Confiança na rádio é o segredo para atrair os catarinenses

24/04/2025

Confiança na rádio é o segredo para atrair os catarinenses

Um fator pouco considerado pelos anunciantes para o sucesso da comunicação é a confiança na mídia. A maior exposição em determinado meio ou veículo será realmente útil apenas se o público estiver disposto a prestar atenção e considerar a mensagem credível. A confiança na rádio, portanto, é um recurso importante à disposição das marcas para conquistar os consumidores, especialmente em Santa Catarina.

Acompanhe a explicação do Negócios SC para entender melhor o assunto.

A confiança na rádio em dados:

Você encontrará abaixo muitos outros detalhes a respeito. Boa leitura!

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Rádio é a mídia mais confiável para os brasileiros

Há uma percepção global de que as mídias tradicionais são mais confiáveis. Isso está presente, por exemplo, na pesquisa “Truth Quest”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ela coloca a rádio, a televisão, o jornalismo impresso e os sites de notícias como os meios de maior confiança para o público. A rádio, inclusive, é líder nesse quesito em um estudo da World Radio Alliance (WRA) e da egta.

Diferentes pesquisas regionais confirmam essa posição privilegiada das mídias essenciais. No estudo Eurobarometer, realizado na Europa, a rádio também aparece entre os meios de maior credibilidade. Um levantamento da Free Press nos Estados Unidos aponta nessa mesma direção. Enquanto isso, a radiodifusão é referência para os latino-americanos, segundo a Latam Intersect PR.

Especificamente no Brasil, a confiança na rádio é destaque em um levantamento da agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker, divulgado pelo jornal Valor Econômico. A pesquisa “Credibilidade das Mídias” traz a rádio no topo do ranking de confiança entre os brasileiros. Oito em cada dez entrevistados consideram o meio confiável.

— Trata-se do veículo mais democrático de todos, pois chega em qualquer lugar do País e pode ser ouvido enquanto se executa outras atividades — comenta Marilia Stabile, fundadora e presidente do conselho da Ponto Map, ao Valor Econômico.

A responsável ainda ressalta uma das grandes forças da rádio: unir o jornalismo local, abordando as questões de cada cidade, a grandes nomes da cobertura nacional. Não à toa, o meio se mantém líder em consumo de áudio pelo mundo, conforme os dados da World Radio Alliance, aparecendo muito à frente dos streamings de música, podcasts e afins.

Fim de semana na rádio é uma mina de ouro para sua marca.

A confiança na rádio entre o público de Santa Catarina

O meio rádio é ouvido por 83% das pessoas na Grande Florianópolis, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Esse número supera a média nacional das 13 metrópoles analisadas no País, de 80% dos brasileiros.

Em Santa Catarina, a confiança na rádio também vem à frente de outras mídias, como destaca a Acaert com base em dados do Instituto IRP Rádios. Seis em cada dez catarinenses a colocaram no topo de suas preferências. O Inside Audio, da Kantar, complementa com a informação de que 64% dos ouvintes acreditam nas notícias que recebem por esse meio.

A mesma Kantar, a partir do Target Group Index, revela que 61% dos catarinenses confiam na rádio para se manterem informados.

Ou seja, para o público no Estado, a rádio é uma forma prática de encontrar informações locais com credibilidade. Esse é o segredo para as marcas atraírem os consumidores catarinenses em um meio de amplo alcance.

Méz Móveis fortalece a marca com estratégia de rádio e digital.

Agregue valor à sua comunicação com a confiança na rádio

Quando o consumidor confia no meio, ele se torna mais receptivo também aos anúncios. Isso é o que mostra a pesquisa “A força do meio rádio em Santa Catarina”, da Acaert.

De acordo com o levantamento sobre o consumo de rádio em SC:

Mais ainda, os dados da AERC Radio Value reforçam a excelente recepção da publicidade na rádio. Mais de um terço dos ouvintes (36%) a percebe como uma forma de comunicação mais próxima dos consumidores e 30% do público chega a considerá-la a mais crível de todas.

Se deseja agregar valor à sua marca com a confiança na rádio, veja agora as oportunidades de anunciar em uma emissora líder de audiência.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui