O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos brasileiros. Em termos de importância, o 12 de junho fica atrás apenas do Dia das Mães, do Natal e do Dia dos Pais. Isso levará milhões de pessoas às compras por todo o País durante as próximas semanas. Então, fique por dentro dos detalhes com a análise do Negócios SC a seguir.
Destaques do Dia dos Namorados 2025:
- a data equivale ao aniversário de relacionamento para 60% dos brasileiros;
- sete em cada entrevistados em uma pesquisa nacional devem presentear;
- o gasto com o presente será de até R$ 300 para 68% do público neste ano;
- e os planos incluem ainda restaurantes, refeições especiais em casa e viagens.
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A importância do Dia dos Namorados para os brasileiros
A pesquisa “Dia dos Namorados 2025”, de Globo e PiniOn, informa que 77% dos brasileiros costumam comemorar o 12 de junho quando se encontram em algum relacionamento. Para 60% dos consumidores no País, a data equivale ao aniversário de namoro ou de casamento. Isso já dá uma ideia da importância dela no Brasil.
Neste ano, sete em cada dez entrevistados no levantamento, ou 68% do público, pretendem comemorar o Dia dos Namorados. Mais ainda, 66% das pessoas ouvidas revelaram a intenção de comprar presentes para seus respectivos pares.
O percentual é muito próximo dos respondentes que se declararam estar em algum tipo de relacionamento, isto é, 65% do público. E a maioria está junto há mais de dez anos.
Tempo de relacionamento em 2025:
- Há menos de um ano: 16%
- Entre 1 e 2 anos: 14%
- Entre 3 e 5 anos: 16%
- Entre 5 e 10 anos: 16%
- Há mais de 10 anos: 38%
Presentear no Dia dos Namorados, para grande parte desses casais, é uma maneira de demonstrar carinho e afeto. Inclusive, 46% dos brasileiros dizem que comprar presentes caros para o 12 de junho simboliza a importância da pessoa amada em sua vida.
Esse amor todo é capaz de movimentar cerca de R$ 23 bilhões no comércio do País, segundo o cálculo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
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Detalhes da intenção de compras para o Dia dos Namorados 2025
Por causa da alta dos preços que já afetou datas como a Páscoa neste ano, talvez os consumidores não possam gastar o quanto realmente gostariam para provar seu amor. Sete em cada dez entrevistados na pesquisa da Globo pretendem gastar até R$ 300 com o presente de Dia dos Namorados em 2025.
Os itens mais procurados para o próximo 12 de junho são:
- Perfumes e cosméticos
- Roupas
- Chocolates e outros doces
- Cesta de café da manhã
- Flores
- Acessórios
Os consumidores planejam fazer essas compras tanto nas lojas físicas quanto na internet, de forma bem distribuída. Aqueles que compram on-line precisam se antecipar, então é necessário que as marcas comecem a anunciar com igual antecedência. Entre um mês e quinze dias antes da data, boa parte dos itens já terá sido comprada.
Mas o presente de Dia dos Namorados não se refere apenas a produtos. Em sétimo lugar na lista de intenção de compras estão as refeições fora de casa; em décimo, as viagens. Por sinal, 33% do público deve ir a um restaurante.
Além disso, os supermercados, hipermercados e atacarejos costumam lucrar nas datas comemorativas. Para o Dia dos Namorados 2025, uma refeição especial em casa está nos planos de 23% do público-alvo.
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Como será o Dia dos Namorados no futuro?
Para vender mais no Dia dos Namorados, é preciso investir na comunicação do negócio. Isso porque a publicidade na internet e na televisão, por exemplo, é usada como referência para muitos brasileiros na hora de comprar o presente.
Mas o futuro das vendas de Dia dos Namorados deve ser pensado além de uma estratégia de comunicação ou de promoções especiais.
A pesquisa da Globo chama a atenção para o fato de que apenas 20% dos jovens entre 18 e 25 anos estão em algum tipo de relacionamento. Esse grupo, por razões econômicas, de dificuldade emocional devido ao uso excessivo da internet e até mesmo por focar no próprio desenvolvimento, está se relacionando menos. Tal comportamento pode ter sérias repercussões daqui para a frente.
Nesse contexto, as marcas precisam pensar no longo prazo, proporcionando experiências que permitam aos consumidores uma conexão mais real e mais próxima. Posto de outra forma, para garantir boas vendas no Dia dos Namorados, as empresas deverão assumir a também função de Cupido. Ou começar a direcionar seus esforços para o Dia dos Solteiros.
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