Os 4 perfis de consumidor que vão marcar 2026, segundo a WGSN

29/01/2026

Os 4 perfis de consumidor que vão marcar 2026, segundo a WGSN

Sete em cada dez consumidores globais estão otimistas de que 2026 será melhor que o ano anterior. Ao mesmo tempo, as pessoas têm sérias preocupações com o custo de vida, os conflitos nacionais e internacionais, a temperatura do planeta e a própria saúde mental. Dessa tensão entre expectativas opostas surgem quatro perfis de consumidores que influenciarão o mercado daqui para a frente, de acordo com uma nova análise da WGSN.

Conheça os quatro perfis de consumidor em destaque em 2026:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Os perfis de consumidor que estão redefinindo o mercado

O relatório “Future Consumer 2026” da WGSN, referência mundial em previsão de tendências, identificou quatro personas de consumo que as marcas precisam compreender neste ano. A seguir, apresentamos cada um desses perfis de consumidor e qual é a estratégia mais indicada para atraí-los.

1) Os Radiantes

Uma análise de 91 estudos conduzida na Universidade de Daejeon revelou que um em cada cinco adultos no mundo sofre de cansaço prolongado. 

Os Radiantes (The Gleamers) surgem como resposta a esse estado de esgotamento geral motivado pelo excesso de trabalho, pela produtividade que sacrifica a qualidade de vida e pela pressão constante por grandes conquistas.

Este grupo então procura um novo sentido para o que é viver bem, com aspirações mais simples e um espírito comunitário. Há um apego muito maior às pequenas conquistas pessoais, às alegrias da rotina, que a feitos excepcionais.

Estratégia para este perfil de consumidor:

“Bem-estar” é uma palavra-chave para incluir na sua relação com o público. As marcas que acolhem são mais próximas dos Radiantes.

Na prática, os produtos e serviços que promovem o descanso, a saúde mental, o autocuidado e as pequenas vitórias do cotidiano têm maior aderência. Além disso, espaços de relaxamento, descontração e prática de exercícios são boas formas de se conectar com este perfil.

As lições da NRF Retail’s Big Show 2026 para o varejo no Brasil.

2) Os Autonomistas

“Autonomistas” (The Autonomists) se refere a quem é adepto da autonomia. As pessoas neste grupo seguem um ritmo próprio, com regras e valores particulares. De acordo com a WGSN, são consumidores que questionam as normas e os padrões estabelecidos, sentindo-se mais confortáveis em comunidades que compartilham de suas visões alternativas.

Este é um perfil de consumo que demonstra maior afinidade com marcas que respeitam a individualidade. As empresas que desejam encantar os Autonomistas devem oferecer personalização verdadeira e demonstrar apoio a diferentes estilos de vida, sem tentar enquadrar esses consumidores em categorias tradicionais.

Estratégia para este perfil de consumidor:

Seja flexível e mente aberta. Os produtos e serviços que permitam a personalização e que respeitem a autonomia do cliente, incluindo um maior controle sobre a experiência de compra, serão os preferidos. A comunicação também precisa ser inclusiva e sem clichês geracionais.

Entenda a jornada de compra dos brasileiros em 2026.

3) Os Imparciais

O storytelling é um recurso positivo na construção da marca, desde que usado com cuidado e com verdade. Há um grupo especial de consumidores, os Imparciais (The Impartialists) que se cansaram de narrativas elaboradas e preferem mensagens honestas. Eles são mais pragmáticos, buscando informações concretas.

Os Imparciais se destacam dos perfis de consumidor analisados pela WGSN por desejarem uma transparência radical. As marcas que tentam mascarar dados ou usar uma linguagem corporativa excessivamente trabalhada perdem rapidamente a credibilidade com estes indivíduos.

Estratégia para este perfil de consumidor:

Adote uma comunicação direta, ofereça provas concretas dos benefícios e simplifique o processo de vendas. A confiança deste público é gerada a partir de bases reais.

Um bom exemplo disso vem do e-commerce. Uma pesquisa de Octadesk e Opinion Box aponta que 65% dos compradores brasileiros na internet desconfiam de lojas virtuais sem avaliações de outros clientes, independentemente do que as empresas digam de si mesmas.

3 tendências de marketing para 2026 ao alcance da sua empresa.

4) Os Sinergistas

Em economia, a palavra sinergia significa a ação conjunta de vários agentes com vista a um resultado melhor que o das ações isoladas. Essa definição é importante para entender os consumidores Sinergistas (The Synergists) e o interesse deles por marcas que contribuam ativamente para mudanças positivas na sociedade e na natureza.

Eles acreditam na fusão dos meios físico e digital como ferramenta de melhoria social e acessibilidade. Inovar apenas por inovar não ressoa com este público que demonstra tanta consciência crítica.

Estratégia para este perfil de consumidor:

A promoção de um consumo ético e consciente é o segredo para falar a língua dos Sinergistas. Na hora de inovar, invista em ações com impacto social positivo. Além disso, é bom considerar qual é o papel da tecnologia na sua relação com o consumidor: ela está sendo usada para personalizar e humanizar o atendimento ou torná-lo robótico?

Veja outras tendências de consumo aplicadas ao mercado catarinense baixando os estudos exclusivos do Negócios SC.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui