O maior sinal para os brasileiros de que o Natal está chegando é ver as lojas decoradas com a temática natalina. Isso é o que mostra o levantamento “Comemorações de Fim de Ano 2025”, de Globo e PiniOn. Os dados revelam também como o público no País pretende celebrar o 25 de dezembro neste ano. Acompanhe para saber os detalhes!
Destaques da pesquisa sobre o Natal 2025:
- 95% dos brasileiros planejam festejar a data neste ano;
- 74% vão se reunir com familiares e amigos para uma refeição;
- 78% pretendem presentear alguém no próximo Natal;
- e a mídia têm um papel essencial na preparação até lá.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O maior momento do Natal é a reunião à mesa
Poucas coisas são tão unânimes no Brasil quanto comemorar o Natal. Neste ano, 95% dos entrevistados por Globo e PiniOn têm a intenção de festejar a data.
Isso significa, sobretudo, reunir os familiares e amigos em um momento especial, ainda mais ao redor da mesa. Três em cada quatro entrevistados afirmaram o desejo de fazer um almoço ou ceia de Natal.
Aí está uma oportunidade e tanto para os mercados aumentarem as vendas no fim de ano, já que 78% dos consumidores devem comprar os ingredientes para a refeição, em oposição aos 22% que encomendarão fora. Entretanto, é preciso estar de olho nas tendências de consumo que vão guiar as compras.
Supermercados e atacarejos dividem a preferência dos brasileiros.
Tendências para as compras de Natal 2025
A primeira tendência das compras para o Natal deste ano é a busca pela economia. Segundo o levantamento, 64% dos consumidores pretendem reduzir os gastos com o almoço ou ceia natalina e 79% vão planejar as compras de alimentos e bebidas com maior antecedência para economizar mais.
Ao mesmo tempo, apostar em uma comunicação voltada ao apelo emocional de itens imperdíveis, que são a cara do Natal, pode dar muito certo. Isso porque 80% do público também afirma que, mesmo com os preços altos, a data é o momento de se permitir o consumo de produtos especiais ou diferenciados.
Além disso, os brasileiros estão dispostos a pagar um pouco mais nas compras do Natal 2025 em nome da praticidade. Seis em cada dez consumidores vão priorizar neste ano as opções que ofereçam conveniência, desde a entrega até a preparação mais fácil e rápida.
Pesquisa do Sebrae revela os hábitos de compra dos catarinenses.
Os presentes do Natal 2025 mais procurados
É claro, outra parte importante da celebração envolvendo o 25 de dezembro é a troca de presentes. Inclusive, 78% das pessoas acima de 18 anos no Brasil planejam presentear na data. Esse percentual sobe até 90% entre as classes A e B.
O círculo familiar mais próximo é também o mais visado para os presentes, incluindo-se aí filhos, pais e companheiros.
Estes são os presentes de Natal mais buscados para outras pessoas:
- Chocolates e doces: 60%
- Roupas ou calçados: 57%
- Brinquedos: 56%
- Panetone e chocotone: 55%
- Perfume, maquiagem ou cosméticos: 46%
- Acessórios: 42%
- Cesta de alimentos e bebidas: 33%
No geral, 73% do público espera manter ou aumentar os gastos com o presente de Natal em 2025, na comparação com o ano anterior.
Outro dado interessante se refere ao número considerável de brasileiros que querem fazer um agrado a si mesmos.
Aqui estão os itens mais desejados para si próprio no Natal 2025:
- Roupas ou calçados: 58%
- Panetone e chocotone: 55%
- Produtos de higiene pessoal: 51%
- Chocolates e doces: 48%
- Roupas íntimas: 48%
- Perfume, maquiagem ou cosméticos: 47%
- Bebidas alcoólicas: 38%
Seja para outras pessoas, seja para si mesmo, a compra do presente deve ser feita com certa antecedência. Enquanto 44% planejam fazer isso aproximadamente um mês antes do dia 25 de dezembro, 26% têm a semana anterior ao Natal como meta.
Black Friday movimenta as vendas em categorias de giro rápido.
A presença da mídia na preparação natalina
Ainda está nos planos de um quarto dos brasileiros consumir algum conteúdo de entretenimento para entrar no clima da data.
A mídia em geral, de uma forma ou de outra, tem um papel influente em como o público no País se prepara para a ocasião. Por exemplo, 57% se baseiam nas ideias de decoração que viram na televisão. E 46% dizem se inspirar em programas culinários para o preparo da ceia de Natal.
Mas é preciso que a comunicação nesta época do ano reflita as diferentes maneiras como os brasileiros celebram o 25 de dezembro. Essa dica vale até mesmo para os anunciantes.
Como destaca a pesquisa divulgada pela Globo, sete em cada dez entrevistados acham importante que as campanhas publicitárias valorizem o jeito brasileiro de comemorar o Natal.
Aproveite a oportunidade para impulsionar suas vendas no fim de ano. Anuncie para milhões de consumidores em Santa Catarina com os veículos líderes de audiência da NSC.