Investimento em vídeo é protagonista na mídia brasileira

02/07/2025

Investimento em vídeo é protagonista na mídia brasileira

O investimento em vídeo fez parte das estratégias de mais de 56 mil marcas brasileiras em 2024, de acordo com a Kantar. O formato também representou 45,8% de todo o orçamento de mídia no Brasil no ano passado, incluindo televisão, cinema e internet, como aponta o Cenp-Meios. Mas esses não são os únicos motivos do protagonismo do vídeo no País.

Destaques do vídeo na publicidade brasileira:

A explicação completa você acompanha a seguir.

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

O consumo de vídeo em diferentes dispositivos

O alcance do vídeo, certamente, é um dos grandes atrativos para a estratégia das marcas quando falamos nesse formato.

Como destaca a Kantar na 47ª edição do Data Stories, o vídeo fala com 63,65% dos brasileiros em um único dia. Mas esse impacto chega à quase totalidade dos brasileiros ao longo de um ano.

O impacto do vídeo no Brasil:

A própria Kantar ressalta que, “apesar de tão fortemente difundido, o vídeo é fragmentado entre múltiplos canais e conteúdos”. Mas, dentro de casa, a televisão é soberana entre os dispositivos usados.

Dispositivos usados de forma exclusiva para vídeo em casa:

O aparelho televisor também lidera quando o assunto é tempo consumido. São 5 horas e 38 minutos por dia, em média, que os brasileiros passam à frente da TV.

Tempo de consumo diário de vídeo por dispositivo em casa:

Por outro lado, há muita sobreposição de dispositivos no consumo de vídeo em casa. Por exemplo, 16,53% desse consumo ocorre entre a televisão e o celular.

5 bons motivos para sua empresa anunciar na televisão.

TV conectada impulsiona o investimento em vídeo

Outro fator que deve tornar o investimento em vídeo mais estratégico para as marcas brasileiras é o maior uso de TVs conectadas, ou CTVs, no País. Segundo a Kantar, seis em cada dez lares brasileiros já possuem esses aparelhos que unem o alcance da televisão com a segmentação e a análise de dados da publicidade na internet.

A Comscore também aponta, nesse sentido, que a CTV faz parte da rotina de mais de 83 milhões de pessoas no Brasil.

Ainda mais importante é o fato de que 70% dos usuários relatam prestar atenção total ao conteúdo de vídeo que assistem na TV conectada, diz a Kantar. Ou seja, os anunciantes têm uma visibilidade mais ampla e mais qualificada para seus anúncios.

Mas a maior vantagem talvez seja posicionar a televisão como um canal de vendas. De acordo com a Comscore, 15% dos espectadores já compraram algo por meio do T-Commerce, o comércio pela TV.

O que é a TV Total e por que é o futuro da publicidade?

O investimento em vídeo traz ótimos resultados

Dados da Wyzowl de 2025 mostram que os profissionais de marketing estão mais satisfeitos do que nunca com o retorno da estratégia de vídeo. Neste ano, 93% dos entrevistados afirmaram terem um bom ROI com vídeo, o maior percentual da série histórica, iniciada em 2015.

Há muitas formas como o vídeo pode ajudar seu negócio:

O vídeo funciona e precisa fazer parte da comunicação da sua empresa. Mas, como observamos, é necessário ter um planejamento de mídia diversificado para dar conta do consumo fragmentado do formato pelo público.

Esse é um bom motivo para experimentar o Simulador de Campanha da NSC. Ele permite elaborar sua estratégia de uma maneira mais eficiente com a ajuda da inteligência artificial.

Usar a ferramenta é fácil e você recebe uma sugestão de mídia personalizada em pouco tempo. Basta preencher seu objetivo, o segmento do seu negócio e outras informações para ajudar a solução a entender sua necessidade e está pronto.

Faça uma simulação gratuita agora mesmo!

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui