A primeira transmissão de rádio no Brasil foi em 7 de setembro de 1922. Hoje, mais de um século depois, o meio continua presente na vida dos brasileiros, como demonstram os dados da Kantar. Mais ainda, oito a cada dez pessoas nas 13 principais regiões metropolitanas do País são ouvintes de rádio, conforme destaca o Inside Audio 2025.
Entenda melhor essa conexão com a rádio na era digital:
- os ouvintes de rádio valorizam o meio por sentirem uma conversa direta com ele;
- não à toa, os brasileiros ouvem, em média, 3 horas e 47 minutos por dia de rádio;
- na Grande Florianópolis, o público ouvinte de rádio chega a 82% das pessoas;
- e quase metade da audiência já comprou ou pesquisou algo anunciado em áudio.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
A publicidade em áudio se conecta com os consumidores
De acordo com a Kantar, 92% dos brasileiros ouviram algum formato de áudio nos últimos 30 dias. Por sinal, sua marca investe nesse tipo de publicidade? Pois deveria!
A publicidade em áudio é associada a atributos positivos para os ouvintes, conectando-os de uma forma mais próxima com as marcas. Esse é um dos destaques do Inside Audio 2025.
Características marcantes da publicidade em áudio para o público:
- 47% apontam o humor e a leveza na comunicação;
- 28% mencionam a criatividade na forma de contar histórias;
- 28% acham uma boa maneira de se informar sobre o universo das marcas;
- 25% citam que os anúncios fazem sentido para eles;
- 19% relatam a sensação de proximidade com os comunicadores.
O áudio, mais que qualquer outra forma de comunicação, dá a sensação de uma conversa direta com a audiência. Essa é uma das razões por que o branded audio, ou conteúdo patrocinado em áudio, é tão proveitoso para os anunciantes. Ele agrega familiaridade à comunicação da marca, o que desperta ainda mais o interesse dos consumidores.
Nesse sentido, devemos ressaltar o papel da rádio. Ela é valorizada sobretudo pela informação, pela emoção, pela diversão e pela companhia que oferece aos ouvintes.
Além disso, sabemos por um estudo da Edison Research que a rádio mantém o domínio no consumo de áudio até mesmo quando o assunto é música. Portanto, é o meio ideal para aproveitar o poder do áudio na estratégia de comunicação da sua marca.
Fim de semana na rádio é uma mina de ouro para sua marca.
O Brasil é um país de ouvintes de rádio
Talvez o dado mais interessante do Inside Audio 2025 seja este: 79% dos brasileiros nas 13 principais regiões metropolitanas do País são ouvintes de rádio.
Esse dado interessa ao mercado publicitário por dois motivos principais. Em primeiro lugar, confirma a rádio como um meio presente e atual na vida dos consumidores. Já o segundo ponto é a consistência ao longo dos anos. A mesma Kantar informava, ainda em 2020, que 78% do público nacional se declarava ouvinte de rádio. Em cinco anos, continuamos no mesmo patamar elevado.
O consumo diário hoje está em 3 horas e 47 minutos, na média. E os meios digitais apenas facilitaram o hábito de ouvir rádio, em vez de substituí-lo.
Como os brasileiros ouvem as emissoras de rádio:
- AM/FM: 70%
- YouTube: 33%
- Plataforma de áudio: 16%
- Aplicativo da emissora: 13%
- Redes sociais: 12%
Outra prova da boa convivência entre a tradição e as novas opções de áudio é o fato de que 60% dos ouvintes de rádio escutam igualmente os streamings de música.
Essa constância do consumo de rádio explica por que o investimento em publicidade no meio tem acompanhado o crescimento das mídias em geral. Como aponta o Cenp-Meios, apenas entre 2023 e 2024, o valor destinado à rádio subiu de R$ 976 milhões para R$ 1,05 bilhão no Brasil.
Como as rádios da NSC impulsionam sua marca em Santa Catarina?
O impacto da publicidade em rádio para as marcas
A Kantar ainda destaca a capacidade de conversão das propagandas de rádio. Segundo o levantamento, 56% da audiência presta atenção aos anúncios e 43% já comprou ou pesquisou os produtos e serviços anunciados no meio.
— O áudio é presença, performance e emoção. Ele acompanha os consumidores em diferentes momentos do dia, criando experiências imersivas e próximas. Para as marcas, representa uma oportunidade única de gerar impacto real, engajamento autêntico e resultados consistentes em um cenário de atenção cada vez mais fragmentado — explica Adriana Favaro, vice-presidente de negócios da Kantar, no portal da Acaert.
Outra pesquisa, desta vez da Sounds Profitable, em parceria com a Signal Hill Insights, aponta que a rádio tem um poder de conversão imediata em compras superior ao de redes como o Facebook e o TikTok.
Além disso, as rádios da NSC têm muitos cases de sucesso para contar. Veja o exemplo da Frida e Cia., que depois de aparecer na Atlântida Blumenau registrou três vezes mais acessos ao site que um dia normal e 40% a mais de conversão no carrinho do e-commerce.
Sua marca também pode se conectar com o público e gerar melhores resultados. Saiba agora como seria anunciar na NSC de uma forma que cabe no seu bolso.