Publicidade em rádio e podcasts gera buscas e compras

19/06/2025

Publicidade em rádio e podcasts gera buscas e compras

A publicidade em áudio é pouco aproveitada no planejamento das marcas. O investimento em rádio, por exemplo, representa meros 3,6% do orçamento de mídia no Brasil, de acordo com o painel Cenp-Meios do primeiro trimestre de 2025. Isso com os brasileiros consumindo, em média, quase quatro horas de conteúdo por dia nesse meio, como aponta a Kantar. Já o áudio digital responde por apenas 0,2% do investimento na internet no País.

Mas nesses dois formatos está uma oportunidade excelente para as empresas impulsionarem as buscas do público, assim como as vendas. Saiba mais a seguir!

Destaques da publicidade em rádio e podcasts:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Rádio é um meio de confiança para os consumidores

Um dos atrativos da publicidade em áudio é o alcance. Nove em cada dez brasileiros ouvem algum formato do tipo, como revela a Kantar no Inside Audio 2024.

Isso é ainda mais evidente no caso da rádio. Cerca de 80% dos brasileiros são impactados pelo meio. Na Grande Florianópolis, o número chega a 81,8% do público.

Entretanto, a força da rádio vem, principalmente, da sua credibilidade. Um estudo divulgado pela Audacy mostra que as emissoras locais de jornalismo são a fonte mais confiável de informação para as pessoas. Isso gera uma relação muito próxima entre os veículos e os ouvintes, que as marcas podem aproveitar na estratégia de comunicação.

Inclusive, a mesma Audacy aponta que 74% dos ouvintes sentem uma conexão mais forte com uma marca quando endossada pelo comunicador favorito. E 57% sempre querem saber mais a respeito das marcas apoiadas pelas suas personalidades preferidas em áudio.

Em Santa Catarina, a CBN é referência em jornalismo local, com mais de dez horas por dia de conteúdo sobre as cidades de cobertura. A CBN Floripa e a CBN Joinville alcançam diariamente milhares de consumidores nas regiões mais populosas do Estado. Ainda melhor, impactam um público de alto poder aquisitivo.

Como as rádios da NSC impulsionam sua marca em Santa Catarina?

O consumo de podcasts é oportunidade para as marcas

A rádio é um meio que se tornou digital. Mas os podcasts já são nativos da internet e, com isso, são ótimos para falar com um público mais jovem.

Essa é uma das razões para não usar rádio ou podcast em detrimento do outro na sua estratégia de publicidade em áudio. Uma presença multicanal tem como resultado um impacto maior. Além disso, grandes empresas do digital anunciam na rádio tradicional com sucesso, enquanto marcas reconhecidas fora da internet também alcançam bons resultados em podcasts.

Por falar em podcasts, o Brasil tem quase 32 milhões de ouvintes desse formato, de acordo com a estimativa da PodPesquisa 20242/2025. E, segundo a Kantar, 48% do público brasileiro declara ouvir programas do tipo toda semana.

Assim como na rádio, anunciar na podosfera traz um alto engajamento para as marcas. Um levantamento da Nielsen informa, nesse sentido, que 48% dos ouvintes já visitaram sites para ver mais informações dos produtos anunciados em podcasts e mais de um em cada quatro foi até a compra.

Com a NSC, sua empresa também pode entrar no mundo dos podcasts por meio do branded content, ou conteúdo patrocinado. Essa é uma oportunidade de experimentar o formato sem precisar assumir a responsabilidade pelo trabalho de produção envolvido.

Como impulsionar sua marca com Branded Audio?

O impacto da publicidade em rádio e podcasts

Os dados da Audacy ainda sugerem que a publicidade em rádio e podcasts, quando ouvida no carro, pode ser ainda mais poderosa.

Ao ouvir um anúncio de rádio AM/FM:

Enquanto isso, nos anúncios de podcasts:

O levantamento destaca que a publicidade em áudio tem uma influência em tempo real sobre os consumidores e, por isso, não pode ficar de fora da estratégia de mídia das marcas.

Descubra mais soluções da NSC em áudio, seja na internet, seja em rádios líderes de audiência em Santa Catarina, baixando o guia One Stop Shop NSC.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui