As vendas pela internet têm sido um dos principais focos de transformação digital do varejo brasileiro. Acima de tudo, há uma grande ênfase na otimização dos canais virtuais, com o uso de dados para personalizar cada vez mais a indicação de produtos. Mas, de acordo com um estudo da Criteo, as marcas também deveriam investir em tornar a experiência no e-commerce mais divertida para os usuários.
Saiba como seu negócio pode melhorar a experiência no e-commerce:
- 54% dos consumidores querem sentir mais alegria comprando pela internet;
- mas 76% acreditam que falta surpresa ou prazer nessa atividade;
- a gamificação desponta como um recurso interessante nesse sentido;
- e ainda vale considerar a experiência em toda a jornada de compra.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Por que a experiência no e-commerce precisa ser divertida?
Os fatores que levaram à ampla adoção do varejo eletrônico no Brasil não são exatamente divertidos. Segundo o anuário “E-commerce Trends 2025”, de Octadesk e Opinion Box, os principais motivos para os brasileiros comprarem on-line são:
- Preços mais baixos: 59%
- Não precisar sair de casa: 58%
- Promoções exclusivas: 51%
- Facilidade de comparar preços: 50%
- Maior variedade de produtos: 43%
Ou seja, economia e praticidade são os dois grandes atrativos do comércio virtual. Mas, segundo o estudo “The Spark of Discovery” (A Fagulha da Descoberta), oferecer mais emoção durante a jornada de compra on-line pode ser algo bastante vantajoso para os lojistas.
“Quando os consumidores têm uma conexão emocional com as marcas, eles ficam felizes em gastar mais e voltar a comprar, seja qual for a categoria”, destaca a Criteo.
Por outro lado, as compras pela internet podem ser tudo, menos emocionantes. A experiência no e-commerce deixou de ser algo novo e virou apenas mais uma tarefa na rotina dos consumidores.
Como os usuários veem a experiência de compra no e-commerce:
- 73% a consideram prática, mas não empolgante;
- 76% acham que falta surpresa ou prazer;
- 79% se sentem sozinhos durante o processo;
- 78% ficam sobrecarregados com a quantidade de opções.
Mais importante ainda é o fato de que 54% dos consumidores querem efetivamente sentir alegria ao comprar pela internet. Tal sentimento tem o poder de estimular compras por impulso, aquisições de maior valor e a fidelização dos compradores.
Saiba como criar um e-commerce e ter sucesso vendendo on-line.
Como melhorar a experiência no e-commerce para o público?
A usabilidade da loja virtual, a segmentação precisa de produtos e a praticidade no pagamento e na entrega de produtos ainda são muito importantes. Mas, se todas as marcas estão seguindo nessa mesma direção, qual será o diferencial competitivo entre elas?
Para a Criteo, uma experiência mais divertida no e-commerce pode destacar seu negócio na internet. E isso não se limita ao momento em que os consumidores estão visitando seu site ou aplicativo.
Gamificação
Se o Duolingo conseguiu tornar o aprendizado de um novo idioma algo viciante graças à gamificação, sua loja virtual pode fazer a experiência no e-commerce ser mais divertida com o mesmo truque.
Algumas ideias para isso incluem selos para os consumidores mais ativos, pontos e recompensas para os clientes que mais avaliam os produtos, desafios de enviar fotos dos produtos em uso e até mesmo quizzes para ajudar a selecionar o produto ideal.
Por exemplo, imagine uma pequena loja de móveis. Para alavancar o conteúdo gerado por usuário, ela decide fazer uma votação no Instagram com os melhores ambientes que incluam os itens da marca. Essa seria uma ótima estratégia porque fornece diversas imagens gratuitas, mostra os produtos em situações reais, dando mais segurança a novos compradores, e ainda engaja a base de clientes.
Conteúdo e anúncios mais criativos
A jornada de compra começa na fase de descoberta. Então, se a imagem da marca não é divertida, talvez os consumidores não tenham sequer a chance de testar a experiência no site ou aplicativo.
Teste sair do modo automático na comunicação. Surpreenda o público com formas diferentes de usar os produtos, ou mostre-os em contextos inusitados.
Essa é uma razão para o sucesso das indicações de produtos no TikTok. Os usuários na rede de vídeos curtos estão mais curiosos de ver os produtos em ação, ou são atraídos por uma apresentação divertida, que pelas especificações.
Além disso, muitas pessoas prestam mais atenção às avaliações dos clientes que às descrições das empresas. Ali estão as verdadeiras preocupações do público.
Moral da história: há muito o que aprender com a forma como os consumidores falam dos seus produtos.
Como os brasileiros decidem onde comprar no e-commerce?
Pequenas surpresas fazem a diferença
Na outra ponta da jornada está o que acontece após a compra. Aqui também há uma boa oportunidade para as marcas tornarem a experiência no e-commerce mais divertida e até surpreendente.
Em nome da extrema otimização logística, os envios tomaram um caminho oposto ao da personalização. É raro um consumidor reparar nas embalagens porque elas se tornaram indistinguíveis umas das outras. Mas pequenos detalhes podem aproximar a empresa do público nessa etapa.
Essa fidelização é essencial para aumentar as vendas no e-commerce. Aproveite para descobrir mais dicas para o sucesso da sua empresa na internet.