O que esperar do varejo de materiais de construção em 2025?

20/05/2025

O que esperar do varejo de materiais de construção em 2025?

O varejo de materiais de construção é uma importante categoria do comércio no Brasil, com 158.981 lojas por todo o País, segundo o levantamento mais recente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). O resultado do segmento no primeiro trimestre de 2025 foi bastante positivo, mas qual é a expectativa para o restante do ano. Esse é um dos dados que apresentaremos a seguir.

Destaque do varejo de materiais de construção:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A evolução das vendas no varejo de materiais de construção

A Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela uma evolução gradual do varejo de materiais de construção.

Em março de 2024, a categoria acumulava uma perda de 1,5% no volume de vendas em 12 meses, isso em relação a todo o Brasil. A partir daí, o cenário melhorou. Ao longo do ano passado, as vendas subiram e, em dezembro, o acumulado anual chegou a uma alta de 4,7%.

Já em março de 2025, o crescimento em 12 meses do segmento alcançou a marca de 6,8%. Se considerarmos apenas o primeiro trimestre do ano, a alta das vendas foi de 6,3% frente ao mesmo intervalo de 2024.

Santa Catarina teve uma recuperação mais lenta a princípio, registrando uma alta de apenas 1,2% no acumulado de 2024. Em compensação, os primeiros três meses de 2025 trouxeram um crescimento de 9,7% para o comércio de materiais de construção no Estado, na comparação com trimestre inicial do ano anterior.

A alta nas vendas então se refletiu no desempenho da indústria da construção. O consumo de produtos de alumínio, por exemplo, bateu o recorde no Brasil em 2024, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Enquanto isso, o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) aponta um aumento 3,9% nas vendas de cimento em 2024, e de 4,2% no primeiro quadrimestre de 2025.

Para o fechamento deste ano, um estudo da FGVcev (Centro de Excelência do Varejo), divulgado pela FGV EAESP, estima que o varejo de materiais de construção crescerá 2,5%.

Mercado imobiliário deve crescer mesmo com o aumento dos juros.

Catarinenses entre as maiores varejistas de material de construção

Das quase 160 mil lojas varejistas de material de construção, duas marcas de Santa Catarina aparecem entre as dez maiores do Brasil no ranking realizado pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco.

O Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção 2025 leva em conta os varejistas que mais compraram da indústria no País. Nesse sentido, a Casas da Água aparece na sexta posição geral. A Cassol Centerlar vem logo em seguida, no sétimo lugar.

Além dessas duas representantes catarinenses entre o top dez, a Milium também se destaca entre as maiores varejistas de construção civil no País, ficando em décimo segundo lugar.

Um dado bastante animador para essas e outras empresas de Santa Catarina vem, novamente, da Pesquisa Mensal de Comércio. Com o crescimento de 9,7% no volume de vendas do varejo de materiais de construção, o Estado tem o terceiro melhor desempenho do Brasil em 2025. O mercado catarinense está atrás apenas do Ceará (alta de 19,3%) e do Rio Grande do Sul (alta de 13,6%) no mesmo período.

Entenda a importância da construção civil em Santa Catarina.

A comunicação do varejo de materiais de construção em SC

O Estado é um mercado importante para o comércio de material de construção graças a um mercado imobiliário aquecido. E também porque, de acordo com a Kantar IBOPE Media, 85% dos catarinenses afirmam que estão sempre em busca de ideias para melhorar em casa. 

Ou seja, entre os consumidores de Santa Catarina há constantemente uma obra nos planos. Mas como impactar esse público?

Os veículos da NSC mostram o caminho. Só a NSC TV fala com sete em cada dez interessados no segmento de construção civil. A televisão é um meio excelente para alcançar os diferentes perfis de consumidores no varejo de materiais de construção, dos proprietários pensando em uma reforma básica no lar até os futuros compradores ou aqueles que pretendem construir.

A internet e a rádio são outros meios capazes de impactar uma grande parcela desse público-alvo. E a NSC tem os veículos certos para isso, com os maiores ecossistemas de jornalismo digital e de áudio em Santa Catarina.

Descubra agora as soluções mais indicadas para seu varejo de materiais de construção com o Simulador de Campanha da NSC

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui