Passo a passo de como montar uma loja on-line e estratégias para vender mais

11/04/2025

Passo a passo de como montar uma loja on-line e estratégias para vender mais

Montar uma loja on-line é a resposta para muitos catarinenses que sonham em empreender ou que já atuam no comércio e querem vender mais. Mas, por onde começar?

A resposta está no passo a passo descrito a seguir. Você vai descobrir, na prática, como criar um e-commerce do zero e em pouco tempo. Aproveite!

Passo a passo para montar uma loja on-line

Antes de montar sua loja on-line, você precisa escolher a plataforma de e-commerce mais adequada para seu objetivo. Esse é o passo zero, digamos. Então, estas dicas vão ajudar na sua escolha:

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa e criar sua loja virtual. Acompanhe o passo a passo abaixo mostrando como fazer isso.

1. Criar a conta no site

A primeira etapa para começar a vender na internet é criar uma conta na plataforma de e-commerce escolhida. 

Aqui, vamos usar como exemplo a Nuvemshop. Por quê? Em primeiro lugar, porque é a plataforma líder em comércio eletrônico na América Latina, impulsionando o sucesso de mais de 150 mil lojistas. Mais importante ainda é o fato de ser uma solução fácil de usar: você pode criar uma loja virtual e começar a vender hoje mesmo.

Então, no site da Nuvemshop, clique no botão “Criar loja grátis”. Isso abrirá a seguinte página de cadastro.

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2. Escolher o layout da sua loja on-line

O próximo passo é aplicar a identidade visual do seu negócio on-line.

Na Nuvemshop, isso é feito no painel administrador. O plano gratuito oferece apenas uma opção de layout, mas nos planos pagos você tem mais de 60 temas para escolher.

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Pense que o layout da sua loja virtual tem a mesma função de uma vitrine na loja física. E uma vitrine atraente é capaz de gerar um impacto direto nas vendas.

3. Cadastrar os produtos

No mesmo painel administrador há a opção de “Adicionar produtos”. Essa é uma etapa importantíssima para seu negócio!Muitos consumidores desistem de comprar produtos na internet que não têm descrição, apresentam informações insuficientes ou trazem fotos pouco atrativas. Por outro lado, se você caprichar nesta tela, aumentará suas chances de venda. Além disso, o uso de palavras-chave presentes nas buscas on-line pode facilitar a descoberta da loja.

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Nessa tela, você vai incluir: nome do produto, descrição, imagens, preço, quantidade em estoque, peso, condições de frete (como o frete grátis), entre outras informações.

Faça um teste adicionando um único produto para entender como funciona. Depois, pode acrescentar diversos itens de uma só vez na Nuvemshop por meio de uma tabela de Excel ou Google Sheets.

4. Definir os meios de pagamento

A página inicial também permite configurar os meios de pagamento da sua loja on-line, como PagSeguro, Mercado Pago, PayPal, PicPay etc., conforme o plano escolhido.

Mas a Nuvemshop tem uma enorme vantagem nesse sentido. Sendo a plataforma de e-commerce mais completa do mercado, ela oferece um meio de pagamento próprio, o Nuvem Pago. Ele está disponível em todos os planos.

Essa opção é interessante porque não cobra tarifa das vendas na Nuvemshop. Você ainda tem acesso a taxas mais competitivas, recebimento via Pix, boleto bancário, cartão de crédito e transferência, além de links de pagamento para as redes sociais e um sistema antifraude para proteger seu negócio.

5. Configurar um meio de envio

Depois de criar sua conta, escolher o layout, cadastrar os produtos e definir o pagamento, agora só falta configurar um meio de envio para começar a vender. Então, cadastre o endereço de origem. Isso abrirá seu leque de opções.

A Nuvemshop tem outra solução padrão nesse caso, o Nuvem Envio. Ele conecta sua loja on-line aos Correios e às maiores transportadoras do Brasil. Mas há mais de 30 outras opções de envio a partir do plano Essencial.

E pronto! Viu como é fácil criar uma loja na internet?

Estratégias para vender mais com sua loja on-line

Descubra agora as dicas para impulsionar os resultados do seu e-commerce.

1. Atente-se às descrições e fotos dos produtos

Vale reforçar esse ponto. Quase um terço dos consumidores brasileiros consideram a descrição detalhada dos produtos um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra on-line, segundo o “E-commerce Trends 2025”. Fotos de qualidade e de diferentes ângulos do produto são igualmente importantes.

2. Divulgue sua loja on-line nas redes sociais

O mesmo relatório de Octadesk e Opinion Box mostra que 69% dos brasileiros conectados já compraram produtos vistos em anúncios nas redes sociais. A presença nesse meio é fundamental para vender mais.

3. Crie listas de e-mails segmentadas

Você sabia que manter um cliente engajado é mais barato que atrair novos consumidores? Então, otimize seu negócio criando listas de e-mails com ofertas e novidades para perfis específicos de compradores. Com o Nuvem Marketing, ferramenta de automação de marketing da Nuvemshop, isso fica muito mais fácil.

4. Aproveite as datas comemorativas

Por fim, as datas comemorativas e sazonais são ótimas oportunidades para aumentar as vendas. Crie campanhas com ofertas especiais por tempo limitado para atrair o público nessas ocasiões.

O que está esperando para começar a vender na internet? A Nuvemshop e o Negócios SC ainda oferecem um desconto de 50% por três meses nos planos Essencial e Impulso para empreendedores catarinenses*.

Crie sua loja on-line e impulsione seu negócio!

* Consulte os Termos & Condições:

https://www.nuvemshop.com.br/partners/nsc-negocios

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