Conheça as tendências do e-commerce no Brasil para 2026

14/08/2025

Conheça as tendências do e-commerce no Brasil para 2026

O e-commerce no Brasil deve faturar R$ 224,7 bilhões em 2025, segundo a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Esse valor representa um crescimento de 10% na comparação com o faturamento de R$ 204,3 bilhões em 2024. Mas como seu negócio também pode crescer nas vendas virtuais? Um bom começo é acompanhar as tendências de e-commerce que trazemos a seguir.

Tendências de e-commerce em destaque para 2026:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

O comportamento do consumidor brasileiro no e-commerce

O levantamento E-commerce Trends 2026, de Octadesk e Opinion Box, analisou o comportamento de mais de 2 mil consumidores on-line no Brasil.

A frequência de consumo é o primeiro dado que chama a atenção: 88% do público entrevistado compra on-line pelo menos uma vez ao mês. E mais de um terço faz compras pela internet no mínimo semanalmente. A praticidade, o preço e a velocidade são os principais apelos do e-commerce para o consumidor.

Inclusive, seis em cada dez brasileiros conectados pretendem aumentar a frequência de compras virtuais nos próximos 12 meses.

Para ter sucesso nessas vendas on-line, os negócios precisam entregar uma ótima experiência de navegação móvel. Isso porque, segundo o levantamento, 78% do público digital no Brasil faz a maior parte das compras via smartphone.

O relatório de tendências do e-commerce também destaca a importância do atendimento 24 horas pelos canais virtuais, nem que seja de forma automatizada. A maioria dos entrevistados (56%) costuma comprar on-line à noite ou durante a madrugada.

Uma informação importante nesse sentido é que o WhatsApp tornou-se o canal de atendimento mais procurado pelos brasileiros, superando o chat em sites e aplicativos.

Como tornar a experiência no e-commerce mais divertida?

A fase de descoberta do e-commerce na jornada de compra

Uma pergunta que todo lojista deve se fazer é sobre como os consumidores chegam à sua loja.

Por um lado, o guia de tendências mostra a importância de se ter uma estratégia de SEO e dos anúncios digitais para atrair o público. Seis em cada dez entrevistados começam a pesquisa no Google, por exemplo, e 58% também têm o hábito de pesquisar nas redes sociais, sobretudo no Instagram. Mais ainda, 71% dos internautas brasileiros já compraram produtos anunciados nas redes.

Vale mencionar, nesse sentido, que o uso de ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT está presente na pesquisa de compras de 26% do público ouvido.

Mas há outro lado da fase de descoberta que não pode ser ignorado. Muitos consumidores vão direto aos canais de venda das marcas. Esse é o caso dos 50% que pesquisam nas lojas em que pretendem comprar e dos 39% que comparam entre diversas lojas conhecidas.

Ou seja, o sucesso das vendas na internet depende do reconhecimento da marca, que passa por outras táticas de comunicação. É por isso que gigantes do e-commerce no Brasil, como o Magalu e o Mercado Livre, anunciam na televisão. As mídias de massa dão a visibilidade e a credibilidade de que os anunciantes digitais precisam para ficar na mente do público.

Passo a passo de como montar uma loja on-line e estratégias para vender mais.

Os fatores de decisão nas compras pela internet

Da descoberta para a decisão. O E-commerce Trends 2026 aponta os principais fatores de influência neste segundo momento:

Dada a importância do frete na decisão de compra, a Octadesk e o Opinion Box recomendam tratá-lo como parte da estratégia de conversão, em vez de um custo isolado.

Outro fator decisivo é a sensação de segurança diante de um canal de e-commerce. Tanto que 93% dos brasileiros conectados já desistiram de comprar em uma loja virtual por receio de ser uma fraude ou um golpe.

Então, quais sinais o público no País procura para saber se uma loja na internet é segura? O mais citado é a ausência de avaliações de outros clientes. E, por falar em avaliações, 43% dos entrevistados dizem que elas influenciam muito na decisão de compra.

Fatores que fazem uma loja on-line parecer golpe:

Quer ver agora como destacar seu e-commerce para os consumidores em Santa Catarina? Experimente o Simulador de Campanha da NSC para receber gratuitamente uma sugestão inteligente e personalizada de mídia para seu negócio vender mais.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui