Conheça 4 vantagens do patrocínio da marca na mídia

04/11/2025

Conheça 4 vantagens do patrocínio da marca na mídia

Quanto mais negócios disputam a atenção do consumidor, mais difícil se torna para eles se destacarem na mídia. Aí entra o patrocínio da marca, como um antídoto contra a saturação, posicionando sua publicidade no momento certo para falar com o público mais atento. A seguir, você descobrirá quatro vantagens especiais dessa estratégia de comunicação.

Como o patrocínio da marca impulsiona seus resultados:

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4 vantagens do patrocínio da marca

Veja o que dizem as pesquisas e, principalmente, a experiência dos anunciantes sobre o assunto.

1) Maior atenção do público

Um estudo da ThinkBox já mostrou nesse sentido que empresas com ações de patrocínio na televisão são mais reconhecidas pelos consumidores.

Para fins de análise, podemos separar esse reconhecimento em dois aspectos: a atenção e a lembrança. Uma pesquisa da Globo então procurou compreender o impacto do patrocínio da marca em cada um deles.

A atenção do público é a primeira a aumentar. Há um acréscimo de cinco pontos percentuais nesse quesito para as marcas patrocinadoras, mesmo estando no intervalo comercial do programa, em relação aos anunciantes presentes apenas nos intervalos.

Isso confirma a importância do contexto para o sucesso na publicidade, apontada pela Offerwise em outro levantamento. No caso, dois terços dos consumidores brasileiros afirmaram prestar mais atenção a propagandas relacionadas a produtos ou serviços que fazem sentido com o conteúdo assistido.

Veja 5 dicas para aumentar o reconhecimento da marca.

2) Aumento da lembrança da marca

Outra vantagem do patrocínio da marca é garantir uma maior frequência do anunciante na mídia. As vinhetas, por exemplo, ajudam a reforçar a imagem do negócio a cada exibição, contribuindo para consolidá-lo na mente do público.

A Globo analisou esse efeito e descobriu que há até um ganho de memorização entre a vinheta de abertura e a de encerramento no mesmo programa. A lembrança da marca sobe quatro pontos percentuais entre esses dois momentos.

As veiculações seguintes tendem a fortalecer cada vez mais a memória dos consumidores em relação aos patrocinadores. Isso, somado ao maior nível de atenção, traz resultados mais expressivos ao marketing.

Patrocínio de programa de rádio: como funciona e 5 razões para fazer.

3) Bom custo-benefício

Há muitos elementos a considerar na elaboração de um plano de mídia para a publicidade. Entretanto, se a preocupação é ter o maior custo-benefício com o investimento, o patrocínio da marca oferece um grande atrativo.

Os patrocinadores têm acesso a negociações mais vantajosas em espaços prestigiados do que se comprassem individualmente as mesmas mídias. O sistema de “pacote” então rende mais entregas sem comprometer seu orçamento.

Também vale lembrar que os resultados de marketing são cumulativos. Como vimos, quanto maior a frequência, maior a lembrança, que aumenta o reconhecimento e assim por diante. Com o tempo, as ações de patrocínio têm como efeito reduzir o custo de aquisição de novos clientes.

Cases de sucesso: empresas catarinenses que se destacaram com a NSC.

4) Um novo patamar para sua marca

Ainda há outro motivo para incluir o patrocínio da marca na sua estratégia: a associação positiva com a imagem do veículo. Esse é um dos caminhos mais rápidos para dar outra cara ao negócio.

Mesmo uma empresa de uma cidade com cerca de 3,5 mil habitantes pode se associar a um dos programas de maior prestígio da televisão brasileira. Esse é o caso da Congelados Pinheiro Preto, que patrocinou o Mais Você na NSC TV.

Ações de patrocínio desse tipo mudam a percepção do público em relação à marca. Ao lado dos grandes anunciantes, ela se eleva. E a Congelados Pinheiro Preto tem aproveitado esse embalo para conquistar novos mercados.

— Estar presente numa ação na NSC TV ou na Rádio Atlântida acaba trazendo junto uma chancela de que é uma empresa confiável, uma empresa robusta, que ela consegue ter capacidade de anunciar num veículo desses e, então, isso traz um apoio para a reputação da marca — destaca nesse mesmo sentido Marlon Gottardo, idealizador e fundador do Baracchetta Parrilla.

Baracchetta Parrilla transforma visibilidade em resultado com mídia.

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