Todo anunciante procura três elementos na publicidade: alcance para sua mensagem, a capacidade de falar com o público certo para sua marca e a influência sobre a decisão de compra do consumidor. Essa busca pode levar você a diferentes lugares, com os mais variados resultados. Mas existe uma mina de ouro ainda pouco aproveitada e que pode fazer toda a diferença para seu negócio: o fim de semana na rádio.
Saiba por que anunciar na rádio durante o fim de semana:
- as rádios da NSC têm uma audiência igual ou superior aos sábados e domingos;
- só a Atlântida chega a 33 mil ouvintes por minuto nos finais de semana;
- o público é ainda mais qualificado e mais receptivo aos anúncios nesses dias;
- isso coloca sua marca no centro da decisão de compra dos catarinenses.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Por que a rádio é uma mina de ouro no fim de semana?
Aqui estão três motivos que farão você considerar essa oportunidade no seu planejamento de mídia.
1. A audiência da rádio é igual ou superior nos finais de semana
O meio faz parte da rotina de oito em cada dez brasileiros, segundo a Kantar IBOPE Media, com um consumo médio de 3 horas e 55 minutos por dia. Mas muitos anunciantes pensam que a audiência da rádio está concentrada entre segunda e sexta, enquanto as emissoras da NSC em Santa Catarina mostram uma realidade bem diferente.
Veja o caso da Itapema FM na Grande Florianópolis. O número de ouvintes durante o final de semana chega a ser 10% superior em relação à média de segunda a sexta. Mais do que isso, o pico de audiência ao sábado supera em quase três vezes o público médio da emissora: são quase 16 mil ouvintes simultâneos no fim de semana, contra 5,8 mil no geral.
Na CBN ocorre uma situação muito parecida. Como exemplo, o programa Revista alcança aos sábados uma audiência 1,8 vez maior que a média da emissora na Grande Florianópolis.
Enquanto isso, a Atlântida Florianópolis retém 93% de seus ouvintes aos finais de semana. E não é qualquer audiência. São quase 19 mil ouvintes por minuto (OPM) da manhã até a noite aos sábados e domingos. Afinal, estamos falando da rádio mais ouvida na região da capital, segundo a Kantar IBOPE Media.
Compare o pico de audiência do fim de semana na rádio com a média das emissoras da NSC:
- Itapema: até 15.922 OPM no fim de semana x 5.755 OPM na média.
- CBN: até 8.609 OPM no fim de semana x 4.167 OPM na média.
- Atlântida: até 32.996 OPM no fim de semana x 12.792 OPM na média.
Publicidade na rádio: 5 fatos que você precisa saber.
2. Público ainda mais qualificado
O sucesso da comunicação não depende apenas de um amplo alcance, mas da capacidade de atingir os consumidores certos. Também nisso o fim de semana nas rádios da NSC destaca-se, atraindo um perfil de público ainda mais qualificado.
Por exemplo, entre segunda a sexta, a audiência da CBN Floripa é composta por 69% dos ouvintes das classes A e B. Mas esse percentual sobe para 83% aos sábados e domingos. Ou seja, sua marca impacta um público de maior poder aquisitivo nesses dias.
Outra forma como os finais de semana qualificam a audiência de rádio é ao atrair ouvintes com maior nível educacional. Nesse sentido, a Itapema FM já é conhecida como uma emissora voltada a pessoas informadas e inteligentes, chamadas “Classe I”. Então, aos finais de semana, o percentual de público com ensino superior cresce de 47% para 54%.
Podemos dizer que, no fim de semana, as rádios da NSC tornam-se mais elas mesmas. Esse é o caso da Atlântida, a maior produtora de conteúdo jovem no Sul do Brasil. Aos sábados e domingos, a participação de ouvintes entre 18 e 29 anos sobe de 25% para 28%.
Méz Móveis fortalece a marca com estratégia de rádio e digital.
3. Sua marca no centro da decisão de compra
A Kantar IBOPE Media revela que 71% dos consumidores catarinenses costumam planejar bem a compra de produtos caros. E adivinha quando eles têm mais tempo para esse planejamento? Exatamente, no fim de semana!
De segunda a sexta, as três rádios da NSC são ouvidas sobretudo no ambiente de trabalho. Mas esse comportamento muda aos sábados e domingos, quando os ouvintes estão em casa. É no conforto do lar que os consumidores podem dar mais atenção não só ao conteúdo dos programas, como aos anúncios. Isso é ótimo para a publicidade.
Então, resumindo tudo que vimos até aqui: as marcas na rádio aos finais de semana estão no centro da decisão de compra de uma enorme audiência de consumidores qualificados.
Simule uma campanha com a NSC com nossa ferramenta inteligente ou descubra com nossos consultores mais oportunidades para anunciar na rádio em Santa Catarina.
Fontes: Kantar IBOPE Media.