Por que a visibilidade da marca é mais importante que nunca?

21/03/2025

Por que a visibilidade da marca é mais importante que nunca?

Quer testar a fidelidade do seu consumidor? Atravesse um período de orçamento mais limitado para o público. Mas, enquanto a estratégia de baixar os preços parece ser a única saída, o que seu negócio precisa, de fato, é aumentar a visibilidade da marca para poder crescer em tal cenário.

Destaques sobre importância da visibilidade da marca:

Acompanhe a explicação para saber mais do assunto.

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Analisando o comportamento do consumidor

O percentual de famílias no Brasil com dívidas em atraso tem se mantido constante por um longo tempo, perto dos 30%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Um número muito próximo, de 34% dos brasileiros, não chegam com qualquer sobra financeira ao final do mês, revela a MindMiners.

Isso deixa o consumidor com duas escolhas principais. A primeira delas é a redução do consumo, como aponta o relatório “Hábitos alimentares no varejo”, de Neogrid e Opinion Box. Oito em cada dez brasileiros deixaram de comprar ou reduziram a compra de produtos nos últimos meses por causa do preço.

O outro caminho é trocar de marca. De acordo com a McKinsey, 31% dos consumidores que sentiram o aumento de preços optaram por marcas mais baratas.

Seja qual for a direção, você pode ter certeza de uma coisa: os brasileiros estão bastante conscientes das compras e pesquisando muito antes de gastar.

Mas o que seu negócio pode fazer para manter o consumidor ou atrair o da concorrência no meio desse troca-troca? Para um estudo de Kantar e Google no Reino Unido, fazer de descontos e promoções sua única estratégia é a resposta errada. Isso não só reduz o valor da marca no longo prazo, como tem pouco efeito em reter o público, que logo irá atrás da próxima barganha.

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A visibilidade da marca gera o maior impacto no curto prazo

Os dados do estudo “The differentiation dividend” destacam outra possibilidade para o varejo. Segundo a Kantar e o Google, aumentar a visibilidade da marca de forma significativa alcança o maior impacto nas vendas no curto prazo.

Ter uma forte presença on-line é fundamental nesse sentido, já que a maior parte das jornadas de compra começa na internet. Como revela a MindMiners, 63% dos brasileiros pesquisam sempre ou frequentemente antes de adquirir um produto. No entanto, essa é uma visibilidade da marca passiva. Ela espera que o consumidor manifeste um desejo.

Uma postura ativa é investir na comunicação e anunciar em meios de grande alcance, como a televisão, a rádio e portais de notícias. Inclusive, uma pesquisa da Offerwise mostra que 77% dos consumidores no Brasil já se interessaram por propagandas nessas mídias.

Mais ainda, 38% do público afirma que a publicidade tem influência direta nas decisões de compra, ressalta a Kantar IBOPE Media. Isso porque ela comunica muito mais que o preço, ressaltando outros componentes do valor de um produto. Por exemplo, a eficiência pode ser mais valorizada que o custo, conforme indica o relatório “Consumer Outlook”, da Nielsen.

Mesmo que sua empresa perca alguns compradores por causa do preço, será capaz de atrair novos clientes pela comunicação e, ao mesmo tempo, elevar o valor percebido da marca no longo prazo.

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NSC aumenta a visibilidade da marca

Se você procura aumentar a visibilidade da marca em Santa Catarina, a NSC é sua melhor aliada porque agrega a maior audiência no Estado.

Na televisão, a NSC TV é líder imbatível de público todos os dias do ano, de acordo com os dados da Kantar IBOPE Media. Ela fala com 2,2 milhões de consumidores catarinenses, em todos os municípios, por semana. Na região da Grande Florianópolis, por exemplo, 66 dos programas de televisão mais assistidos são da afiliada Globo em Santa Catarina.

A Atlântida é outro fenômeno, desta vez na rádio. A emissora mais ouvida na região da capital, também conforme a Kantar IBOPE Media, alcança mais de 350 mil consumidores em um período de apenas 15 dias. São 100 mil ouvintes a mais que a segunda colocada na Grande Florianópolis.

Enquanto isso, na internet, o NSC Total atrai mais de 16 milhões de usuários e 53 milhões de visualizações de páginas por mês. Somado aos outros portais de notícias, a NSC tem mais de 93 milhões de visualizações mensais no ambiente digital.

Todas essas mídias são poderosas vitrines para as marcas e os cases de sucesso com a NSC comprovam isso.

Então, quer reter seu consumidor ou conquistar clientes da concorrência? Invista na sua comunicação! A NSC ainda permite otimizar seu investimento com uma ferramenta inteligente para planejamento de mídia. Experimente o Simulador de Campanha gratuito.

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