As campanhas que incluem a rádio no mix de mídia têm um crescimento de mercado quatro vezes mais rápido em relação às que não usam, revela um estudo da Radiocentre. Essa força da rádio não vem apenas do amplo alcance do meio, mas também da capacidade de tornar sua marca mais lembrada. E seu negócio ainda pode maximizar esse efeito com as dicas que apresentaremos a seguir.
A relação entre a publicidade na rádio e a lembrança da marca:
- nove em cada dez ouvintes catarinenses se lembram dos comerciais de rádio;
- a frequência publicitária é determinante para mudar o comportamento de compra;
- a rádio lidera entre as mídias a confiança dos consumidores em Santa Catarina;
- mas os maiores resultados de anunciar nesse meio surgem no longo prazo.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Como a rádio ajuda a tornar sua marca mais lembrada?
Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media para a Acaert revela que 89% dos ouvintes de rádio em Santa Catarina se lembram dos comerciais transmitidos. Mas como, exatamente, o meio aumenta a lembrança da marca? A resposta está em quatro fatores essenciais para o sucesso da sua comunicação.
1. Maior frequência dos anúncios
De acordo com uma pesquisa de RAIN Group, são necessários oito pontos de contato, em média, para converter uma venda.
Isso vale também para a lembrança da marca. Não será um comercial isolado que tornará sua marca mais lembrada diante de outros anunciantes que estão presentes há mais tempo no dia a dia dos consumidores.
Uma vantagem da publicidade na rádio nesse sentido é aumentar a frequência e o tempo de exposição dos seus anúncios sem abalar o orçamento de marketing, por que o meio é acessível para negócios de todos os tamanhos. Os cases de sucesso com as rádios da NSC provam isso.
Para completar, um estudo da Meta lista dez condições em que é preciso aumentar a frequência dos seus anúncios:
- A marca é nova
- Menor participação de mercado
- Ciclo de compra curto
- Uso frequente pelo consumidor
- Alta complexidade da mensagem
- Baixa especificidade da mensagem
- A campanha é nova
- Campanha de curta duração
- Alta temporada (períodos especiais)
- Uso de uma só mídia
Sua comunicação se enquadra em algum desses itens? Então a rádio é uma solução para impulsionar seus resultados.
2. A rádio é um meio de confiança
A pesquisa “Credibilidade das Mídias”, da agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker, coloca a rádio como a mídia de maior confiança no Brasil. Oito em cada dez brasileiros a consideram confiável.
Isso então se reflete na maior credibilidade para os anunciantes. Em Santa Catarina, 64% dos ouvintes confiam nos comerciais que aparecem na rádio.
Construir essa relação de confiança é o primeiro passo para uma lembrança da marca positiva e duradoura.
3. Identificação da audiência com a programação
Sete em cada dez catarinenses ouvidos na pesquisa da Acaert consideram a rádio um meio companheiro. A identificação da audiência se dá tanto com o entretenimento quanto com a informação que a rádio oferece. Isso faz com que os ouvintes se conectem mais fortemente com as marcas presentes na programação.
4. Atenção qualificada do público
A confiança e a identificação da audiência também contribuem para que os consumidores prestem mais atenção à mensagem. O estudo “Unveiling the Connection: Attention and Outcomes”, da Teads em parceria com Lumen, relaciona essa maior atenção a um aumento na consideração de compra, que cresce 27 pontos percentuais quando o tempo dedicado ao anúncio sobe de um segundo para dez segundos.
Rádio Atlântida: saiba como bater metas com a líder de audiência.
Potencialize a lembrança da marca com a rádio
A publicidade na rádio já tem uma contribuição importante para tornar sua marca mais lembrada. Mas ainda é possível potencializar esse feito com as seguintes dicas.
1. Tenha um planejamento de longo prazo
Aumentar a lembrança da marca não é um objetivo imediato. Isso exige exposição constante. Entretanto, os negócios que pensam no longo prazo percebem um impacto significativo nas vendas, porque estão presentes na mente do consumidor no momento da consideração de compra.
2. Invista em patrocínios na rádio
Uma forma de garantir essa exposição continuada é patrocinar programas de rádio. As marcas patrocinadoras conseguem economizar gerando mais impactos por um período de tempo maior que se investissem apenas em mídias avulsas. Muitos programas na Atlântida, por exemplo, oferecem mais de 100 impactos por mês na emissora que é líder de audiência.
3. Evite anúncios repetitivos
Anunciar na rádio permite que sua marca aumente a frequência de anúncios com um investimento acessível até para os pequenos negócios. Mas é preciso tomar cuidado para não tornar os anúncios repetitivos. Nesse sentido, renovar as peças publicitárias de tempos em tempos manterá o público atento à publicidade da sua empresa.
Ter uma marca mais lembrada, como vimos, impacta diretamente a intenção de compra e as vendas. A rádio é sua aliada para reforçar essa lembrança. Então, baixe os mídias kits das rádios da NSC (Atlântida, Itapema FM e CBN) ou fale com nossos consultores pelo WhatsApp para saber como anunciar.