Estudo detalha a procura por materiais de construção no Brasil

09/07/2025

Estudo detalha a procura por materiais de construção no Brasil

Para os brasileiros, o imóvel é mais que um um lugar de descanso. Ele é símbolo de bem-estar e representa a identidade dos moradores. Esse é um dos motivos que levam os consumidores a procurar formas de melhorar o lar, por meio de obras e reformas que impulsionam as vendas em lojas de materiais de construção. A seguir, o Negócios SC traz dados sobre esse comportamento no Brasil.

Destaques do segmento de materiais de construção:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A procura por materiais de construção no Brasil

O estudo “Casa & Construção 2025”, divulgado pela Globo, aponta que 86% dos brasileiros estão sempre buscando novas formas de melhorar o lar. Não à toa, oito em cada dez consumidores costumam ficar atentos a promoções de materiais de construção, seja para uma simples pintura, seja para uma intervenção mais complexa.

O objetivo principal é aumentar o conforto ou a acessibilidade no domicílio. Isso mostra que a relação do público nacional com o segmento de materiais de construção é baseada mais em gosto ou interesse que a mera necessidade.

Por que deseja reformar?

Inclusive, 52% dos brasileiros gostam de fazer eles mesmos as pequenas reformas. Ou, em muitos casos, já têm um profissional de confiança ou seguem a indicação de conhecidos.

Nessa mão de obra está uma oportunidade para as lojas de materiais de construção. Afinal, 58% dos entrevistados dão preferência a comprar de empresas que oferecem serviços de instalação e 74% gostariam que as lojas disponibilizassem tais serviços.

O que esperar do varejo de materiais de construção em 2025?

Planejamento para a compra de materiais de construção

A procura por materiais de construção deve impulsionar o segmento ainda neste ano, de acordo com o “Casa & Construção 2025”. O estudo diz que sete em cada dez interessados planejam comprar em até seis meses.

A maioria dos consumidores fará a compra eles próprios, especialmente quando se trata de itens estéticos e funcionais, como pisos, revestimentos, tintas e iluminação. No entanto, há uma maior participação de profissionais na compra de produtos de hidráulica e ferramentas.

Nessas diferentes categorias de produtos, a durabilidade, o preço, a resistência, o acabamento e a marca, em ordem decrescente, são os fatores mais importantes na decisão de compra.

Embora o preço seja tão importante para o consumidor, os brasileiros estão dispostos a gastar um bom valor com os materiais de construção. Quase um terço do público tem previsão de gastar no mínimo R$ 5 mil com obras e reformas no lar nos próximos 12 meses.

Previsão de gastos com materiais de construção em 12 meses:

Os materiais em destaque nos planos de compra são cimento, argamassa, tintas, pisos e revestimentos.

Preço dos imóveis em Santa Catarina sobe para compra e aluguel.

Oportunidade para pequenas lojas de materiais de construção

O horizonte do mercado de materiais de construção é bastante favorável para as empresas do segmento, incluindo aí os pequenos negócios.

A projeção inicial do FGVcev estimava um crescimento de 2,5% no comércio de materiais de construção para este ano. Mas, como informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas da atividade já cresceu 4% no acumulado até maio, frente ao mesmo período de 2024. Santa Catarina registrou uma alta ainda maior, de 8,8%.

Aqui no Estado, o Sebrae SC destaca a existência de 15,5 mil pequenos negócios atuando no varejo da construção civil, entre microempresas e microempreendedores individuais. Ressalta, também, algumas tendências de consumo que os favorecem diretamente.

Quer ver outros fatores que podem impulsionar as lojas de materiais de construção? Baixe nosso estudo do mercado imobiliário em Santa Catarina e saiba mais.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui