estudo “Catarinenses — Valores, hábitos e ideias”, que analisaremos a seguir.
Opiniões em destaque dos catarinenses sobre Santa Catarina:
- nove em cada dez pessoas têm uma avaliação positiva da vida no Estado;
- 87% dos entrevistados têm orgulho de ser este o seu local de residência;
- 83,7% acreditam que a vida particular ainda vai melhorar nos próximos anos;
- e o trabalho é o principal vetor para que os catarinenses alcancem o sucesso.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O nível de felicidade dos catarinenses com Santa Catarina
O estudo “Catarinenses — Valores, hábitos e ideias”, divulgado pela Critério Resultado em Opinião Pública, ouviu mais de 600 pessoas em todas as regiões do Estado e coletou mais de 200 horas de entrevistas para entender melhor o que o público pensa da vida em Santa Catarina.
Essa procura por uma identidade é interessante porque muitos moradores não são naturais do Estado. No levantamento, 39% dos entrevistados disseram ter vindo de outras partes do Brasil. Mas, no geral, 90,8% do público pretende continuar morando aqui nos próximos anos.
Vale lembrar que Santa Catarina é o estado com o maior saldo de migração interna entre os brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre 2017 e 2022, foram 503,8 mil pessoas que escolheram as cidades catarinenses para viver.
Os moradores da Serra Catarinense são os mais contentes, como aponta o estudo. Ali, 95,4% dos entrevistados apresentaram um alto grau de autoconfiança e expressaram sentimentos de felicidade.
A avaliação positiva de Santa Catarina por região:
- Serra: 95,4%
- Vale do Itajaí: 91,1%
- Norte: 90,6%
- Grande Florianópolis: 89,2%
- Sul: 89%
- Oeste: 84,5%
No geral, nove em cada dez catarinenses, ou 89,4%, estão satisfeitos, otimistas e com um nível de felicidade elevado em relação ao Estado.
Veja o cenário real da segurança pública em Santa Catarina.
Ser catarinense é motivo de orgulho
Outra prova da satisfação dos catarinenses com Santa Catarina é que 86,6% da população ouvida sintetiza a vida no Estado com palavras positivas. “Próspero”, “um dos melhores Estados para se viver” e “tem bastante emprego” foram alguns dos principais termos coletados nas entrevistas.
Mais ainda, 87% dos entrevistados têm motivos de orgulho sendo moradores de Santa Catarina. Foram apontados nesse sentido a segurança, as belezas naturais, o ecossistema empreendedor, as oportunidades de crescimento profissional e, principalmente, o fato de o catarinense ser um povo trabalhador.
Por outro lado, 81,1% do público também identificou alguns pontos de insatisfação no Estado. Os catarinenses veem aspectos como a corrupção, os entraves na saúde e na educação, a desigualdade social e o alto custo de vida como questões a ser resolvidas.
E não falta confiança de que, sim, é possível resolver esses problemas. Inclusive, três em cada quatro pessoas ouvidas acreditam que o empreendedorismo pode fornecer soluções para diminuir os problemas sociais. Aí está outra prova de que os catarinenses realmente creem no poder da iniciativa privada.
Mídia e marketing em Santa Catarina: veja como ter sucesso em SC.
Otimismo em relação ao futuro pessoal e de Santa Catarina
A satisfação presente com a vida em Santa Catarina está diretamente ligada a uma perspectiva futura também positiva. O levantamento mostra que 72,8% dos entrevistados acreditam que o Estado ainda vai melhorar nos próximos anos.
Mas o maior otimismo está voltado à esfera particular. Oito em cada dez catarinenses, ou 83,7%, confiam que as próprias vidas melhorarão nos anos que estão por vir. Além disso, 93% estão otimistas de que vão prosperar e alcançar o sucesso.
A chave para uma vida bem-sucedida segundo a identidade catarinense passa pela iniciativa pessoal e por dar valor ao trabalho. Junto à educação e à determinação, tem-se aí a fórmula para o desenvolvimento do indivíduo no Estado.
Entretanto, isso não quer dizer que os catarinenses sacrifiquem a vida pessoal em nome da profissional. Nove em cada dez entrevistados consideram possível alcançar o sucesso conciliando essas duas esferas. Isso, é claro, exige disciplina e planejamento.
A tecnologia também pode ajudar nesse sentido. Mais de 80% do público no Estado vê um papel positivo dela na construção do sucesso profissional. E ainda pode contribuir para que os catarinenses passem mais tempo entre a família e os amigos, que 67,8% dizem contribuir muito para sua felicidade.
Quer entender mais a fundo o pensamento e o comportamento do público em Santa Catarina? As pesquisas e estudos exclusivos do Negócios SC contam tudo para você!